J. Pereira Tavares, Romaria de Nossa Senhora da Serra, vol. XII, pp. 304-312

TRADIÇÕES DO DISTRITO DE AVEIRO

ROMARIA DE NOSSA SENHORA

DA SAÚDE DA SERRA

A meu irmão João
A meu cunhado, Baltar Henriques Martins
Ao meu amigo Jaime da Rocha Valente

A ROMARIA da «Senhora da Saúde» assim sucintamente a designa o povo é uma das mais antigas do nosso distrito, a mais típica de todas e aquela que, por certo, maior número de crentes e de curiosos arrasta.

É impossível, à falta de documentos, fixar-lhe o nascimento; mas não será arrojo o afirmar que a afluência de crentes terá começado em época anterior ao século XVIII. Ficou-nos essa convicção após a leitura da monografia do Sr. P.e JOAQUIM MANUEL TAVARES «Para a História do Santuário de Nossa Senhora da Serra» , publicada em 1941, da qual tomámos para este artigo todas as informações respeitantes à génese e desenvolvimento do culto da Senhora da Saúde. O autor julga do século XVII várias quadras populares, alusivas a esse culto. Não é, porém, fácil fixar a data em que foram compostas e caíram no ouvido do povo. Devem ser posteriores, e não é natural que todas hajam aparecido ao mesmo tempo. Seja como for, aqui as transcrevemos:

A Senhora da Saúde
o caminho pedras tem;
Se não fossem seus milagres,
já lá não ia ninguém.


A Senhora da Saúde
tem um sobreiro à porta;
dai saúde à minha gente,
que do sobreiro não me importa.

A Senhora da Saúde
vê-la? lá vai no andor;
viradinha para o mar,
louvado seja o Senhor.


A Senhora da Saúde,
no alto de Castelões,
donde ela está bem vê
no mar as embarcações.

/ 305 /

A Senhora da Saúde
deita fitas a voar,
branquinhas e amarelas...
Todas vão cair ao mar.


A Senhora da Saúde
tem um filho serrador,
para serrar a madeira
para o altar do Senhor.

A Senhora da Saúde
vê-la? lá está no altinho.
Quer chova, quer faça sol,
sempre lá corre um ventinho.


À Senhora da Saúde
p'ro ano lá hei de eu ir,
ou solteira ou casada,
ou criada de servir
(1).


A primitiva ermida, cuja construção ascende, portanto, a época remota, ficava no lugar de Gestoso, da freguesia de Castelões de Cambra, e supõe-se que consistia num pequeno nicho onde foram colocadas as imagens de Nossa Senhora e de Santo António, ainda hoje existentes. A esta ermidinha se refere o Livro das visitas pastorais daquela freguesia, em passo datado de 26 de Novembro de 1753 A primitiva ermida, cuja construção ascende, portanto, a época remota, ficava no lugar de Gestoso, da freguesia de Castelões de Cambra, e supõe-se que consistia num pequeno nicho onde foram colocadas as imagens de Nossa Senhora e de Santo António, ainda hoje existentes. A esta ermidinha se refere o Livro das visitas pastorais daquela freguesia, em passo datado de 26 de Novembro de 1753
(2).
 

Mercê da afluência de romeiros, cada vez maior, foi edificada, em 1782, ermida mais ampla, a duzentos metros do citado lugar, num planalto da serra do Arestal, donde se descobre, para o lado do mar, deslumbrante panorama que deve ser dos mais belos do nosso país. Dista uns seis quilómetros da igreja de Castelões.

No mesmo local e aproveitando-se parte desta ermida, foi construído, entre 1929 e 1935, o actual santuário (fig. 1), devido ao autor da monografia a que nos estamos reportando, o qual, então pároco de Castelões e encarregado de velar também por tudo quanto respeitasse ao culto da Senhora da Saúde, promoveu a erecção da nova igreja, o embelezamento do local e outros importantes melhoramentos.

Fig. 1

Escreve o Sr. P.e JOAQUIM TAVARES: − «O local do santuário conservava-se (em 1919) tal qual era em 1782 − um plano em volta da capela, com rochas aqui e além, um caminho, / 305 / que dava de Gestoso para o lugar de Decide e outro para a freguesia e a uns sete metros à frente da ermida, tojo e monte. Terreno baldio, isto é: sem dono: Nada se tinha feito para melhorar o local, a não ser um pequeno adro com 34,25 x 17,45 metros no ano de 1895»(3).

