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Egas Salgueiro e a
Empresa de Pesca de Aveiro – As minhas memórias
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Navio
de arrasto clássico Santo André |
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1. Navio visto de ré. |
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2. Pormenor da “patesca”
à ré, construída e melhorada, para unir os dois cabos reais que
puxam as portas de arrasto. |
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3. Modelo de sirene,
fabricado no Francisco dos Santos Piçarra, em Aveiro, e, mais tarde,
na Frapil. |
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4. Pormenor do veio do
hélice. |
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5. Navio visto de proa. |
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6. Guincho de pesca,
hidráulico, mais lentos que os modelos eléctricos. |
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7. Leme em aço. |
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8. Aro com as portas de
arrasto, uma à proa outra à ré, por estibordo. Estas portas, com
1500 Kgs em ferro e forradas a madeira, construídas nas oficinas da
E.P.A., permitiam abrir a rede, durante o arrasto. |
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9. Bóia de salvamento,
junto da asa da ponte. |
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10. Sino, tão
característico dos navios, já para não chamar os Dóris, mas sempre
necessário para alguns sinais. |
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11. Molinete eléctrico à
proa, sobre o paiol do pico das correntes, que seguram a “gata”. |
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12. Projector de
pesquisa de gelo, com reflector parabólico e lâmpada de filamento de
1000 W, mais tarde de Árgon. À esquerda, o scanner do radar. |
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13. Antena circular
cruzada do radiogoniómetro e faróis de sinais, um com uma lente
Fresnel de 8ª ordem. No mastro, a sirene, tal como na nossa
“Sagres”. |
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14. Roda do leme, á
popa, por cima da casa do leme. |
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15. Cabrestante à ré. |
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