A EPA era maioritária nesta Empresa, da qual o Sr. Capitão São Marcos
chegou a ser Administrador. Daí a prioridade em relação aos nossos
navios e estar sempre acostado aos cais da EPA o rebocador Foz do Vouga.
Havia duas lanchas, a Maria e a Mafalda, que ajudavam nas manobras do
Reboque e também transportavam pessoal para os Estaleiros de São
Jacinto, quando lá tínhamos construções ou transformações de navios. A
partir da década de 1960, com a inauguração da Fábrica de Conservas,
passaram a fazer o
transporte de mulheres. As reparações eram todas feitas nas nossas
oficinas.
Em 16/06/1699, no final do século XVII o militar que chegou a
capitão, Thomas Savery, há 315 anos, apresentou na Royal Society de
Londres o primeiro modelo de uma máquina a vapor, que veio a ser a
base da Revolução Industrial. Por isso, não admira que o nosso primeiro
rebocador tenha sido a vapor
–
o “Vouga I”
Este reboque está no imaginário das pessoas de S. Jacinto, que se
lembram da sua enorme chaminé. O mestre Mário entrava e saía a Barra,
para sondar o fundo, em braças (2,2 mts) e verificar com a sua
experiência o estado do mar.
Muitas vezes “safava” cinco ou seis Lugres, que ficavam em frente a S. Jacinto, à espera da maré, para ir ao cais. A Barra era difícil, pois
tinha uma enorme coroa de areia e os navios muitas vezes tinham de ir ao
Douro aliviar a carga. Certa vez, na saída, mesmo assim, o Santa Izabel
ficou lá retido, mas acabou por se safar.
Recordo-me de, nos anos 50, ir com o meu Avô de bateira a S. Jacinto
buscar um familiar e de ver os sacos de roupa e o navio cheirar a óleo
de fígado de bacalhau.
Mais tarde, veio o “Foz do Vouga”, já com máquina Diesel e modernizado,
onde sempre fazíamos as reparações.
A última, talvez no principio dos anos 90, foi a montagem de um
Propulsor à proa, para facilitar a manobra do Reboque.
Aplicado na NAVALRIA, foi por nós instalado um grupo gerador. O diesel,
da marca italiana Same, foi comprado à Grupel-Alquerubim. Trazia
acoplado um alternador FRAPIL (fábrica Francisco dos Santos Piçarra) com comando electrónico da Control Logic.
Disseram-me que foi para Entre-os-Rios, mas desconheço se continua no activo.
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