A capela da Senhora da Saúde (1782) estava orientada norte-sul; tinha para o sul a porta principal e media de comprimento 19,50  metros e de largura, na frente, 6,87. Na frente dela, havia um cabide, seguro por colunas de pedra sobre uma parede, com as dimensões de 7 e 5,72 metros. A frente era toda de cantaria(4).

O actual santuário «mede 30 metros, por dentro. A parte feita de novo 12,70 x 7,10 metros, e a velha capela, que foi toda aumentada, ficou servindo de capela-mor e sacristia. A torre mede 28 x 4,90 metros, recebendo luz por onze janelas»(5).

O Sr. P.e JOAQUIM TAVARES informa-nos pormenorizadamente do trabalho que despendeu para a transformação do local da romaria. Diz ele: − «Uma humilde ermida, onde não tinham cabido os seus devotos; em volta, tojo e mato. A pouca distância, a cento e cinquenta metros aproximadamente, entre o tojo, um cruzeiro secular, de pedra, já carcomido e bem sacudido pelos ventos e tempestades; para lá, um caminho de 1,5 metros de largo por entre tojo, cheio de pedregulho, trilhado pelos joelhos dos peregrinos que cumpriam as suas promessas»(6). E continua: «Há mais de cinquenta anos, como filho desta terra, que conhecíamos a romagem e o local visitado por milhares de romeiros; local que não tinha nada de conforto e insuficiente para receber tantos hóspedes que do Marão ao Buçaco e da Figueira da Foz à Póvoa do Varzim aqui vinham e passavam o dia e a noite de 14 para 15 de Agosto, sem terem onde pernoitar e se recolher, mesmo quando nesses dias havia chuvas e frio. Víamos os voventes que andavam cumprindo as suas promessas a serem calcados, embaraçados pelos romeiros, em virtude de o local ser estreito para acumular tanta gente e a ermida insuficiente para receber os fiéis que iam depor as suas esmolas aos pés da Virgem, acotovelando-se no meio da maior desordem. Quase poderemos dizer que as promessas não se podiam cumprir. Era tal a confusão entre o profano e o religioso, que quase se confundia tudo no profano». E então − prossegue o autor − «começámos por conseguir espaço suficiente para o religioso, alargando o adro da capela, o qual ficou com 143,10 x 27,40 metros de largo, com cinco patamares ligados / 307 / por escadarias. Dentro deste adro, e a trinta e dois metros à frente da capela, havia um pequeno fontenário onde se acumulavam os romeiros, embaraçando os voventes. Mudou-se para fora do adro e com espaço suficiente para não acumular o povo. Mudou-se o cruzeiro para local onde se visse da capela; à distância de cento e quarenta e seis metros, construíram-se três avenidas, desde a capela ao cruzeiro, devidamente separadas por muros, para por elas os voventes cumprirem as suas promessas, sem serem embaraçados e atropelados. Nestas avenidas ficam oito colunas em cimento armado para receberem as estátuas dos quatro Evangelistas, Cristo Rei, a Virgem Rainha, S. Pedro e S. Paulo. Ao sul do adro, um lago, que terá no centro uma coluna para receber a estátua de Nossa Senhora da Boa Viagem, e à entrada do sul tem quatro colunas para receber as imagens da Fé, Esperança, Caridade e S. Miguel. A capela foi toda restaurada: apenas se conservou a capela-mor e o altar. Começaram as obras em 26 de Março de 1929, em 15 de Fevereiro de 1931 benzemos a capela-mor, e em 13 de Agosto de 1936 é toda benzida pelo Sr. bispo do Porto, D. António Augusto de Castro Meireles»(7). E conclui: − «Faltava-nos afastar a parte profana para onde não pudesse embaraçar a religiosa. Para isso, tínhamos de descongestionar a multidão que se aglomerava em volta da capela, cujo espaço teria um hectare, fora deste só tojo e mato. Abriram-se ruas através desse tojo e mato, para os romeiros terem onde passear. Havia dois coretos, um de cada lado da capela, onde duas filarmónicas faziam ouvir as notas musicais, que ainda mais ajuntavam os romeiros. Mudámo-los, construindo outros à distância de cento e cinquenta metros para o poente. Como não houvesse local apropriado, senão em volta da capela, para a mocidade se divertir, perturbando com o barulho os actos do culto, mandámos arrotear e arrancar todo o tojo no largo onde estava o velho cruzeiro e que ficava fronteiro aos coretos, para aí, a cento e cinquenta metros da capela, dar asas à folia e à mocidade que brinca, sem sentir o mal da poeira e o sol ardente que lhe cresta as faces e lhe queima a alma, para mais tarde vir de joelhos, trilhando o pó que fez, pedir a saúde Aquela que é o refúgio dos pecadores.

