De Portugal a Timor, 2.ª Ed., Coimbra, 2024, pp. 21-22

Nota ao Leitor

Este trabalho nasceu espontaneamente sem existir em primeira estância intencionalidade.

Nasceu de uma sede de leituras, de uma busca permanente de conhecimentos mais aprofundados que permitissem a construção, fundamentação e consolidação da opinião e visão do autor.

As leituras foram abordadas com espírito crítico e retiradas delas o que permitiu sustentar o seu auto conhecimento.

O texto foi fluindo com as anotações que o autor foi fazendo ao longo da sua pesquisa.

O autor quer com esta obra apresentar como sente e vive a sua portugalidade. Procura argumentar, sustentando-se quer em factos históricos e fontes, quer em autores e obras contemporâneas.

A obra está dividida em dezanove capítulos que nos fazem viajar pela História do nosso país e atravessar "os mares" para outras paragens mais longínquas. Timor terra do sol nascente assume aqui um papel de destaque pois representa um marco na vida do Dr. João de Albuquerque Rocha.

É importante salientar que todas as leituras foram feitas com o propósito de enriquecimento pessoal, não tendo como objectivo a elaboração de um livro. Assim sendo, torna-se urgente e imprescindível clarificar que as referências bibliográficas, referidas ao longo da narrativa, não seguem os parâmetros definidos para um trabalho científico. Posto isto, é frequente que as obras citadas não tenham os dados completos, tal como, as páginas exactas, de onde foram retiradas as citações. / 22 /

Este é um livro que surge sem o propósito de o ser. É uma narrativa transversal a vários temas e épocas. Encontramos tanto factos históricos do nascimento do nosso país, como do seu contexto sócio-político actual. É um texto que explícita e fundamenta a opinião do autor e nos apresenta o seu testemunho através das suas vivências.

É marcante, como dizia anteriormente, a sua passagem por Timor e o amor que daí nasceu por aquela terra e pelo seu povo. Uma admiração profunda que resiste até aos dias de hoje e que se manifesta nas relações que mantém com alunos timorenses chegados a Coimbra, para embarcar na aventura de estudar na nossa Universidade. É também, muito por eles e para eles, que o autor decidiu transformar as suas anotações numa obra que lhes pudesse chegar, assim como a todos os que a queiram ler.

Boa leitura!

Ana Sofia Santos