Série II - N.º 12 - Agosto 2012

4

 


O nosso segundo autocarro é um UTlC-AEC de 1964, actualmente com uma carroçaria de 1970 igualmente da UTlC, e que constituiu uma verdadeira e muito inusitada surpresa. Como já é do conhecimento geral, foi-nos generosamente oferecido pela AMIBUS quando desenvolvemos contactos para a participação na XX Automobilia, sendo esta uma associação que tem por principal finalidade a divulgação e preservação do património histórico que os Autocarros constituem, enquanto veículos antigos.

É certo que o 20, número que lhe estava atribuído na Auto Viação Aveirense onde sempre prestou serviço efectuando com regularidade a tradicional carreira das Praias, estava a necessitar de uns cuidados intensivos, pois havia sido desmobilizado do serviço regular nos anos noventa; e ficou imobilizado dez anos nos armazéns de uma empresa localizada em Castelo Branco, localidade onde havia sido guardado. Em 2001, por necessidade do espaço ocupado, o 20 passou a fazer parte do espólio da AMIBUS.

Esteve cerca de um ano à mercê do tempo, pois aquela Associação apenas consegue guardar os seus autocarros por empréstimo de instalações, situação que ainda não tinham conseguido reunir para o 20, pelo que ao verem o AEC-UTlC a deteriorar-se tomaram então a magnífica iniciativa de o doarem ao nosso Clube com a única condição de cuidarmos bem dele, e essa ideia tinha tudo a haver: o 20 sempre fora um ícone dos transportes colectivos na Cidade de Aveiro e fazia parte das suas gentes e tradições. Foi uma proposta irrecusável para o CAAA, ainda mais sabendo que a sua reabilitação, apesar de trabalhosa, se afigurava perfeitamente viável.

Neste ponto, devemos salientar mais um importante contributo dado pelo nosso Sócio e Membro do Conselho Fiscal, Sr. Alfredo Novo, que chamou a si a dura e árdua tarefa de colocar o 20 em bom funcionamento, encurtando para apenas 2 meses de continuo trabalho, uma recuperação que se esperaria bastante mais prolongada no tempo, e que nos permitiu circular com este nosso mais recente Autocarro aquando do XXI Aniversário do CAAA, como por certo estarão bem recordados os Sócio que nos acompanharam em caravana na sua viagem inaugural.

Falando ainda de generosas contribuições, é com grande apreço que registamos ainda mais dois importantes contributos de Sócios do nosso Clube que confrontados com necessidades semelhantes mas de intuito diferente, se ofereceram de imediato para recolher graciosamente os autocarros antigos nas suas instalações. O Eng.º António Oliveira irá guardar em Aveiro os dois autocarros do Clube, enquanto o Sr. Fernando Luzio irá guardar nas suas instalações de Bustos dois outros autocarros contemporâneos ao nosso Chevrolet, mas propriedade da AMlBUS, e que estavam urgentemente a necessitar de um mecenas que os recolhesse à espera de melhores dias.

A estes nossos dois Sócios, um grande Bem Hajam pela pronta e positiva resposta ao apelo que lhes foi formulado. São gestos como este que simplificam e tornam gratificante a gestão do CAAA, Clube que sempre soube poder contar com a boa vontade dos seus associados.

E foi assim, que de um dia para o outro, nos vimos na posse de dois magníficos autocarros, que iremos guardar e preservar para memória colectiva e também para uso do próprio Clube em ocasiões propícias para o efeito, tornando estes antigos gigantes das estradas em futuros embaixadores rodoviários do CAAA. Creio assim poder dizer que estamos todos cheios de orgulho por tão grandiosos motivos!