ECCOS E REFLEXOS

Anthero de Quental

Antonio Sergio, um escriptor nervoso, impressionavel, cheio de talento, escreveu sobre os Sonetos e as Tendencias geraes da philosophia, de Anthero do Quenta!, um livro substancioso, sensatamente orientado, um livro de larga documentação, que todos devem ler. E' mais uma obra de valor a juntar ás que se occupam dos trabalhos do grande poeta e prosador, morto em plena florescencia da sua pujante mentalidade.

Aspectos de cidades estrangeiras

A FAMOSA AVENIDA DAS TILIAS, EM BERLlM


Theatros

D. Amelia. – A época d'este inverno, no D. Amelia, ficou brilhantemente assignalada nos annaes do theatro portuguez, com a representação da peça Os Postiços, a que Eduardo Schwalbach soube imprimir os fulgores do seu extraordinario talento como comediographo.

EDUARDO SCHWALBACH

E, se é certo, que de ha muito os meritos do illustre escriptor estavam affirmados na complexidade extraordinaria de generos litterarios que tem cultivado, com invariavel exito, não é menos verdade que o seu ultimo trabalho theatral, comprovando-lhe faculdades já reconhecidas, lhe vem / 431 / evidenciar outras d'um valor não menos real e indiscutivel.

A peça Os Postiços, é desenvolvida em cinco actos, onde as allusões acirradas a uma sociedade impostora e cruel, esfusiam entre as teias de filigrana d'um drama psychologico, que detem o publico vibrante de interesse do primeiro ao ultimo acto. Não faltam ali os typos dos politicos de toda a parte e das grandes damas da vida mundana, gravitando em volta d'um meio de intriga que consegue disfarçar-se, á força de se integrar no embuste da mentira, nos escrupulos dos convencionalismos, nos excessos de virtudes nunca sentidas mas que é mister infligir aos outros, com os maiores rigores.

No desempenho destacam-se Luz Velloso, Emilia de Oliveira, Angela Pinto, Chaby e Pinheiro, cujos recursos scenicos dão o maior relevo aos papeis que lhes são destinados.

E imperdoavel seria fecharmos esta noticia sem alludirmos á iniciativa arrojada do visconde S. Luiz de Braga, que no louvavel emprehendimento de fazer representar Os Postiços no elegante theatro D. Amelia, com todos os atractivos d'uma mise-en-scène luxuosa, manifestou mais uma vez as qualidades fulgurantes que põem em destaque a sua figura de emprezario.

Trindade. – Depois de nos dar varias operas de auctores francezes e italianos traduzidas para portuguez, a arrojada empreza da Trindade, faculta-nos o verdadeiro prazer espiritual, de apreciarmos uma opera genuinamente portugueza, a Serrana, a que os seus auctores, Alfredo Keil e Lopes de Mendonça, teem cingida uma das mais gloriosas corôas da sua vida artistica.

O que a Serrana é como technica e como sentimento nacional, as poderosas faculdades de talento e de alma que ella synthetisa estão, decerto, de ha muito consagradas, devidamente, pela critica. A Historia da Arte ha-de curvar-se, demoradamente, e com renuncia ante esse trabalhador modesto que, apenas, encorajado pelo seu extremado amor á arte, soube triumphar d'um meio apathico e desolador que, por principio, lhe devia ser adverso.

Resta-nos, pois, salientar os prodigios de valor que o maestro Luiz Filgueiras faz na regencia da orchestra e o desempenho correcto da parte de Delphina, Bensaude, Victor e Pratas que, dia a dia, evidenciam novas e notaveis aptidões.

Avenida. – A esplendida revista A Nove tem sido, sem duvida alguma, um dos mais felizes successos do theatro Avenida, n'esta época, continuando, portanto, em noites successivas, a sua carreira triumphal, sem que o publico se fatigue de lhe prodigalisar applausos.

Entre as interpretes, devemos destacar Julia Mendes, / 432 / a actriz intelligente e estudiosa que conhecemos de sempre; Auzenda de Oliveira, a figurinha gentil, de biscuit que polvilha de graciosidade a revista ou a opereta em que seja um elemento, e, finalmente; Flora Dyson cuja elegancia e vivacidade se tornam qualidades para a distinguir em qualquer papel do genero theatral que cultiva.

Principe Real. – Com excepcional successo, têem-se representado, n'este theatro, a peça do illustre dramaturgo Marcellino de Mesquita, Envelhecer, cuja intensidade dramatica encontrou uma interpretação apaixonada e emocionante, nos temperamentos artisticos de Maria Falcão e Eduardo Brazão.

Tudo o que se diga para frizar as qualidades que valorisam o rigoroso drama do insigne escriptor, ficaria além do amor que a sua representação calou na alma do publico, traduzido em applausos freneticos e expontaneos.

O theatro Principe Real, que se propoz a dar uma época de arte a valer ao publico lisboeta, reunindo para isso, um elenco em que se contam alguns dos vultos mais em evidencia na scena portugueza, tem conseguido, com brilhante exito, o seu desideratum, para o que contribuiu tambem, a serie de conferencias litterarias effectuadas ultimamente no mesmo theatro, conferencias effectuadas por alguns dos nossos mais distinctos homens de lettras.

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


 

Ortografia do original

16-11-2020