Não havia habitações (só no lugar de Gestoso, a trezentos passos do local). Construímos uma para nós e para recolher algum romeiro que se achasse doente durante a viagem, a qual foi estreada no próprio ano em que a mandei construir, pois os dois dias da romagem foram de chuva e frio como não havia memória. Não havia pensão onde os romeiros / 308 / pudessem limpamente obter refeição (quase todos traziam farnéis). Mandámos construir casa onde os mais exigentes pudessem cometer o quinto pecado mortal. Tudo isto, para ir civilizando a parte profana e para os que viessem de novo desfrutar as paisagens que daqui se avistam não levassem a impressão, que muitas vezes tivemos, que a romagem da Senhora da Saúde era um Carnaval em Agosto»(8).

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*       *

Pelo menos há cinquenta anos, os romeiros acorrem à Senhora da Saúde nos dias 13, 14 e 15 de Agosto. De ordinário, os que vão no dia 13 regressam em 14, e os que vão no dia 14 voltam para casa em 15. Os dois primeiros dias são para os de mais longe − para os «marinhões» (Murtosa, Veiros), para os de Estarreja, Pardilhó, Avanca, Válega, Loureiro, etc.; o dia 14 para os romeiros de mais perto − Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Macieira, Sever do Vouga, etc.; ó último dia é o da festa destinada propriamente aos povos da região.

É espantosa a resistência dos romeiros da beira-mar, que fazem todo o percurso, de cinco, seis e mais horas, a pé, a gente moça sempre a cantar e a dançar, aos magotes, grande parte do tempo através da Serra, por árduos e íngremes caminhos de cabras, afrontando, com incrível estoicismo, já as calmas, já os ventos e chuvas. Saem de casa alta noite e vão amanhecer já à vista, bem próxima, da capela da Santa; os da Murtosa, Veiros e Estarreja, principalmente, têm o Pinheiro da Bemposta por passagem obrigatória. Aí descansam e tomam suas refeições à volta, e muitos nessa freguesia passam a noite de 14 para 15, mas antes de se acomodarem sob as ramadas dos pátios, em camas de fetos, não deixam de organizar seus bailes e descantes, continuação dos que organizaram lá na Serra, à volta da ermida.

Muitas vezes lhes observámos essa costumeira, quando, em criança, os víamos passar. Como apareciam sempre muitas caras conhecidas dos anos anteriores, fácil nos foi concluir que, para muitos, ir à Senhora da Saúde constituía obrigação como qualquer outra. Bem no-lo confirmou, há poucos anos, um romeiro, de seus oitenta bem puxados, a quem perguntámos quantas vezes já teria ido à Senhora da Saúde... A resposta foi pronta e solene: − Com esta são setenta, meu senhor. Só deixarei de lá ir quando as pernas me emperrarem de todo!  / 309 / [Vol. XII - N.º 48 - 1946]

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Sob o ponto de vista religioso, a romaria da Senhora da Saúde não difere de qualquer outra do nosso distrito. Assiste-se ao cumprimento das promessas feitas pelos crentes, que nas suas aflições, doenças ou infelicidades, recorrem à intervenção da Santa. Consistem elas em rezas, ofertas de cera, dinheiro ou objectos de oiro, só ou conjugadas com esses impressionantes sacrifícios de percorrer de joelhos a assaz longa distância que vai do cruzeiro erguido ao fundo das três avenidas que dele conduzem ao santuário, e de dar umas tantas voltas à roda da capela, sempre de joelhos, embora, para evitar que eles sangrem, os peregrinos os protejam com pequenas almofadas de pano, devidamente ligadas.

