Série II - N.º 12 - Agosto 2012

3

 

O CAAA e os autocarros...


Pois é... o CAAA e os autocarros... em apenas o espaço de um ano, o CAAA ficou com uma frota de dois autocarros... uma situação bastante inusitada, completamente imprevista, mas que sabemos se encaixará bem nos desígnios e na forma de estar e de viver do nosso Clube.

Este nosso recente património foi de tal modo inusitado, que acabou por ser apresentado em simultâneo aos Sócios do CAAA e ao Público em Geral, no decorrer da XX Automobilia, como bem se recordarão, granjeando os mais rasgados elogios pela sua apresentação.

O nosso primeiro Autocarro e único a ser comprado pelo próprio Clube foi um Chevrolet de 1938, que, quando soubemos da sua existência, não hesitámos nem um só momento em o adquirir pelos mais variados motivos, o maior de todos, podermos preservar e vir a usufruir de uma viatura de excepção, parte integrante do nosso património rodoviário.

A sua compra foi-nos proposta por um valor muito realista, sem dúvida motivado pelo abandono a que o mesmo se encontrava devotado. Apesar de a mecânica estar completamente funcional, como já pudemos comprovar, o mesmo já não se poderá dizer da sua carroçaria armada em madeira e que está demasiado podre para ser recuperada. É no entanto uma excelente peça, merecedora de um restauro sério, que poderá surgir um qualquer dia de maior inspiração e recursos financeiros. O mais importante é saber que o temos, e que agora estará bem recolhido à espera de dias de glória. O Chevrolet, segundo as pesquisas mais recentes, pertenceu a uma conhecida empresa de camionagem, pois nem o antigo proprietário sabia exactamente da sua história. Fez parte da frota inicial da Transportadora do Fundão; e ao que tudo indica, fazia a carreira que servia, entre outros destinos, as Minas da Panasqueira, isto nos seus anos de ouro! Os funcionários desta empresa ficaram muito admirados pela sua sobrevivência e prometeram documentar-nos com a informação de que ainda poderiam dispor sobre o mesmo, junto dos arquivos da transportadora.