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Outro interessante monumento religioso, em estilo românico dos fins do século XI ou começos do século XII, quando os arcos eram ainda só de volta completa, as abóbadas de berço e as aberturas para entrada da luz do dia apenas frestas, janelas e óculos, é o templo de Cedofeita. Envolve-se o mistério da sua longínqua fundação numa lenda ou tradição que o dá como edificado por um rei suevo, para nêle depositar umas reIrquias de S. Martinho de Tours, por cuja intercessão se curara o príncipe seu filho. Reportando-nos, porém, à história, apenas sabemos que pertenceu a um mosteiro da Ordem Beneditina e que os documentos mais antigos que a êle se referem são uma disposição testamentária do ano de 1118 e a bula Officii mei do papa Calixto 11, do ano de 1120, assim como sabemos que ao terminar o século XIII se transformara numa colegiada,
cujo priorado foi, por vezes, exercido por altas emi-nências eclesiásticas, como o cardial D. Jorge dA Costa, o bispo D. Nicolau Monteiro e o arcebispo D. Gonçalo Pereira.
A partir talvez do século XVII sofrera os mais bárbaros atentados. Rasgaram-lhe os muros para enxertos de janelas e para pouso de altares; cobri-ram-lhe interiormente, as paredes de rebôco; alpen-draram-Ihe horrendamente a frontaria; cercaram-na de casario, e, no século XVIII, insculpiram no tímpano da sua entrada principal, para lhe completar o seu calvário, uma inscrição mentirosa! Mas, depois de todo êste martírio, no ano de 1933, a linda igrejinha
de Cedofeita surge-nos como que restituída à sua graça primitiva, pelo esfôrço artístico da mesma ilustre entidade que está cuidando do restauro da catedral. Mas... a inscrição ficou.

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Depois dos templos românicos, tem o Pôrto outro templo maravilhoso, em estilo ogival, que pertenceu ao extinto convento dos frades da Ordem Menor de S. Francisco. É corrente que a sua construção teve comêço em 1383 e que se concluíu no primeiro quartel do século xv. É um templo de planta cruciforme, de três naves. O seu estilo sóbrio e ogival é uma transição do românico, o que denota ter sido construída inalteravelmente sôbre um traçado primitivo. A ábside e os absidfolos de for-ma poligonal, duma soberba elegância, são amparados por grácis e altivos gigantes. Percorrem a cimeira lindos renques de cachorrada. Nas paredes das naves uma completa ausência de contrafortes.
Na fachada, voltada a Poente, uma das mais lindas rosáceas que a Arte tem esculpido no granito encima um portal do século XVII de colunas retorcidas, a que é uso chamar-se salomónicas. Dentro, j uma maravilha! Subcôro, colunas, arcos, altares, tudo com uma profusão de exuberante falha dos séculos XVII e XVIII recamada de ouro! No transepto, do lado da Epístola, antecedido dum rendilhado portal manuelino, um vulgar e moderno retábulo retendo um painel primitivo S. loão a Baptizar Cristo. Em baixo, do lado do Evangelho, o / 15 / altar com a pintura mural do século x v, conhecida pela Senhora da Rosa, pintura que fôra muito danificada quando o templo serviu de arrecadação, durante o Cêrco do Pôrto.
A poucos passos desta igreja fica a capela da Ordem 3. B de S. Francisco, principiada a construir no fim do século XVIII e sagrada em 1805. É em estilo clássico da Renascença, bem uniforme, distinto, harmonioso. Embelezam a sua elegante fachada excelentes esculturas alegóricas das virtudes e deveres cristãos. No interior há telas de Vieira Portuense, frescos de Custódio Teixeira e primorosa entalha de artistas portuenses e do italiano Chiari. A capela assenta sôbre uma cripta mortuária, que, pela sua relativa grandeza, é digna de ser visitada. No salão nobre da irmandade existe um famoso quadro de Vieira Portuense representando a Morte de Santa Margarida.

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O templo de Santa Clara pertenceu ao mosteiro de freiras c1aristas, fundado em tempo de D. João I ( 1416 ). Cimentaram as suas primeiras pedras o monarca e D. Fernando o infante-santo. À cerimó
nia, que foi imponente, assistiram a principal nobreza e c1eresia. Segundo a Historia Seraphica, o convento já tinha monjas em 1427, enquanto que o templo só servira o culto em 1457. Dela, de arcaico, pouco se conserva digno de menção, a não
ser o pórtico, mixto de gótico e de renascença, da-nificado pela encimalha de nichos com um simulacro
de imagens patriarcais; à sua direita, uma pequena porta ogival, muito mais antiga; em cima, na parede, à laia de símbolo de fidelidade, debruçando-se como que a guardar sua irmã coetânea, uma gárgula em figura de cão, e, dentro, junto à entrada, a velha pia de água-benta, octógona, da mesma época. Depois é tudo posterior. Lá dentro, numa semi-luz de mística religiosidade, há exuberante entalhamento, um verdadeiro aglomerado esculptórico numa mescla de ornamentação do século XVII, sem completa harmonia em seu conjunto, mas que nos esmaga e impressiona pela imaginativa e pelo pêso do ouro. O retábulo da capela-mor guarda um painel do pintor portuense Joaquim Rafael, representando Santa Clara a mostrar a Custódia aos infiéis.

