Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 12 - Ano VII - 1988

Noticiário

 

FESTA DA RIA

Desde tempos imemoriais que a Ria de Aveiro – um dos acidentes geográficos mais raros e mais belos existentes na Europa – tem sido como que o "termómetro" de toda uma vasta região, de Ovar a Mira, com especial incidência no Concelho de Aveiro. Uma barra indecisa em local de abertura para o mar, por vezes fechando-se durante muito tempo, provocou desde sempre as diversas fases da vida das localidades afectadas: tempos áureos quando com fácil acesso ao mar, decadência e migrações quando transformada em grande laguna, com o seu rasto de males e calamidades.

Finalmente fixada a barra em 1808, após vaguear entre norte e sul, no local onde actualmente se encontra, a Ria de Aveiro passou a influenciar definitivamente a vida aveirense, agora no sentido de crescente prosperidade.

Por isso, não é de estranhar que a Ria mereça a Aveiro respeito e amor: manifestações de alegria, evidenciadas na vivacidade de corridas de moliceiros e outras embarcações de características únicas, na cor e alacridade de danças e cantares nos (ou junto dos) canais urbanos, no próprio reflexo dos edifícios de Arte Nova no espelho das águas, agora regularizadas por meio de eclusas e comportas.

Neste ano de 1988, o programa da Festa da Ria desenrolou-se desde 15 de Julho até 15 de Agosto.

Realizaram-se regatas e corridas de moliceiros e bateiras, provas de canoagem e de remo, actuação de vários agrupamentos, fados de Coimbra, festival regional e festival internacional de folclore, exposição sobre o barco moliceiro e uma conferência sobre as artes de pesca na Ria, de que se encarregou o Dr. Lamy Laranjeira, de Ovar.

Para nos referirmos apenas aos festivais de folclore, aponta-se a presença e a actuação dos seguintes grupos: Grupo Folclórico Etnográfico de Albergaria-a-Velha, Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Grupo Folclórico de Eirol, Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, Grupo Folclórico "As Tricanas de Ovar", Rancho Folclórico do Baixo-Vouga (Eixo), Grupo Folclórico de Cacia, Grupo Jarasmim (Málaga-Espanha), Grupo "Dalmacija" (Jugoslávia), Grupo de "Kiriat Malaji" (Israel). Além disso, regista-se a exibição da Tuna Musical Santa Cecília (São Bernardo), do Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas e da Companhia de Dança de Aveiro.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

Pág. 65