Para a história da Celulose

ASSISTÊNCIA PRESTADA A OUTROS

EMPREENDIMENTOS

 

A Companhia Portuguesa de Celulose, seus quadros técnicos e trabalhadores em geral prestaram, ao longo dos 25 anos, assistência técnica no projecto, no arranque e em outros problemas a várias fábricas portuguesas e estrangeiras. A seguir se faz um resumo histórico dessas contribuições.

1961 e 62. Assistência prestada no arranque à fábrica de Pontevedra da Empresa Nacional de Celulosas, SA-Pontevedra, e na preparação de técnicos espanhóis.

1963 e 64. Acompanhamento do projecto da SOCEL, com posterior preparação de técnicos em CACIA e arranque ,com a colaboração de trabalhadores de CACIA.

1965. Assistência à Companhia de Celulose do Ultramar Português, no Alto Catumbela. Acompanhamento do aumento de capacidade e assistência no arranque respectivo.

1966. Arbitragem, na Jugoslávia, ao diferendo entre a Compagnie Française des Forges de Ia Loire e a Stemõka-Mitrovica. O diferendo foi resolvido com a actuação dos técnicos de CACIA

1966. Projecto da fábrica da INAPA–Indústria Nacional de Papéis, SARL, elaborado no Gabinete de Estudos de CACIA, trabalho este finalizado no início de 1968.

1966. Assistência à Companhia Indústrias Brasileiras Portela, em Jaboatão, Brasil, conseguindo os técnicos de CACIA aumentar a produtividade da fábrica de papel e resolver vários problemas técnicos.

1967. Elaboração no Gabinete de Projectos de CACIA de um estudo preliminar para uma fábrica de pasta branqueada no Minho, CEMIL – Celulose do Minho.

1973. Assistência no arranque da fábrica da CEASA – Celulose das Astúrias S. A, em Navia – Espanha, a qual se prolongou pelo período de Outubro de 1973 a Janeiro de 1975.

1973. Contactos com a Celangol-Celuloses de Angola, SARL, com perspectivas de assistência no projecto, no treino do pessoal e na superintendência do arranque. Não se concretizou devido aos factos decorrentes da independência de Angola.

[]

 

Página anterior

Índice Página seguinte