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O BARCO MOLICEIRO


Moliceiros na Ria.

O barco moliceiro nasce duma pequena vara, conhe­cida pela designação de pau dos pontos que, no seu metro e meio de comprimento, tem marcadas todas as medidas que orientam a construção destas embarcações.

Esta actividade, que se encontra em vias de extinção, é uma indústria tão tradicional, que se verifica a heredita­riedade na profissão, encontrando-se famílias de mestres construtores que se sucedem, desde longínquas datas.

Os estaleiros localizam-se na região da Murtosa e, / 6 / ao contrário do que seria natural supor, situam-se no in­terior das povoações, distanciados da ria.

O barco moliceiro destina-se à colheita e transporte de moliço, nome vulgar que abrange, sem distinção de espécies, a vegetação submersa da ria de Aveiro.

Embarcação bem adaptada à actividade que pratica e às condições geográficas e climatéricas da sua zona de actuação, que abrange toda a ria, regula por 15 metros de comprimento, tendo os costados muito baixos e uma medida de boca de 2,5 metros. De fundo chato e de pequeno calado, navega facilmente com pouca altura de água.

É construído de madeira de pinho e resiste, em média, doze anos ao serviço.

A cor do costado é, inicialmente, amarelada, por efeito do embreamento a pez louro; mas, logo que sofre a primeira amanhação, o costado é totalmente embreado a pez negro, menos oneroso e mais eficiente no calafeto e protecção.

Exceptuam-se, neste segundo aspecto, as zonas ocupadas pelos painéis da proa e da ré que, apesar de reparados, conservam sempre o seu aspecto decorativo.

É bem singular a disposição interior deste pequeno barco, onde nada esquece.

/ 7 / O castelo da proa, inteiramente coberto e fechado com porta e chave, serve de câmara de tripulantes e de paiol de mantimentos.

A cobrir as duas primeiras cavernas de água, há um estrado, ao mesmo nível do piso da câmara e com a função de lareira, onde os tripulantes preparam e comem as refeições.

O castelo da ré é preenchido por um espaço, no / 8 / qual se acondicionam o barril de água, as forcadas e as tamancas, coberto por uma tampa móvel, que serve de assento ao arrais.

O leme, de grandes proporções, ostenta, dos dois lados, a divisa colorida do construtor.

Nas extremidades do costado, à proa e à ré, por ambos os bordos, situam-se os painéis decorativos.

Os meios de propulsão do barco moliceiro são: a vela, a vara e a sirga.

No primeiro caso, o mais vulgar, a vela é de formato trapezoidal, usualmente de lona, com uma superfície média de 24 metros quadrados, içada num mastro com a altura aproximada de 8 metros, assim alto para colher o vento, em todas as circunstâncias, que por vezes sopra, apenas, por cima de vegetações ribeirinhas.

Eventualmente, usa-se, à proa, um outro pano mais pequeno, adaptado a um mastaréu.

A fim de lhe servir de quilha, quando bolinam, utilizam a pá de borda ou toste, colocada no bordo do barco, por sotavento, meia mergulhada e segura ao mastro, por cordas.

Cada embarcação possui três tostes, que servem, também, como pranchas. Com esta finalidade, um dos / 9 / lados é aparelhado com breu pulverizado de serradura, para lhe dar uma melhor aderência.

O segundo sistema de propulsão conseguem-no os moliceiros por intermédio de varas, de 4 a 6 metros de comprimento, que firmam no fundo dos canais e empurram, a peito, em repetidos percursos, desde a proa até próximo da ré. Para este efeito, a cobertura do castelo da proa e os bordos são aparelhados da mesma forma das tostes, com breu e serradura.

Por último, a deslocação por meio da sirga, cabo de sisal, esparto ou nylon, verifica-se na passagem dos canais mais estreitos ou junto às margens, sempre que o barco navega contra a corrente ou contra o vento. Uma das extremidades da sirga é amarrada aos golfiões, pequenas peças de madeira situadas na cobertura do castelo da proa; a outra leva-a o tripulante, que segue a pé pela margem, puxando o barco.


Moliceiros no Canal Central de Aveiro

No que respeita a decorações, trabalho de embelezamento que caracteriza o barco moliceiro, a parte monumental é a proa. Ali, reúnem-se as principais figuras, que são o símbolo dos elementos mais em contacto com a ocupação profissional, decompostos em curiosas ex­pressões geométricas. O movimento das águas, expresso / 10 / por uma faixa ondeada, intercalada com fragmentos de moliço, tem preferência, no friso superior, que remata na bica, peça recurvada, possivelmente inspirada no bico de certos palmípedes, e que constitui o ponto mais elevado da proa; seguem-se-lhe as conchas, em duas filas paralelas de semicírculos alternados na sua disposição. Estes, os atributos marítimos evocados, que cedem lugar, do lado oposto, nos frisos que limitam o mesmo painel no  / 11 / seu prolongamento pelo costado, aos elementos campestres: as flores, especialmente as de maior predilecção popular — estas, como, aliás, todas as demais decorações, sempre num imbricado de cores vivíssimas.

Ao centro do painel, em lugar de honra, aparece, quase sempre, um monarca ou uma figura equestre, tendo, em volta, algumas plantas floridas a preencher os espaços disponíveis.

Esta parte central do painel é sublinhada por uma legenda, que, ou é relacionada com o motivo representado, ou indica, apenas, o nome do construtor, data e local da construção.

A diferença de estrutura, em relação à proa, limita, na ré, o espaço para as decorações. No entanto, é precisamente nestes painéis que se revelam os mais sugestivos desenhos e as legendas mais espirituosas. Aqui, têm larga representação as imagens de devoção popular, militares, raparigas e galãs, as profissões regionais, etc.

Nenhum desenho se repete, sendo sempre quatro as policromias, diferentes entre si.

As legendas, de que citaremos a seguir alguns exemplos, com a ortografia popular, cujos erros resultam / 12 / dos da própria dicção dos que as escrevem, podem di­vidir-se nos seguintes grupos:

 

SATÍRICAS

As mulheres querce gordas
É um pexão

Estaqui
mas num é prati
Num me toques que me desafinas

 

AMOROSAS

Os dois namurados

Eu querote amar

Dame um beijo amor

Nao negues o que te pesso amor

 

PROFISSIONAIS

Bamus Ia pro rio

Corre que levas lerpas

O respeto bai a proa

O campião do arrulado

 

RELIGIOSAS

Ora bamus la cum Deos

Pas aos homes

Sinhora da Saudi

Sinhor dos Nabegantes

 

PATRIÓTICAS

Biba Portugal

A bandera portugueza

Biba o sinhor Prezidente

Sempre defendi a patria

/ 13 / O castelo da proa é a rubrica complementar da decoração: um friso floral, na vertente; nos dois golfiões, respectivamente, um galã e a namorada; na base da bica, um vaso com uma planta florida.

Este lindo barco, o encanto da ria, é aproveitado para lenha, quando já inútil para a actividade que exerce. No entanto, algumas vezes, poupam-lhe a proa, para a excêntrica serventia de galinheiro, coelheira ou canil.

 

 
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