A INICIATIVA da criação da
Delegação do «Círculo de Cultura Musical» em Aveiro deve-se,
exclusivamente, aos Senhores Carlos Aleluia e Henrique Lemos.
A convite desses Aveirenses, acompanhados do Sr. Dr. Constantino Varela
Cid, secretário geral do «Círculo», reuniram-se no gabinete do
Presidente da Câmara,
no dia 21 de Fevereiro de 1946, os seguintes cidadãos, a fim de
averiguarem da possibilidade ou impossibilidade do empreendimento, tão importante para o desenvolvimento da cultura musical
da região: Carlos Aleluia, co-proprietário da Fábrica Aleluia;
Henrique
Lemos, empregado de escritório da mesma fábrica; Álvaro Sampaio,
presidente da Câmara e professor do liceu; Eduardo Cerqueira, pagador
das Obras Públicas; Luís Regala, advogado; Pedro Grangeon, gerente do
Banco Regional; José Vieira Gamelas, médico; e José Pereira Tavares,
professor e reitor do Liceu.
A Delegação nasceu, pode dizer-se, naquele dia. Foram
estes indivíduos que se constituíram em comissão; que assumiram
a
responsabilidade da compra de um piano para os concertos(1); que
orientaram, por intermédio da Direcção, todas as operações necessárias
para o bom êxito das diferentes épocas musicais. Numa das reuniões,
viu-se o redactor destas notas arvorado em presidente da Direcção; mas a
alma
/ 155 /
da Delegação têm sido sempre os iniciadores, cujo bom gosto,
cujo método, tenacidade e entusiasmo nunca serão suficientemente encarecidos. A eles é justo se dirijam os louvores que logo na
primeira reunião foram propostos pelo autor destas linhas.
Registam-se aqui as datas das reuniões iniciais da Comissão organizadora; referir-nos-emos às principais circulares enviadas ao
público e aos associados, e fixaremos as datas de todos os concertos,
alguns notabilíssimos.
Reuniões − 1.ª − 21 de Fevereiro de 1946 (na Câmara); 2.ª
− 22 de Março de
1946 (idem); 3ª − 30 de Abril (no Liceu);
4.ª − 3 de Outubro (no Liceu); 5.ª − 18 de Outubro (na Fábrica
Aleluia); 6.ª − 20 de Outubro (na Fábrica Aleluia, com a presença do Dr. Varela Cid); 7.ª
− 12 de Novembro (na Fábrica
Aleluia).
Circulares − Com data de 21 de Fevereiro de 1946, foi dirigida ao
público a primeira circular, que era assinada por todos os membros da
Comissão e na qual se declarava que haveria, em regra, seis concertos em
cada temporada, com as cotas anuais de 120$00 (chefes de família), 60$00
(esposas) e 50$00 (filhas solteiras e filhos menores), mas que na temporada inicial se realizariam somente três concertos.
É sempre por meio de circulares que a Direcção dá aos
sócios conta dos projectos de concertos para cada temporada, os informa
acerca das datas da sua realização e de quaisquer modificações que o
plano de concertos sofra, etc.
Em circular datada de 25 de Junho de
1947 (relativa ao último concerto
de 1946-1947 e ao plano de concertos para a temporada seguinte),
estabeleceu a Direcção, levada pela força das circunstâncias, as
seguintes cotizações, que nesta
data ainda vigoram: 140$00 (chefes de família), 70$00 (esposas) e 50$00
(filhas solteiras e filhos menores).
Concertos:
Temporada de 1945-1946
(Teatro Aveirense):
10-IV-46 − Concerto inaugural
− Violoncelista Guilhermina Suggia, que
foi apresentada ao público pelo Dr. Luís Regala. Ao piano, Berta Alves
de Sousa.
Programa: Tocata, de Bach; Allegro Spiritoso, de Senaillié;
Sonata X, de Valentini; Sonata em ré, op. 58, de Mendelssohn;
Après
un rêve, de Fauré; Allegro appassionato, de Saint-Sains; Peça em
forma de habanera, de Ravel; Dança ritual do fogo, de M. de Falla.
10-VI-46 − Concerto do pianista russo Nikita Magaloff.
Composições de Bach, Beethoven, Chopin, Debussy, Manuel de
Falla, Liszt.
/
156 /
17-VI-46 − Concerto da violinista
Ginette Neveu
(2), acompanhada ao
piano
por Jean Neveu
(2), seu Irmão.
Composições de Mozart, Chausson, Gabriel Fauré, Scarlatescu,
Scriábine, Ravel.
Temporada de 1946-1947 (Teatro Aveirense):
27-XI-46 − Concerto do pianista russo
Benno Moiseiwitsch, com a colaboração da Orquestra Sinfónica Nacional, dirigida pelo maestro Alec
Sherman.
