Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 13-14 - Ano VII - 1989


FESTAS DA RIA

 

Neste ano, as Festas da Ria decorreram em Aveiro desde 15 de Julho até 13 de Agosto, com um programa diversificado.

No Festival Regional de Folclore, no dia 15 de Julho, actuaram os Grupos Folclóricos de Pedralva, do Baixo-Vouga (Eixo), do Bunheiro (As Camponesas da Beira-Ria), de Ovar e de Cacia e o Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos (Águeda). No Festival Internacional de Folclore, no dia 11 de Agosto, exibiram-se o Grupo Folclórico de Eirol, o Grupo Folclórico Rozmaryn de Uhersky Brod (Checoslováquia), o Grupo de Dança Kang Sun Yang (Coreia do Sul) e o Grupo de Dança Folclórica de Pardes Hana-Karkur (Israel). Além disso, e sempre no Canal Central, houve a actuação de diversos grupos, como do Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, do Ballet Jazz de Aveiro, da Tuna Musical Santa Cecília (São Bernardo) , do Projecto de Dança de Aveiro, do Rancho Folclórico Luz de Tavira.

Entre as diversas provas, programaram-se as de canoagem, no Canal Central, e a regata de moliceiros desde a Torreira até Aveiro.

As Festas da Ria terminaram com corridas de moliceiros e bateiras, no Canal das Pirâmides; a corrida compreendeu várias modalidades, tendo havido corridas de moliceiros à vara, à sirga e à pá, para senhoras e homens. Após o concurso dos painéis de barcos, seguiu-se o desfile e a distribuição dos prémios.

As classificações foram as seguintes:

CORRIDA TORREIRA-AVEIRO:

1.º – Manuel Lamego (Torrão do Lameiro, Ovar); 2.º – António Garete (Quinta do Norte-Murtosa); 3.º – José Rito (Torreira-Murtosa); 4.º – António Maria Silva Soares (Bestida-Murtosa); 5.º – Manuel José Tavares de Oliveira (Bunheiro-Murtosa); 6.º – José Caravela (Torreira-Murtosa); 7.º – António Maria Silva Rebelo (Bestida-Murtosa); 8.º – Domingos Beiroto (Murtosa); 9.º – Reinaldo Belo (Bestida-Murtosa); e 10.º – Manuel Cacheiço (Quinta do Norte-Murtosa).

CORRIDAS NO CANAL DAS PIRÂMIDES:
A. Moliceiros à vara: 1.º Manuel Tavares de Oliveira (Murtosa); 2.º António Maria Silva Soares (Murtosa).

B. Moliceiros à sirga: 1.º – José Caravela, da Torreira (Murtosa); 2.º – António Maria Silva, de Bestida (Murtosa).

As provas das bateiras à pá (homens e mulheres) foram também ganhas por equipas da Murtosa.

CONCURSO DOS PAINÉIS DE BARCOS:
1.º – Manuel Cachaço; 2.º – Joaquim Estrela; 3.º – Joaquim Ruivo; 4.º Manuel Valente Santos; 5.º – Domingos Beiroto; 6.º – Reinaldo Belo.

Uma vez que a Ria exerce influência única na vida aveirense, estas Festas parecem traduzir um sentimento de gratidão por tal dom da Natureza que proporciona à nossa Terra uma beleza sem par.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

p. 78