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Egas Salgueiro e a Empresa de Pesca de Aveiro – As minhas memórias

Reboques e Transportes Marítimos

A EPA era maioritária nesta Empresa, da qual o Sr. Capitão São Marcos chegou a ser Administrador. Daí a prioridade em relação aos nossos navios e estar sempre acostado aos cais da EPA o rebocador Foz do Vouga.

Havia duas lanchas, a Maria e a Mafalda, que ajudavam nas manobras do Reboque e também transportavam pessoal para os Estaleiros de São Jacinto, quando lá tínhamos construções ou transformações de navios. A partir da década de 1960, com a inauguração da Fábrica de Conservas, passaram a fazer o transporte de mulheres. As reparações eram todas feitas nas nossas oficinas.

Em 16/06/1699, no final do século XVII o militar que chegou a capitão, Thomas Savery, há 315 anos, apresentou na Royal Society de Londres o primeiro modelo de uma máquina a vapor, que veio a ser a base da Revolução Industrial. Por isso, não admira que o nosso primeiro rebocador tenha sido a vapor o “Vouga I”

Este reboque está no imaginário das pessoas de S. Jacinto, que se lembram da sua enorme chaminé. O mestre Mário entrava e saía a Barra, para sondar o fundo, em braças (2,2 mts) e verificar com a sua experiência o estado do mar.

Muitas vezes “safava” cinco ou seis Lugres, que ficavam em frente a S. Jacinto, à espera da maré, para ir ao cais. A Barra era difícil, pois tinha uma enorme coroa de areia e os navios muitas vezes tinham de ir ao Douro aliviar a carga. Certa vez, na saída, mesmo assim, o Santa Izabel ficou lá retido, mas acabou por se safar.

Recordo-me de, nos anos 50, ir com o meu Avô de bateira a S. Jacinto buscar um familiar e de ver os sacos de roupa e o navio cheirar a óleo de fígado de bacalhau.

Mais tarde, veio o “Foz do Vouga”, já com máquina Diesel e modernizado, onde sempre fazíamos as reparações.

A última, talvez no principio dos anos 90, foi a montagem de um Propulsor à proa, para facilitar a manobra do Reboque.

Aplicado na NAVALRIA, foi por nós instalado um grupo gerador. O diesel, da marca italiana Same, foi comprado à Grupel-Alquerubim. Trazia acoplado um alternador FRAPIL (fábrica Francisco dos Santos Piçarra) com comando electrónico da Control Logic. Disseram-me que foi para Entre-os-Rios, mas desconheço se continua no activo.

Rebocador Foz do Vouga, construído na Foz-Nave (Figueira da Foz) em 1959.

 

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04-05-2018