Acesso à hierarquia superior.

Muié – Relatos e Sentimentos

Retomada

Durante os cinco dias de permanência no Grafanil, todo o pessoal foi equipado com fardamento adequado à região onde se encontrava e devidamente armado para o período de permanência em território angolano.

Era uma hora da manhã de sábado, dia 29 de maio de 1971, quando partimos em coluna, todos  bem armados até aos dentes, com destino ao Leste, deixando para trás o Grafanil.

Os "DUROS N'ACÇÃO", nome dado ao nosso Batalhão de Caçadores 3841, começava agora a dura prova de uma comissão em Glória.

Durante cinco dias, viajámos com um ritmo fatigante e doloroso, espalhados na caixa de carga das Berliets, adaptando-nos, descansando onde antes seria cansativo, e dormindo onde não nos podíamos estender. O que seria impensável quando éramos os meninos das mamãs.

Durante toda a viagem, nenhum de nós largava a G3, sempre apontada para a mata, pois ainda não sabíamos em que terreno andávamos. Era a inexperiência dos maçaricos.

Elementos da Companhia C.Caç. 3351 numa Berliet, num momento de pausa e descontracção fotográfica para a posteridade. Na caixa da Berliet, as malas com os haveres do pessoal. No meio do grupo, o furriel Sérgio Cardoso com a viola que o acompanhou durante a permanência em Angola.

Na progressão em viagem na coluna de Berliets, olhando a mata cerrada de um lado e do outro da picada, uma delas teve um furo. Embora os motores roncassem pelo esforço da carga transportada, foi perceptível o silvo provocado pelo ar a sair do furo. Os ocupantes, não sabendo a origem do som, saltaram todos para a berma da picada com as armas em posição de disparo, até se verificar a origem do incómodo som.

Sujos, mal barbeados, a cheirar a suor e a tabaco, com o corpo dorido das tábuas das viaturas lá fomos progredindo.

Em Cangamba ficou a CCS (Companhia de Comando e Serviços) e uma Companhia de protecção (3349).

A nossa, a 3351, ainda seguiu viagem. Eram mais cento e dez quilómetros. O destino era o MUIÉ – o Paraíso.

Após o demorado caminho, chegámos ao destino no dia quatro de Junho de 1971, após seis dias de penoso caminho.

 

 

Página anterior Índice Página seguinte

14-16