Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 13-14 - Ano VII - 1989


EXPOSIÇÃO DE CARTOGRAFIA PORTUGUESA

 

Integrada nas Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, esteve patente em Aveiro, desde 10 a 25 de Junho, uma exposição sobre «A Cartografia Portuguesa e a Construção da Imagem do Mundo». A mostra, que teve lugar no Salão Cultural da Câmara Municipal, era composta por gravuras feitas a partir da colectânea publicada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda e denominada "Portugaliae Monumenta Cartographica».

Tendo sido os portugueses o primeiro povo a aventurar-se nas águas do Atlântico, foram igualmente um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cartografia, quer melhorando os processos técnicos quer acrescentando «novos mundos ao mundo».

As nossas escolas de cartografia durante os séculos XV, XVI e XVII foram crescendo de uma forma ímpar, vindo a perder esse ascendente, com o interesse que os flamengos e holandeses começaram a mostrar por esse campo, deixando os manuscritos e passando a usar a gravura. / 78 /

A preceder a abertura da exposição realizou-se uma breve sessão, a que presidiu o Governador Civil do Distrito, Dr. Sebastião Dias Marques. O Professor Doutor Telmo dos Santos Verdelho, da Universidade de Aveiro, dissertou sobre o retrato de Luís de Camões, pintado por Fernão Gomes aproximadamente em 1574; o orador falou do desaparecimento do original desse retrato, possuindo nós uma «cópia fidelíssima», feita entre 1819 e 1844.

O Governador Civil encerrou a sessão, cujo orador fora apresentado pelo Vereador Municipal do Pelouro da Cultura, Prof. Celso dos Santos.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 77-78