Concerto em lá menor, de Grieg (piano e orquestra).
5.ª sinfonia de Beethoven (orquestra).
Concerto n.º 1, op. 23. de Tschaikowsky (piano e orquestra).
17-XII-46 − Concerto do violoncelista russo Dimitri Markévitch, acompanhado pelo pianista húngaro
Fernando Ember.
Composições de Valentini, Schumann, Brahms, Moscheles, Weber,
Scriábine, Scbostakovitem, Paganini, Moussorgsky.
17-1-47 − Concerto do pianista
Varela Cid.
Composições de Scarlatti, Padre Soller, J. S. Bach, Beethoven
(Sonata op. 57. appassionata), Chopin, Debussy, Ravel, Frederico de
Freitas, H. Villa-Lobo.
3-V-47 − Concerto da Polyphonia, dirigida pelo
Prof. Mário Sampaio
Ribeiro.
Além de «cantares do povo de Portugal», produções de D. Pedro
de Cristo, D. Francisco de Santa Maria, Duarte Lobo, Estêvão Lopes
Morago, Francisco Martins e Diogo Dias Melgaz.
21-V-47 − Concerto da violinista
Leonor Alves de Sousa, acompanhada
pela
pianista Berta Alves de Sousa.
Composições de Veracini, Mozart, Chopin, Paganini, Fauré, Lalo.
1-VIl-47 − Concerto da Orquestra Sinfónica Nacional, dirigida pelo maestro natural de Estrasburgo,
Charles Münch, e com a colaboração da
pianista francesa, Nicole Henriot.
Composições de Haendel, Beethoven (8.ª sinfonia), Liszt (Concerto n.º 1). Schumann (Sinfonia
n.º 4).
Temporada de 1947-1948 (Teatro Aveirense):
15-Xl-47 − Concerto da Orquestra Sinfónica Nacional, dirigida pelo
maestro russo Igor Markévitch.
Composições de Cherubini, Mozart, Brahms (1.ª sinfonia, op. 68),
Moussorgsky (A noite sobre o Monte Calvo).
14-1-48 − Concerto da Orquestra Colonne, sob a direcção do maestro
francês Paul Paray.
Composições de César Franck (Sinfonia em ré menor), Wagner
e Dukas (Aprendiz de Feiticeiro).
/
157 /
23-1-48 − Concerto do violoncelista
francês Pierre Fournier,
acompanhado
pelo pianista Ernest Lush.
Composições de Bach, Brahms, Tschaikowsky, Debussy e Paganini.
2-V-48 − Concerto da Polyphonia.
Além de «Cantares do povo de Portugal», composições de D. Pedro
de Cristo, Fr. Manuel Cardoso, Duarte Lobo e Francisco A. de Almeida.
5-V-48 − Concerto pelo Quarteto Húngaro (artistas: Zoltan Szekely
(1.º violino), Alexandre Moskowsky (2.º violino), Dénes Koromzay (viola) e Vilmos Palotau (violoncelo).
Composições de Beethoven (Quarteto n.º 18), Schubert (Quarteto
em fá menor, op. 29), Dvorak (Quarteto em fá maior).
14-V-48 − Concerto da violinista
Ginette Neveu, acompanhada pelo
pianista
Jean Neveu.
Composições de Tartini-Kreisler, J. S. Bach, Beethoven, Ravel,
Paganini e Szymanowski.
Temporada de 1948-1949 (Cine Teatro):
4-11-49 − Concerto do violinista polaco
Henryk Szeryng, acompanhado
pelo
pianista espanhol Enrique Aroca.
Composição de Tartini, Schumann, Paganini, D. Milhaud, Cartier,
Villa-Lobos, Szymanowsky.
6-V-49 − Concerto do pianista alemão
Walter Gieseking.
Composições de Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Brahms, Scriátine, Chopin, Debussy, Ravel.
24-VI-49 − Concerto do violinista italiano
Renato Giagrandi, acompanhado
pela pianista Maria Adelaide Diogo Freitas Gonçalves.
Composições de Vivaldi, Mozart, Franck, Couperin, Mozart,
Brahms, CaselIa, Ravel, FalIa.
15-VII-49 − Concerto da Orquestra Sinfónica do Conservatório do Porto,
dirigida pelo maestro Frederico de Freitas.
Composições de Glinka, Tschaikowsky, Schubert, Borodine.
Temporada de 1949-1950 (Teatro Aveirense):
11-XI-49 − Concerto da orquestra do «Maio Musical Florentino», regida
pelo maestro Igor Markévitch.
Composições de Beethoven (Sinfonia Heróica), Prokofieff, Pizzetti,
Ravel, M. de FalIa.
