ECCOS E REFLEXOS

Obras d'arte

A «MAQUETE» DO MONUMENTO A JOÃO DE DEUS, DO ESCULPTOR MOREIRA RATO

E' primorosa a maquette que o apreciado esculptor Moreira Rato expoz ao publico como projecto do monumento que se prepara ao mais popular dos poetas lyricos portuguezes – João de Deus.

O pedestal é elegante e em volta d'elle erguem-se varias figuras allegoricas, todas cuidadosamente tratadas; no vertice o poeta naturalmente sentado tem um aspecto meditativo.

A obra de Moreira Rato é bella e digna de executar-se em qualquer praça publica. Para o conseguir formou-se uma commissão constituida por algumas senhoras e cavalheiros em evidencia no nosso meio social, litterario e jornalistico. Na primeira noite em que essa commissão se reuniu, abriu-se uma subscripção que subiu logo a elevada quantia. E' de esperar que tão auspiciosa iniciativa não fique por ahi.  / 428 /

Medalha commemorativa

O sr. commendador Antonio André Pessoa, foi portador do Rio de Janeiro para Lisboa, da medalha de ouro, Cruzada da India, offerta do Real Centro da Colonia Portugueza daquella cidade, ao cruzador D. Amelia, na pessoa do seu commandante Nunes da Silva. Acompanha-a um bilhete de ouro que tem os seguintes dizeres:
«O Real Centro da Colonia Portugueza no Rio de Janeiro, offerece ao Cruzador da Armada Real «Dona Amelia», na pessoa do seu digno Commandante Capitão de Fragata Joaquim Nunes da Silva a medalha Cruzada da lndia, com que distingue os seus grandes benemeritos. – 10-9-08


Tolstoi e a musica

Uma notavel artista russa, a sr.ª Londowchia, conta, que tendo passado ha dois annos o Natal em casa de Tolstoi , se admirou de ver, como em tão avançada edade, elle se commovia com a musica, que conhece e aprecia muitissimo.

São os classicos que elle sente com praser, mas Choupim é o seu valido.

A musica antiga tem para o grande velho um especial encanto e lamenta que Haende e Rameau estejam votados ao abandono. «E' musica (diz elle) que me transporta a outro meio. Tenho os olhos e julgo viver em seculos passados

Tolstoi tem colleccionado grande copia de canções populares russas que envia ao seu amigo Tschaikowsky, compositor russo, pedindo-lhe que as reuna e desenvolva «á maneira de Henday e de Mozart, e não de Schumman ou Berlioz.»

Esgrimistas portugueses que foram a Nice disputar a taça do conde Alberto Gautier no campeonato internacional de esgrima. Carlos Gonçalves, Mario de Noronha, Ferreira de Castro e Sebastião Heredia.

 / 429 /

Pintura portugueza

Exposição Teixeira Bastos – Verdadeiramente encantadora a exposição de quadros do illustre professor sr. Julio Teixeira Bastos, esse pintor de elevado merito que pelo seu esforço, pelo seu estudo e pelo seu grande amor á arte, conseguiu salientar-se, n'este meio de politicos e indifferentes, com as suas vivas e indiscutiveis affirmações d'uma rigorosa compleição de artista.

Modesto, como todos os artistas que trabalham para satisfação do seu espirito, sem se deixar render ao elogio banal, profundamente absorto nos seus sonhos de arte, os seus trabalhos são cheios de sinceridade, feitos com a honesta consciencia dos que só ao seu talento e aos seus esforços querem dever os applausos da critica.

N'esta ligeira apreciação apraz-nos destacar, entre as sessenta e seis telas que enchem as paredes do elegante atelier do sr. Teixeira Bastos, o quadro Viriato, onde a paleta do distincto artista soube, maravilhosamente, comprehender a figura epica do Pastor dos Montes Herminios, surgindo entre os penhascos escalvados e severos da Serra da Estrella. Mal despertados ainda da viva emoção produzida pela tela a que nos vimos de referir e á qual a critica mais exigente não negará homenagem, e eis que já ali nos apparece o Beijo de Judas, documentando o talento e os conhecimentos technicos que possue o auctor, para conseguir os effeitos de luz e as gradações de côr que valorisam, especialmente, este quadro. Castanheiros (Valles) revela-nos as poderosas faculdades de paysagista que illustram, com singular relevo o notavel pintor, no nosso meio artistico.

Na exposição avultam ainda Macieiras em flor, Cabeça de Velha, Pinhal Manso, Limpando metaes, o almoço da Anna velha, Refeição da manhã e Gallinhas e Pintos cuja expressão de verdade é flagrante.

Sociedade Silva Porto. – Com uma numerosissima concorrencia e os mais justos e calorosos applausos da imprensa, realisou-se a nona exposição de pintura d'esta benemerita collectividade, que de ha muito traz o seu nome ligado aos progressos da arte picturial no nosso paiz.

Embora esta noticia não possa ser mais do que o mero registo d'um acontecimento notavel do mez, ao qual a critica tem que ser quasi, em absoluto, extranha, não podemos deixar de affirmar a nossa admiração pelos trabalhos expostos que se traduzem, innegavelmente, por novos e poderosos documentos do valor artistico dos seus expositores. Estes são os srs. Abel Santos que, seguindo escrupulosamente os processos artisticos de Carlos Reis, apresenta 19 paysagens, onde venceu brilhantemente as innumeras difficuldades inherentes a este ramo de arte; Frederico Ayres, que, nas telas Uma Rua, Depois do Ocaso e Estrada do Padrão, demonstra uma observação de pormenores e uma riqueza e harmonia de côres que lhe dão titulo e fóros de verdadeiro artista; João Trigoso, que nos trechos tirados de varios panoramas algarvios, se confirma um artista de talento, de / 430 / quem muito tem a esperar a pintura portugueza; José Campas, um temperamento artistico de firmada reputação, mostra-se, n'esta exposição, o espirito estudioso e infatigavel que lhe tem valido um logar preponderante entre os novos, sendo encantadoras, entre outras, as suas telas Espalhando o milho e a que destinou á prova do concurso para Paris; Leandro Calderon foi na verdade, muito feliz na escolha dos assumptos dos quadros, aos quaes deu um realismo suggestivo; finalmente Alvares Cardoso e Antonio Saude revelam-se mais uma vez, em lavores a que não faltam technica e alma, artistas de fulgurantes meritos.

 
 

Ortografia do original

16-11-2020