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Revista Alentejana (2ª série) in memoriam. Um texto para memória, o Estatuto Editorial e 26 editoriais. Lisboa, 2011, 36 páginas.


Anos e anos de actividade cultural alentejana

N.º 13 – Dezembro de 1999

Ao longo da sua existência, a Casa do Alentejo tem procurado funcionar como elo de ligação entre gerações e culturas, tem procurado manter a “ponte” entre os Alentejanos espalhados pelo país e pelo mundo com o Alentejo, através de uma actividade intensa e dirigida.

Seria maçadora, e talvez inadequada, uma abordagem exaustiva dessa actividade ao longo de tantas décadas de vida. Assim, como exemplo, utilizaremos apenas os últimos cinco anos.

Durante esse período, a Casa do Alentejo levou à prática, nas suas instalações, cerca de 150 tardes culturais, ao sábado, das 16 às 19 horas, com programas que vão desde a cultura tradicional à música clássica.

Realizou cerca de 170 tardes dançantes, cinco noites de fim-de-ano, cinco bailes da pinhata, todos com música ao vivo, bem como 10 tardes infantis destinadas aos filhos dos sócio e empregados.

Fez / apoiou o lançamento de inúmeros livros de autores alentejanos ou cuja temática é o Alentejo.

Participou anualmente nas festas da cidade de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Santa Justa e a Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio.

Estiveram patentes no Pátio Árabe, algumas dezenas de exposições de artes plásticas, directa ou indirectamente ligadas ao Alentejo.

Desencadeou um projecto de viagens temáticas ao Alentejo a pôr em prática a curto prazo.

Extra-muros, apoiou a II, III, IV, V, VI e VII Exposições de Artistas Alentejanos (Borba, Vendas Novas, Nisa, Moita, Évora e Lisboa). Apoiou, ainda, todos os anos, a Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas.

Organizou e levou à prática a Bienal de Artes do Alentejo, com direcção e coordenação do pintor alentejano Guy Ferreira, que teve a sua primeira edição em 25/04/1997, movimentando (de 2 em 2 anos) mais de 400 obras (escultura, pintura, cerâmica, joalharia, tapeçaria, gravura e fotografia), divididas por cerca de 30 concelhos  do Alentejo com inauguração simultânea.

Pertence, de forma activa, ao Secretariado Permanente dos Congressos sobre o Alentejo e aos Corpos Sociais da Associação de Defesa de Alqueva.

O seu Gabinete Comunicação e Edições, edita a “Revista Alentejana” e os “Cadernos CA”, e lançou, também, recentemente, uma colecção de postais com base nas fotografias da inauguração do Magestic Clube (1918), que habitou o Palácio Alverca antes da Casa do Alentejo.

Criou, em 1977, o Prémio Casa do Alentejo, sobre o tema “O Alentejo, suas Gentes e Cultura” (1997, Poesia; 1998, Conto; 1999, Fotografia)

Desceu, em canoa, com um grupo de jornalistas convidados e que aderiram, o Guadiana (Portucel, Ponte Eiffel, Castelo da Lousa. Aldeia da Luz – com almoço em Mourão) na Zona de Mourão que ficará submersa após o arranque do empreendimento de fins múltiplos de Alqueva.

Participou na organização, conjuntamente com a ACRA – Associação dos Criadores  do Rafeiro do Alentejo e a Câmara Municipal de Monforte, das Jornadas do Rafeiro do Alentejo.

Por tudo isto, provamos à saciedade que o Associativismo Regionalista não está em queda. Provamos que o problema está no querer. Provamos também que os Alentejanos não gostam de deixar os seus créditos por mãos alheias e que, se necessário, permanentemente, vão à luta.

Como em todas as associações a quantidade e qualidade dos seus sócios são determinantes em todos os sentidos. Todavia, no caso presente, sendo, sem dúvida a qualidade boa, a quantidade é escassa.

Por isso, urge que os Alentejanos e seus familiares se façam sócios, atitude de que certamente, pelo acima descrito, se orgulharão.

 

 
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