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            Alunos do 10.º ano do ensino profissional celebram os 500 anos do 
            nascimento de Camões com projetos em defesa do ambiente. 
             
            No âmbito da comemoração dos 500 anos do nascimento de Luís de 
            Camões, as turmas do ensino profissional (1.º Redes, 1.º Foto/TPI e 
            1.º Desporto) do nosso agrupamento desenvolveram trabalhos práticos 
            que aliaram a lírica camoniana à reflexão sobre a preservação 
            ambiental. 
             
            Inspirados pela riqueza da poesia de Camões – onde a natureza é 
            frequentemente celebrada como fonte de beleza, harmonia e inspiração 
            – os alunos foram desafiados a criar cartazes de sensibilização 
            ambiental e a elaborar planos de ação com medidas concretas para a 
            proteção do planeta. 
             
            Este projeto interdisciplinar, promovido nas aulas de Português, 
            teve como ponto de partida o estudo da vida e obra do grande poeta 
            do Renascimento. A análise de poemas como os sonetos e as 
            redondilhas camonianas permitiu estabelecer pontes entre o olhar 
            sensível do autor sobre a natureza e os desafios ambientais do mundo 
            contemporâneo. 
             
            “Camões descreve a natureza com admiração, mas também com uma 
            consciência crítica do efémero e do sofrimento humano. Isso serviu 
            de base para discutirmos o impacto 
            das ações humanas no meio ambiente”, referiu um dos alunos 
            envolvidos. 
             
            Os trabalhos resultaram em projetos práticos para os portefólios dos 
            alunos, com cartazes apelativos, mensagens poéticas e propostas de 
            intervenção ambiental. Desde sugestões para a redução do consumo de 
            plástico até ideias para hortas escolares e campanhas de limpeza de 
            espaços verdes, os alunos demonstraram criatividade, espírito 
            crítico e sentido de cidadania. 
             
            Esta iniciativa revelou como é possível tornar o estudo da 
            literatura mais próximo da realidade dos jovens, promovendo não só o 
            conhecimento da herança cultural portuguesa, mas também o 
            compromisso com um futuro mais sustentável. 
             
  
            
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