Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 8 - Ano IV - 1986


ISCA – Instituto Superior de Contabilidade e Administração

 

1 – O edifício destinado às novas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (I.S.C.A.) insere-se no plano de Santiago, num quarteirão confinante a norte com o complexo das piscinas municipais, a poente com a Avenida de Artur Ravara, a nascente com as bandas contínuas para habitação e a sul com uma zona verde.

Com uma área de implantação de 4450 m2, prevê-se uma área ao solo de 3 300 m2 organizada em dois pisos.

 

2 – Organização funcional do edifício

O referido edifício, conforme o seu projecto, foi organizado em três áreas funcionais distintas, interligadas por dois pátios interiores: – uma zona de entrada, administração e recepção, uma zona de auditório e biblioteca e a zona propriamente de estudo que compreende as salas de aulas, de reuniões de docentes e os gabinetes.

O pátio no eixo da entrada funciona como rótula de distribuição e interligação de todas as áreas funcionais do edifício.

A localização do bar, estrategicamente colocado em adjacência aos dois pátios, visa a sua animação, conferindo a estes dois espaços, além da função principal e imediata de iluminação, a vocação de zona de estar e de lazer.

 

3 – Concepção arquitectónica

A localização do edifício do I.S.C.A., num quarteirão com pré-existências nas ruas fronteiras, ditou-nos uma implantação onde se contemplam premissas distintas. Assim, coexistem neste projecto a linearidade de definição de rua no lado nascente, evidenciando uma continuidade ao bairro residencial. e por outro lado é proposto para poente uma relação volumétrica mais adequada a uma apreensão sensitiva, tendo em conta que a leitura deste alçado é sempre feita em movimento relativamente rápido.

A solução de gaveto, que referencia a entrada, funciona como um marco, ao mesmo tempo que regra uma relação muito explícita entre os remates dos edifícios contíguos.

A entrada pelo gaveto define o eixo principal do edifício e tem a leitura de atravessamento visual. Todos os acessos ao interior do edifício acentuam uma ligação galeria-pátio, a memória da rua-praça.

Nos pátios interiores, forrados em toda a sua envolvente por uma fachada contínua em vidro, prevê-se a sua total abertura e o consequente funcionamento como espaço aberto – o claustro.

Projecto do Instituto Superior de Contabilidade e Administração.

 / 60 /

4 – Organização interna

O primeiro piso compreende uma Zona de Entrada com o Gabinete de Recepção e de Telefonista, donde se desenvolvem as escadas de acesso ao segundo piso e se efectua a ligação à Secretaria.

A Recepção faz a ligação com o primeiro pátio, à volta do qual se localizam a Sala da Associação de Estudantes, o Bar, Gabinetes de Contínuos, Arrumos e Instalações Sanitárias, bem como assegura a ligação ao segundo pátio e à Zona do Auditório.

À volta do pátio rectangular localizam-se oito Salas de Aula para 25 alunos, mais duas Salas Grandes para 40 alunos, bem como uma Sala de Docentes.

Do átrio da entrada norte, assegura-se a ligação ao Auditório e à Biblioteca, bem como a outros serviços de apoio a estas instalações.

Para o Auditório prevê-se uma capacidade de cerca de trezentas pessoas.


4.1 – Segundo piso

A escadaria dá acesso no segundo piso ao primeiro pátio, à volta do qual se organizam os Gabinetes de Docentes, bem como as Salas de Reuniões de Docentes e do Conselho Directivo.

Neste segundo piso acontece uma organização paralela à do piso inferior. Desenvolvem-se novamente à volta do pátio rectangular quatro Salas de Aulas, a Sala de Reprografia, o Laboratório de Línguas e a Zona de Informática, além dos Gabinetes de Docentes.

No projecto do edifício do I.S.C.A. trabalhou a seguinte equipa técnica:

1 – Projecto de Arquitectura – Gabinete de Planeamento da Câmara Municipal de Aveiro:

Arq. António Crespo Osório;
Arq. Maria Emília Lima;
Arq. João Paulo Candielos.

Des. Armando Costa
Des. Virgínia Cunha
Des. Licínio Joanão
Des. Eugénio Neto
Des. Francisco Salgueiro

2 – Projecto de Engenharia

Eng. Pedro Barbosa de Melo
Eng. Higino Póvoa
Eng. Adelino Lopes

Des. Hélder Pião
Téc. de Const. Civil – Virgílio Gonçalves


3 – Projecto de Águas e Saneamento

Eng. Roque
Eng. Cunha

4 – Projecto de Electricidade

Eng. Vieira


Localização do I.S.C.A.

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 59-60