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O templo de S. Pedra de Miragaia, cujo primitivo fundamento a tradição atribui a S. Basilio, foi re_dificado, no século XVI, pelo bispo e egrégio portuense D. Nicolau Monteiro. O templo anterior, velhinho, por certo a derruir, seria talvez uma igrejinha românica recordando um passado de doce e puro misticismo, onde, em certo dia de 1453, a população do então pequeno bairro piscatório acor
rera a venerar as reliquias do Mártir S. Pantaleão, trazidas de Nicomédia pelos arménios cristãos fora-gidos, após a invasão de Constantinopola pelos otomanos.
Os arménios fixaram residência no logar que ainda hoje tem a sua denominação e os restos do


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mártir, na sua urna de mármore, repousaram no templo por espaço de quarenta e seis anos, até que, sendo chefe da diocese, D. Diogo de Sousa os fizera trasladar solenemente para a catedral, a 12 de Dezembro de 1499, proclamando, em substiturção do mártir S. Vicente, o novo mártir padroeiro da cidade.
O templo actual, de modestas proporções e sem relêvo arquitectónico, encerra, todavia, um dos mais deslumbrantes lavores de entalha religiosa que há nesta cidade-a sua capela-mor, assim como guarda um belo e precioso trfptico, cuja parte central re
presenta o Pentecostes. .
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A Igreja do extinto convento de S. Bento, na rtia da Vitória, rua que outrora se chamou de S. Miguel, por ser a que conduzia à porta da muralha do campo do Olival, da invocação daquêle arcanjo, teve sua fundação pelo ano de 1598. O seu traçado ar-quitectónico duma só nave, em planta de cruz latina, é do mestre Diogo Marques, decalcado no estilo da Renascença adoptado por Vignola na Igreja de
Jesus, em Roma, motivo por que muitos autores lhe chamam estilo jesuítico. Cobre.a uma abóbada de granito, em caixotões, com um vão de 12 metros. No mesmo estilo e na mesma época foram construfdas as igrejas de S. João Novo, do Colégio (vulgo Grilos) e do Carmo. Em meados do século XVII foi revestida, interiormente, de lindos azulejos, talvez arrancados quando, em fins do mesmo
século, se procedeu ao assentamento da prodigiosa obra de talha do retábulo da capela-mor, dos altares do transepto e do côro. Êste último é extraordinàrlamente sumptuoso, não havendo no País nada que se lhe assemelhe. Servindo de pretexto a guarnecer o cadeiral, que é constituído por duas ordens de assentos de pau preto, as paredes do côro acham-se revestidas duma exuberante entalha Renascença recamada de ouro, cujo motivo - ramagens e querubins - emolduram 30 famosos quadros de madeira em meio relêvo, policromados, representando as principais passagens da vida do Patriarca beneditino. Completam esta maravilhosa obra, lateralmente e em seqUência do côro, dois órgãos duplamente monumentais pela sua grandeza e pela filigranada decoração que os reveste.

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Os dois templos carmelitas que se erguem no Largo do Carmo, junto à Praça da Universidade, são dois exemplares interessantes, juntos pela vizinhança, mas separados um século pelo estilo. Exteriormente, o primeiro pertence à arquitectura do século x v 11, ou seja o chamado estilo baroco ou jesuftico. Foi construido entre os anos de 1619 e 1628. O segundo pertence ao século XVIII e, arquitectonicamente, é fruto da influência do estilo Luiz X Ventre nós, ou seja o que vulgarmente se denomina estilo João V. É de facto uma das mais belas edificações dêste gênero, em granito. Mandou-o construir, em 1756, a confraria ou irmandade / 17 / que teve sua fundação na extinta capelinha da Batalha, em 1737. Interiormente, possuem ambos os templos apreciável obra de entalhamento.

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O templo dos Clérigos, cujo interior afecta a forma oval, foi começado a edificar-se em 1732 e foi sagrado pelo bispo D. Rafael de Mendonça. Erigiu-o uma irmandade de clérigos com fins hospitalares. É um arranjo arquitectónico do rococó da época. A tõrre, projecto do arquitecto italiano Nazoni, foi começada em 1748 e terminada em 1763. É a maior do País. Mede cêrca de 75 metros de altura. Sobe-se ao seu último andar por uma escada com 240 degraus, donde, do seu varandim, se disfruta um panorama extenso e surpreendente.

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Finalmente, o templo da Misericórdia, na Rua das Flores, é uma construção do século XVIII, como se vê pelo seu estilo e pela data inscrita na sua
frontaria (1750), que substituíu um templo anterior que, segundo o informe de Pereira de Novais, se edifiCou com o auxílio de esmolas «en el principio de Ia Calle de Ia Rua de Ias Flores, que entonces era Plaça deI Monastério de Santo Domingo... y aI fin se acabo en el afio de 1555), isto é, 56 anos depois da fundação nesta cidade da piedosa e benemerente institu'ição criada pela Raínha D. Leonor. De arcaico portanto, apenas há, no arquivo desta irmandade, preciosa documentação e, na sala das suas sessões, um maravilhoso quadro dos princípios do século XVI, de autor desconhecido. Intitula-se Fons Vila? Presume-se que o seu assunto seja alusivo à institu'ição da Misericórdia e que as persona-gens nêle representadas sejam D. Manuel I e sua família. Desde 1844, ano em que o Conde Raczynski o observou, que os críticos e investigadores têem tentado desvendar o mistério da sua autoria. Inútil, no entanto. Ao fim de quási um século de estudo e discussão, apenas se mantém como certo e inabalável o conceito daquêle grande crítico c C'est en (ait de fableaux gothiques, une des pias be//es choses que j' ai rencontrées en Portugal.).


Junho de 1934.


 

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