EFEMÉRIDES AVEIRENSES IV

1 de Dezembro de 1887 Ruidosos festejos comemorando a gloriosa restauração de Portugal em 1640, promovidos pelos estudantes do Liceu, em cujo edifício se realizou à noite um sarau literário presidido pelo reitor Cónego José Cândido Gomes de Oliveira Vida!.


2 de Dezembro de 1893
É assinado em Lisboa o contrato para a construção de uma draga para a ria, melhoramento devido à iniciativa do Ministro das Obras Públicas, Conselheiro Bernardino Machado.


3 de Dezembro de 1884
É concedido à Câmara Municipal, presidida por Manuel Firmino, o edifício do convento de Nossa Senhora da Madre de Deus, situado em Sá, para nele se edificar o quartel de cavalaria.


5 de Dezembro de 1843
José Estêvão defende brilhantemente num dos tribunais criminais de Lisboa o jornal legitimista «O Portugal Velho», acusado de crime de liberdade de imprensa. O tribuno concluiu por esta forma o seu discurso: «Respeitai, sim, respeitai as inocentes crenças do «Portugal Velho», consenti que ele lance uma saudade sobre a campa que lhe esconderá para sempre o ídolo que adorava!

«Nesta hora extrema, neste momento final, sede o que devereis ser; sereis, assim justos e respeitáveis.

«Entrego em vossas mãos o processo e espero cheio de confiança que a vossa deliberação corresponderá à ideia que de vós forma o país ».


7 de Dezembro de 1852
José Estêvão publica na «Revolução de Setembro» uma eloquente carta política aos eleitores do círculo de Lisboa, que ocupa quinze colunas daquele jornal e que traz esta nota final: «Escrita em Aveiro nos fins de Outubro de 1852.


7 de Dezembro de 189
3 Instala-se a Comissão regional de agricultura do distrito de Aveiro.

10 de Dezembro de 1862
Morre o pároco da freguesia de Nossa Senhora, da Glória da cidade de Aveiro, João José dos Santos, com oitenta anos de idade. Era natural daqui.


11 de Dezembro de 1519
El-rei D. Manuel I concede Compromisso especial à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.


12 de Dezembro de 1835
Faz-se o primeiro enterramento no cemitério público de Aveiro.


12 de Dezembro de 1852
São eleitos deputados pelo círculo de Aveiro, João Carlos do Amaral Osório e Sousa, José António Pereira Bilhano e Francisco António de Resende.


12 de Dezembro de 1893
Reunião no Teatro Aveirense para se resolver sobre a fundação de um Ginásio-Club.


13 de Dezembro de 1872
Morre José Maria de Magalhães, natural de Lamego, e pai dos aveirenses Dr. José Maria de Barbosa de Magalhães, Francisco Vitorino Barbosa de Magalhães e Silvério Augusto Barbosa de Magalhães.


14 de Dezembro de 1834
Nasce no antigo solar da Oliveirinha, concelho de Aveiro, o prestigioso chefe do partido progressista, Conselheiro José Luciano de Castro.


14 de Dezembro de 1857
José Estêvão pronuncia na Câmara dos Deputados o seu notabilíssimo discurso sobre a questão «Charles et George».


15 de Dezembro de 1699
Por uma provisão do Desembargo do Paço é concedido à Misericórdia de Aveiro que seja seu Juiz privativo o provedor da Comarca de Esgueira.


16 de Dezembro de 1861
Grande reunião nos Paços do Concelho para se tratar da abertura dum canal que ligasse o Caminho de Ferro com a ria.


17 de Dezembro de 1849
Morre, em Aveiro, João Agostinho de Barbosa Bacelar Rangel, senhor da Casa do Carril, e administrador dum vínculo em Ançã.


18 de Dezembro de 1840
É mandado organizar em Aveiro um batalhão nacional, e nomeado seu comandante João Carlos do Amaral Osório e Sousa, mais tarde visconde de Almeidinha.


20 de Dezembro de 1899
Reunião extraordinária da Associação Comercial, com representação da Câmara Municipal e imprensa local, para se tratar de assuntos relativos ao projectado Caminho de Ferro de Vale do Vouga.


21 de Dezembro de 1841
José Estêvão lê no Real Conservatório de Lisboa o elogio histórico do fundador da fábrica de porcelana da Vista Alegre, José Ferreira Pinto Basto.


23 de Dezembro de 1865
Reunião dos estudantes do Liceu em que se resolve mandar colocar numa das salas do mesmo estabelecimento o retrato a óleo de José Estêvão, a quem se deve a construção do Liceu.


24 de Dezembro de 1734
Toma o hábito de religiosa no recolhimento de S. Bernardino, de Aveiro, D. Josefa Maria de Castro, mulher do Dr. Brás Luís de Abreu, o celebrado Olho de Vidro.


25 de Dezembro de 1893
Morre em Lisboa o médico da real câmara e ilustre aveirense Artur Ravara. Nasceu aos 21 dias de Março de 1848. O enterro do cadáver foi feito em Aveiro, no dia 28 de Dezembro.


26 de Dezembro de 1809
Nasce o grande tribuno José Estêvão Coelho de Magalhães.


26 de Dezembro de 1876
A igreja de Nossa Senhora da Apresentação começa a servir de igreja paroquial da freguesia de Vera-Cruz, em virtude de ameaçar ruína imediata a igreja da dita freguesia.


27 de Dezembro de 1873
Grande reunião nos Paços do Concelho para se pedirem ao Governo providências para melhorar a barra, quase obstruída pelas areias.


30 de Dezembro de 1855
Grande solenidade religiosa na igreja de Nossa Senhora da Glória por haver cessado a epidemia do Cólera morbus.


30 de Dezembro de 1869
É nomeado vigário geral da Diocese de Aveiro, depois extinta, o Dr. Manuel Augusto de Sousa Pires de Lima.

Página anterior

Índice

Página seguinte