Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

Instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa assinala-se anualmente a 15 de junho.

Considera-se violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão, única ou repetida, intencional ou não, cometida contra uma pessoa idosa vulnerável e que atente contra a sua vida, integridade física, psíquica e sexual, segurança económica ou liberdade.

Entre 2013 e 2020, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima recebeu mais de 10 mil queixas por crimes e violência contra idosos.

O reconhecimento da violência contra as pessoas idosas como um verdadeiro problema social e de saúde pública, a identificação dos fatores culturais, sociais, económicos e demográficos subjacentes, e a sensibilização para a necessidade de uma ação conjunta, entre entidades e comunidade, no desenvolvimento de estratégias de prevenção e actuação, são os desafios lançados pela celebração deste dia.

D.ª  Maria Inês Carvalhinho
Interna de Formação Geral (CHBV)

Fonte: Associação Portuguesa de
Apoio à Vítima (APAV)

28 de junho - Dia Internacional LGBTIQ+

O acrónimo LGBTIQ+ é uma designação internacional que corresponde a: Lésbica, mulher homossexual; Gay, homem homossexual; Bissexual, atração pelo mesmo género e género oposto; Trans, pessoas transgénero e transexuais; Intersexo, presença simultânea de órgãos genitais/reprodutores masculinos e femininos ou cromossomas que não XX ou XY; Queer, não heteronormativo; +, para incluir todas as variantes da sexualidade.

Em Portugal, a homossexualidade é permitida desde 1982. Em 2007 foi criada uma lei que protege os homossexuais da discriminação e ofensas à integridade física, e a partir de 2010 passou a ser permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Existem várias organizações LGBT em Portugal, tais como: AMPLOS, ILGA Portugal, Opus Gay e Rede Ex Aequo.

A 28 de junho comemora-se o Dia Internacional LGBTIQ+ e, para assinalar esta data, a caminhada da USF Moliceiro desse dia vai assumir as cores da bandeira arco-íris.

Junte-se a nós nesta caminhada pela inclusão!

Dra. Inês Osório
Interna de Medicina Geral e Familiar

Fontes: https://www.lgbt.pt/lgbt-portugal/

 

Teste do Pezinho - Diagnóstico Precoce

Um Nascimento representa o principio de tudo... é o milagre do presente e a esperança do futuro...

O que é?

Algumas crianças nascem com doenças graves, muito difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida, e que podem provocar atraso mental, alterações neurológicas, alterações hepáticas ou até situações de coma. O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção com a finalidade de detetar precocemente doenças que, se não tratadas, podem causar prejuízos à saúde e comprometer a qualidade de vida da criança.

Que doenças se diagnosticam em Portugal com este programa?

Atualmente rastreiam-se 24 doenças hereditárias do metabolismo, hipotiroidismo congénito e fibrose quística.

Como é realizado?

A colheita de sangue do bebé (obtida através de uma picada no calcanhar), é realizada nas maternidades, hospitais e centros de saúde, e deve ser feita entre o 3.º e o 6.º dias de vida.

Quando e como se conhecem os resultados?

Os pais só são contactados diretamente no caso dos resultados fora do normal ou quando há necessidade de repetir o teste.

Os resultados são consultados em www.diagnosticoprecoce.pt, duas semanas após a colheita, através de um código que é fornecido aos pais. Em caso de dúvida, deve contactar o Instituto de Genética Médica:   pe@diagnosticoprecoce.org.

Enf.ª Manuela Pereira

Enfermeira de Família

 

página 2/4

  Página anterior  

Índice

  Página seguinte