Mas uma tradição que ali se mantém e nos não consta exista em qualquer outra romaria são os «enterros». Encostados ao santuário, pelo menos dois caixões, sem tampa, esperam que algum romeiro os alugue e utilize. Acompanhado de pessoas de família ou da sua amizade, o que fez a promessa de ir por morto no caixão dirige-se para o cruzeiro, e aí se organiza originalíssimo cortejo. Velho, velha, rapaz ou rapariga coloca-se dentro da urna, previamente posta ao alto por algum dos quatro «pegadores». Caixão e paciente são colocados na posição normal, um dos circunstantes cobre o romeiro com um lençol, e o «enterro» segue em direcção da capela. Atrás, vão os companheiros e companheiras do peregrino; e, se este tem posses, uma das bandas de música fecha o cortejo, tocando uma marcha fúnebre. Chegados ao santuário, é de uso dar uma ou mais voltas, consoante a promessa, à roda dele. Assistimos várias vezes a este macabro espectáculo, bem pouco próprio do nosso tempo, que tanto origina cenas desagradáveis, como provoca os risos da assistência. Com efeito, romeiros há, principalmente raparigas mais impressionáveis, que chegam a perder os sentidos na ocasião em que os amortalham para a fúnebre viagem; e o cómico é inevitável, quando acontece ser o caixão pequeno demais para as dimensões do corpo...

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No dia 13, faz-se a montagem do cenário onde se movimentará a enorme multidão que ao santuário aflui nesse dia e no seguinte. A azáfama começa, logo de manhã.

Chegam romeiros, cada vez mais romeiros, aos grupos, brincando e cantando, a solo ou acompanhados pelas orquestras / 310 / de violas, «harmónicas», tambores, pandeiretas e ferrinhos, as mulheres com os cestos dos farnéis à cabeça, não raro postos em Cima dos xailes dobrados, os homens com o casaco e muitas vezes com os sapatos dependurados no pau de lódão e levando alguns, a tiracolo, um enorme chavelho de boi, cheio de vinho, ou pronto a recebê-lo...

Vão chegando bandos de mendigos e de ciganos, e uns e outros tratam de estabelecer o seu acampamento no local que lhes é destinado, a pouca distância do largo, coberto de relva e plantado de carvalhos seculares, situado em plano bastante inferior ao do santuário, aonde vem desembocar a estrada que conduz a Vale de Cambra. São as turbas de nómadas, farrapos humanos que enxameiam feiras e romarias. Outras, famílias de mendigos acham preferível esperar os romeiros nos caminhos; e assim, já os podemos encontrar a uns quinhentos metros do arraial, estendendo a mão aos transeuntes, entoando as suas lamurientas melopeias intermináveis, e ostentando, verdadeiros ou fingidos, achaques e aleijões:

− Ajudai este desinfeliz, tolhidinho de todo, que já não pode trabalhar!

− Ai, meu rico senhor, Deus permita que nunca se veja numa escuridão como esta!

− Arreparai, ó gente, para a miséria da cabeça deste menino!

− Deixai ficar a vossa bendita esmolinha!

Surgem as botequineiras − as mulheres do «café de assobio» − e os proprietários dessas pitorescas casas de pasto ambulantes, onde em anos de fartura se come carne de vitela, ali mesmo abatida e ali cozinhada em autênticos fogões de ferro, e todos se lançam à extenuante tarefa de preparar os seus retiros. Os pinhais das circunvizinhanças têm de fornecer, sem remuneração para os donos, a matéria prima com que se improvisam as alpendradas para os botequins e para os demais albergues. Bastam alguns troncos de pinheiros novos, espetados verticalmente; pregados a esses, outros troncos, e por cima, a servir de tecto, ramos dos mesmos pinheiros ou dalgum carvalho que se teve mais à mão.

O chão... esse é tapetado de fofa cama de fetos, para os «fregueses» que aí queiram passar a noite.

Instalam-se os fotógrafos, esses próximos da capela, com os seus «ateliers» munidos de variados panos de fundo; os fabricantes de limonadas e de pirolitos têm trazido em camionetas máquinas, ingredientes e vasilhame e preparam tudo para que, à hora do calor, nada falte aos sequiosos; já se vêem, nos lugares próprios, carros com pipas de vinho, ao lado das quais se vão dispondo assentos de msdeira − simples tábuas pregadas a estacas de pinho −, destinadas aos / 311 / infalíveis devotos do deus Baco; e constroem-se barracas para as tendas de brinquedos, de velas e objectos de cera para oferendas, e de quinquilharias.

