Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

 

Alguns regulamentos e decretos entre 1863 e 1924

Reforma de João Franco-Jayme Moniz

Entre 1894-95 é promovida por João Franco-Jayme Moniz uma reforma no Ensino Secundário, a qual vai, nas suas orientações pedagógicas, pôr a tónica dominante em várias disciplinas, nomeadamente na língua e literatura portuguesa e na geografia, e na criação de imagens mentais por força da imaginação, tendo por base as descrições. Pretende-se deste modo que os alunos desenvolvam a capacidade de reconstruir mentalmente os respectivos conteúdos disciplinares, segundo se pode inferir da leitura dos seguintes excertos, que passamos a transcrever:

«O ensino da língua nacional ocupa um dos primeiros lugares no plano dos liceus, não só pela sua importância imediata e prática, mas ainda pela grande influência que exerce no desenvolvimento do espírito quando metodicamente dirigido (...). O método indutivo ou heurístico, recomendado, não rejeita a memorização de regras bem formuladas ou de determinados paradigmas, mas torna-a inútil na maior parte dos casos; (...) Os variados exercícios que o ensino compreende, devem pôr em acção a memória, não de maneira exclusivamente verbal, mas em modo simultaneamente real, ideal e verbal, pela aquisição das noções das coisas, pela aquisição das ideias e das palavras próprias que significam as coisas e exprimem as ideias. Forma-se assim um material de associações mentais, firmes quanto à forma e conteúdo, que ministram perene base às operações lógicas superiores. (...) À imaginação, ministram material precioso as leituras, e também as exposições orais de preço artístico, feitas pelo professor na língua nacional. (...) Para sentir a beleza de uma descrição, de uma narrativa, é preciso ter a capacidade de reconstruir mentalmente o seu objecto (...)»

Os elementos por nós sublinhados dão-nos as linhas de força dos princípios subjacentes ao documento: pôr em acção a memória mas em modo simultaneamente real, ideal e verbal, pela aquisição das noções das coisas, ou seja, pretende-se que a memorização seja o resultado de uma efectiva compreensão do verdadeiro significado das coisas, reforçada por um «material de associações mentais». E estes objectivos deveriam ser alcançados não pela apresentação de gravuras, mas através de leituras e exposições orais de valor artístico, por exigirem um maior grau de reflexão e de capacidade mental de abstracção. No fundo, o documento chama a atenção para um aspecto  que está de acordo com algumas opiniões actuais, que consideram que o excesso de informação de carácter estritamente visual reduz, pela sua elevada facilidade e reduzido esforço na recepção, o desenvolvimento intelectual dos alunos, não permitindo o desenvolvimento de capacidades de construção mental dos objectos e de memorização. Este aspecto da capacidade de memorização, sem a qual não é possível haver conhecimento, é focado de maneira especial relativamente ao ensino da Geografia. O seu ensino é considerado com real valor educativo, na medida em que «desenvolve a memória, principalmente das formas, das cores e das localizações no espaço; e dá grande intensidade e clareza à associação de imagens por contiguidade. Pelo desenvolvimento da memória visual (...) o ensino da geografia leva ao desenvolvimento da intuição interior e da imaginação, à capacidade, por exemplo, de representar, no espírito, paisagens, costumes que apenas ouvimos / 109 / descrever ou lemos descritos, de reconstruir o cenário de um facto histórico e, sobretudo, de fazer ciência clara dos acidentes de um país à vista de uma carta geográfica habilmente traçada.»

Mas, ao mesmo tempo, as directrizes desta reforma fazem também referência à utilização dos meios gráficos de representação geográfica, que contribuem para a construção através da imaginação de imagens mentais:

«(...) Fazendo que o aluno possa percorrer, em espírito, com o auxílio dos meios gráficos que todos os dias se multiplicam, esses mares, essas ilhas, esses continentes descobertos por nossos maiores para a ciência, para o comércio, para a emigração europeia (...).»

Princípios idênticos, tendo em vista desenvolver  as capacidades da imaginação são igualmente aplicados ao ensino da História, dando-se do mesmo modo importância ao «desenvolvimento da memória pelo exercício aplicado a reter, de cor, factos e datas importantes e, sobretudo, a reproduzir mentalmente elementos componentes do passado (...).[1]»

 


[1] - Acerca dos diferentes aspectos abrangidos pela reforma de João Franco-Jayme Moniz, consulte-se a obra citada de Filipe Rocha, pp. 228-238, onde são postos em realce os diferentes aspectos desta reforma relativamente às disciplinas de Língua e Literatura Portuguesa, Língua Latina, Geografia, História, Matemática, Ciências Físicas e Naturais, Filosofia, Desenho e Trabalhos Manuais, entre outros aspectos.

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