ECCOS E REFLEXOS

Modas

O modelo que hoje damos é ultima palavra da moda em Londres para vestidos de primavera. E' constituido por um casaco e saia azul escuro, guarnecido com sottagem especial de côr um quasi nada mais claro que a do vestido. E' uma toilette elegantissima, a que predomina na sociedade mais elegante.

 

A sciencia da guerra

Sir Hiram Perey Maxim, inventou recentemente um apparelho, destinado a abafar o ruido das detonações das armas de fogo, sendo experimentado, pela primeira vez em New York, com exito.

A 8 de fevereiro ultimo, o notavel inventor americano, reuniu os representantes de 80 jornaes politicos e revistas scientificas, e fez-lhes uma rapida conferencia sobre o novo engenho.

«O principio do meu apparelho é muito simples – diz o conferente – baseia-se na força centrifuga. Todos teem visto, certamente, nos quartos de toillete modernos, que teem agua com pressão, a agua girar rapidamente na bacia sem se escapar pelo buraco de escoamento do fundo. O mesmo phenomeno se produz no meu silencioso. Os gazes da explosão, obrigados a redemoinhar, não podem escapar-se bruscamente produzindo detonação.

UM APPARELHO PARA ABAFAR O RUIDO DAS DETONAÇÕES DAS ARMAS DE FOGO

«Quanto á maneira de os fazer redemoinhar, é questão de arte. O meu apparelho não passa d'uma turbina invertida: em logar d'uma corrente gazosa que bata nas laminas da turbina e lhes imprima um movimento de rotação, emprego uma turbina fixa que communica á corrente gazosa uma velocidade de rotação vertiginosa. A potencia viva dos gazes, consome-se em trabalho interior e em redemoinhos, e os gazes, não sahindo senão depois de ter perdido a maior parte da sua energia, não produzem já o choque violento, a martellada gazosa, que produz a detonação.»

O silencioso Maxim póde ser facilmente transportado n'uma algibeira. E' um tubo de metal de 18 centimetros de comprimento por 5 de diametro, pesando 200 a300 grammas, conforme fôr para adaptar a uma espingarda vulgar ou a uma carabina de guerra.

____________________________________________________________________________
 

Para augmentar o poder da alimentação dos caldos, leite e carnes para convalescentes, juntar SOMATOSE.
____________________________________________________________________________

Para se poder usar, basta collocal-o na bôcca de uma espingarda. A parte central do tubo é completamente livre, tendo um diametro um pouco maior / 425 / do que o da bala, de fórma que esta possa passar sem difficuldade, mas ao longo d'esta abertura central, estão dispostas uma serie de camaras com o perfil de caracol. Quando o projectil sae, os gazes com alta pressão que o acompanbam introduzem-se, á maneira que vão passando deante de cada camara, no interior d'estas, onde pódem afrouxar livremente. A propria fórma do perfil da camara, força-os a transformarem-se em redomoinhos que amortecem por si mesmos, gradualmente. E' só quando a sua energia está quasi inteiramente consumida, que pódem escapar para fóra com uma velocidade bastante resumida para que o ruido do tiro seja singularmente atenuado.

*
*         *

O segredo do moto-continuo está, evidentemente, desvendado na actividade inventiva do espirito humano. Ainda os aeroplanos não passam de problemas cujos coeficientes são, exclusivamente, encontrados na phantasia de sabios utopistas, e já os fabricantes de canhões pensaram em inventar uma arma que os destrua, dada a importancia que podem vir a assumir como elemento de guerra.


A ARMA KRUPP NA DESTRUIÇÃO DOS AEROPLANOS

Esta arma, é a Krupp de 6,5 cent. montada n'um reparo de peça de campanha e cujas rodas tomam uma posição especial, emquanto a arma faz fogo.

Para o seu apparelho, Mr. Krupp fabricou uma bomba incandescente destinada a perfurar o envolucro do balão e fazer explodir o gaz.

Os projecteis ordinarios passam atravez do sacco de gaz, sem que lhe causem outro prejuizo que não seja o de lhe fazerem uma serie de buracos.

A bomba incandescente póde tambem ser empregada contra os aeroplanos e, embora mesmo n'este caso, não communique o fogo, opéra como se fosse um projectil ordinario.
 

Viajantes iIIustres

Mr. Roosevelt e a sua nova Casa Branca

O antigo presidente da republica dos Estados Unidos norte-americano sahiu ha semanas de Nova York e esteve nos Açores, na Horta, a caminho para a sua excursão africana.

A BARRACA DE QUE SE SERVIRA' NA SUA EXPEDIÇÃO AFRICANA

Acompanha-o Mr. Kermit Roosevelt, o photographo da expedição, seu segundo filho, o major Edgar A. Mearns, Mr. Alchen e Mr. Edmond Hales, naturalistas. De Napoles partiu para Mombaça, e de lá para Uganda e Noirodi, pelo caminho de ferro. Demora-se ali seis mezes. Cada explorador leva comsigo trinta carregadores. Facto curioso o seu equipamento para as grandes caçadas foi fornecido por uma casa ingleza e não americana.

Mr. Roosevelt, como é sabido, deliberou partir para a Africa, para que não se diga que o seu successor e seu amigo Mr. Taft, podia ser influenciado por elle.

Exploração do polo sul

O tenente Ernesto H. Shakleton, o Nansen do sul, como lhe chamam em Inglaterra, commandante do barco Nimrod, foi até hoje o explorador que mais se / 426 / approximou do polo sul. Acompanhado pelo tenente Adam, Mr. Eric Marshall e Mr. Frank Wild, alcançou um ponto apenas distante cento e onze milhas do polo e ahi hasteou a bandeira do seu paiz, que lhe foi dada pela rainha Alexandra.

Shakleton foi mais adeante trezentas e quarenta milhas que o capitão Scott. Outra parte da tripulação do Nimrod descobriu o polo sul magnetico e ahi arvorou outra bandeira. O tenente Shakleton é irlandês mas foi educado em Londres. O inicio da sua carreira fê-lo como official da marinha mercante e embarcou durante algum tempo nos vapores da "Union Casthe Line». Ultimamente era um dos membros da expedição antarctica «Discovery».

 

Uma ilha artificial

Opera alIemã

Obteve um exito verdadeiramente triumphal a tetralogia de Wagner, no theatro de S. Carlos. A fórma como as quatro peças foram postas em scena, o seu desempenho e enthusiasmo com que o publico as ouviu e as applaudiu, assignalam uma epocha notavel na historia do nosso theatro lyrico.

As operas O ouro do Rheno, O annel de Niebelung, A Walkyria e O Crepusculo dos Deuses, cantadas nas principaes cidades do mundo, composições de excepcional merito, não podiam deixar de alcançar em Lisboa o soberbo acolhimento que tiveram.

Tauromachia

Já abriu as suas portas a praça do Campo Pequeno, o que equivale a dizer que estamos em plena época tauromachica.

A' testa da nova empreza encontram-se os distinctos aficionados, srs. Albino José Baptista e Luiz Lacerda, por todos reconhecidos pela sua seriedade e conhecimentos profissionaes, o que é segura garantia das bellas corridas que ahi vão ter os amadores do popular espectaculo.

ALBINO JOSÉ BAPTISTA

Socio gerente da empreza Baptista & Lacerda

Segundo o cartaz-aviso, o publico da capital verá este anno desfilar pela primeira praça do paiz, além dos melhores artistas portuguezes, as principaes summidades do reino visinho, como Fuentes, Bombita-Machaquito, Gallo, etc.
 

Ortografia do original

16-11-2020