Vão aparecendo, de todos os lados, mas em especial dos lados da beira-mar, por vezes em intermináveis filas ao longo dos carreiros que levam ao local da romaria, as doceiras, as mulheres das padas e das regueifas doces, as vendedeiras de fruta, melancias e melões, os vendedores e vendedeiras de mangericão, etc. É um verdadeiro fervet opus, por toda a parte.

E os romeiros aparecem de todos os lados, constantemente! Constantemente se ouvem, perto ou longe, cantos, apupos, gritos de exuberante alegria!

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O principal espectáculo é o do dia 14, o mais importante dos três. No dia anterior, à noite, tem havido a moderna procissão das velas, arremedo de Fátima; mas as cerimónias religiosas dentro do santuário realizam-se em 14. Como no dia anterior, romeiro que chega para cumprir a sua promessa é romeiro que vai imediatamente desobrigar-se dela. Tem pressa, porque depois já se julga apto a entregar-se aos folguedos, prolongamento dos da longa caminhada. E então, fora dos locais exclusivamente destinados às práticas religiosas, crentes e descrentes, peregrinos e curiosos, todos dão largas à sua alegria. Aqui, bailes e danças populares, cheios de vida e cor, em redemoinhos fantásticos, no meio de nuvens de poeira negra; acolá e além, grupos de Manéis e Marias, com suma delícia de larga assistência, improvisam cantigas ao desafio, sempre ao som de violas, «harmónicas», tambor e ferrinhos; mais além, grupos de romeiros estão gozando, sob a pesada sombra dos pinheiros, as delícias do farnel, amplamente regado pelo vinho que ali perto lhes é fornecido; a cada passo, grupos de namorados; magotes de moços e moças, cobertas as cabeças com chapéus de palha, enfeitados, ou com chapéus de papel de fantasia, comprados a qualquer dos numerosos vendedores ambulantes, correm uns atrás dos outros, agatanham-se, tentam mutuamente derrubar-se, dão-se as mãos em longas bichas, e percorrem, à doida, todos os recantos do vasto arraial, tropeçando nos que passam ou nos que assistem àquela tumultuosa quermesse, − e não têm parança! Há qualquer coisa de carnavalesco neste espectáculo, e será difícil poderem as autoridades eclesiásticas pôr-lhe termo ou sequer atenuar-lhe o carácter pagão. Lá em baixo, no principal largo da romaria, carros de cavalos, / 312 / camionetas de carga, automóveis esgalhados e sujos ou carros de categoria, pertencentes a gente rica que ali veio divertir-se, misturam-se com a multidão, sempre diferente, sempre renovada, num conjunto de indiscriminada variedade e desordem, digno de ver-se.

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Nos primórdios da romaria e até a abertura do primeiro arremedo de estrada que liga o local ao Vale de Cambra, todos os visitantes, para cumprimento de suas promessas ou, simplesmente para satisfação da sua curiosidade, tinham de calcorrear quilómetros e quilómetros por ínvios caminhos. Depois daquele melhoramento, feito sem qualquer auxilio do Estado, passaram alguns, quando muito, a arriscar a escalada da Serra em carros de cavalos e ultimamente em automóvel, por estrada cheia de precipícios. O que será a romaria da Senhora da Saúde da Serra quando estiver concluída a estrada de Macieira de Cambra às Talhadas, cujos trabalhos se acham em curso? Muitos mais forasteiros acorrerão, decerto, ao privilegiado local. O turista não perderá o seu tempo, mesmo que o visite fora da época; mas preferível será que o faça no dia 14 de Agosto, para então verificar a veracidade de tudo quanto acima relatámos, e ainda o mais que a nossa pena não soube exprimir. Mas só o espectáculo do panorama sobre o Vale de Cambra e sobre o mar, a perder de vista para o norte e para o sul, o compensará largamente do tempo gasto na excursão, − porque é um verdadeiro encantamento!

JOSÉ PEREIRA TAVARES

_________________________________________

(1)Monografia citada, págs. 156-157.

(2) ld., pág. 12. 

(3) − Ob. cit., pág. 94.

(4) Id., pág. 95.

(5) Id., pág. 125.  

(6) Id., pág. 122.

(7) Ob. cit., pág. 123.

(8) Ob. cit., págs. 127-129.. 

 

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