BATATAS ETERNAS

Para fazer durar muito as batatas, metem-se em água quente por alguns minutos. Deve-se primeiro examiná-las de maneira que tenham a pele sã. Tiram-se para fora e secam-se muito bem. Assim preparadas, durarão muitos anos. sem grelar, engelhar ou perder o sabor.

O calor do forno substitui bem o da água quente, e é melhor, contanto que as batatas não sejam mui secas ao entrar, para não estalar a pele.

Conhecido, este método poderia ser mui vantajosamente aproveitado no campo, especialmente na esterilidade dos outros grãos, de que os pobres tanto padecem. A batata é um alimento são e mui barato; na Irlanda e na América do Norte é com batatas que a gente do campo se nutre e engorda.

– Outro processo de conservar as batatas:

Toma-se areia seca do verão e com ela faz-se um lastro numa cuba, põe-se por cima uma camada de batatas, alternando assim até encher o vaso. Este método tem a vantagem de preservar as batatas do contacto imediato do ar, causa primeira da sua corrupção; por ele privam-se igualmente do excesso de humidade, que não lhe faz menos prejuízo. A areia interposta entre as batatas absorve uma parte da sua humidade, de sorte que não conservam senão a que e precisa para as manter em bom estado. Outra vantagem é a de conservar-lhes, por este modo, o aroma e a graça que lhes é própria, e que perdem em contacto com o ar. Dispondo assim as batatas em cubas ou caixões, mesmo no canto de uma casa, ter-se-ão menos expostas à geada, à variação da temperatura e da humidade do lugar onde estiverem. Desta maneira, podem conservar-se até ao mês de Junho e Julho.

 

Página anterior

Índice Página seguinte