Concertos patrocinados pela Delegação
No Teatro Aveirense:
3-Vl-946 − Grande concerto da
Orquestra SInfónica de Madrid, sob a direcção de Ernesto Halffter.
Programa: I − Sexta Sinfonia (Patética), de Tschaikowsky; EI Amor Brujo,
de M. de Falla; O Aprendiz de Feiticeiro, de Dukas; III − Tristão e
Isolda (Prelúdio e Morte), de Wagner; O Navio Fantasma (Abertura), de
Wagner.
/
158 /
No Cine-Teatro Avenida:
26-III-1949 − Concerto da Orquestra Sinfónica do Conservatório do
Porto,
sob a regência do maestro-prodígio Pierino Gamba.
Programa: I − Flauta Mágica (Abertura), de Mozart; Sinfonia
Incompleta, de Schubert; II − Quinta Sinfonia, de Beethoven.
6-IV-1949 − Concerto pelas
Pequenas Cantoras do Postigo do Sol, coral
de
Câmara, dirigido pelo maestro Virgílio Pereira.
Composições de: Virgílio Pereira, Gonçalo Sampaio, Manuel Joaquim, Lopes
Graça, Palestrina, Manuel Mendes, Orlandus Lassus, Duarte Lobo, Jacobus
Gallus, Estêvão Morago, Vitória, Bach, Mozart, P.e Luis Rodngues, Berta
Alves de Sousa, Gounod, Schubert.
Il
«SOCIEDADE DE CULTURA MUSICAL»,
DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS
A ideia da fundação desta
«Sociedade» partiu dos oliveirenses Dr. Dulcídio Alegria e Guilherme Lemos da Rocha,
que ao público se dirigiram em circulares datadas de 8 de
Maio e 12 de Setembro de 1947.
Na primeira das circulares, julgavam os seus signatários
indispensável para a constituição da Sociedade a Inscrição
mínima de 200 sócios com a cota anual de 100800 por pessoa; mas na
segunda já se assentava em que os sócios pagariam 20$00 por concerto, e 10$00 as pessoas de suas famílias.
Pela circular de 10 de Novembro de 1948, na qual se faz
o balanço artístico da primeira época de concertos, vê-se a
constituição da Sociedade, que tem estatutos próprios: Presidente de honra, Dr. Albino dos Reis; Direcção, Dr. Dulcídio
Alegria, Dr. Eugénio Alegria e Alberto Couto; Conselho
Fiscal, Dr. Ilídio Freitas, Antero Gandra e Carlos Osório.
Concertos realizados até 31 de Dezembro de 1949
No Avenida-Cine:
8-XI-947 − Concerto de violoncelo pela
prof. Madalena Moreira de Sá e
Costa Gomes de Araújo, e pela pianista Helena Moreira de Sá e Costa.
Composições de Sousa Carvalho, Haendel (piano), Bach, Sammartini (violoncelo); Chopin, Mendelssohn (piano); Fauré. Bloch, Glazounow (violoncelo); e Luís Costa, Ivo Cruz, Ernesto Halffter (piano).
20-XII-147 − Música popular do Alentejo por um grupo coral de Évora, sob
a direcção do P.e José Augusto Alegria:
I − Cantares do Baixo Alentejo (10); II − Danças Populares do
Alto Alentejo, com acompanhamento de acordeão; lII − Cantares do
Alto Alentejo (12).
/
159 /
20-lII-1948 − Concerto pela pianista Maria Cristina
Lino Pimentel, pela cantora Ana de Brito Aranha e pelo pianista Jaime Silva (Filho).
1-V-1948 − Concerto pela Polyphonia, realizado com o patrocínio do
Instituto
para a Alta Cultura.
Composições de D. Pedro de Cristo, P.e Mestre Francisco Martins, D.
Francisco de Santa Maria, Cónego Estêvão Lopes Morago, P.e
Duarte Lobo, Joaquim Casimiro Júnior e P.e Mestre Diogo Dias Melgaz, além de oito
cantares do povo de Portugal.
Na Sala Nobre dos Paços do Concelho:
27-II-1948 − Concerto pela pianista Berta Alves de Sousa e pela
violinista
Leonor Alves de Sousa Prado:
I − Sonata op. 24, em fá maior, de Beethoven (violino e piano); II − Três composições de Chopin e polaca em mi de Liszt (piano);
lII − Rondo
de Mozart-Kreisler; Mektub, de Berta Alves de Sousa; dança espanhola, de
FalIa; e Introdução e Rondo Caprichoso, de Saint-Saens (violino e
piano).
Aveiro, 2 de Dezembro de 1949.
JOSÉ TAVARES |