Junho

Nos campos e nas hortas – Continuam sem descanso as mondas, as regas de manhã e à tarde, as sachas. Capam-se os melões, os tomates e os pepinos. Ceifam se as chicórias de forragens e as escariolas. Semear: acelgas, agriões, alfaces, azedas, beldroegas, beterraba do Egipto, brócolos, cerefólio, chicória, coentros, couves brócolos, couves de Bruxelas, couves flores temporãs, couves de folhas, couves de grelos, couves lombardas, couves de nabos, couves rábanos, couves de repôlho, couves tronchudas, espinafres de Inglaterra, espinafres de Viroflay, feijões, funcho, mostarda, nabos serôdios, pimpinela, rabanetes temporãos, repôlhos, salsa, segurelha, tomilho.

Nos jardins – Semear: Acroclinium, aquilégias, asteres, begónias, sempre em flor, bons dias anãos, calceolárias, campainhas anãs, campânulas, convúlvulos, cosmos, espargos, feijão de Espanha, gipsofilas, goivos, linho azul, miosótis, piretro róseo, prímulas da China, recino, salpiglossa.

Neste mês arredam-se para o lugar mais sombrio do jardim os vasos que têm plantas de terra preta, como camélias, hortenses, azáleas, etc., para que o demasiado ardor as não prejudique.

 

Página anterior

Índice Página seguinte