BIBLIOGRAFIA

O ARQVIVO DO DISTRITO DE AVEIRO dará sempre notícia das obras à sua Redacção enviadas quer por autores quer por editores.

De harmonia com a prática seguida pelas publicações suas congéneres, fará também algum comentário crítico aos livros de que receba dois exemplares.


IMAGEM DA VIDA CRISTÃ, por FR. HEITOR PINTO. Com prefácio e notas pelo P.e M. ALVES CORREIA. Volume I, de XXXVl − 284 páginas. Livraria Sá da Costa, Editora. Lisboa, 1940.

Acaba de ser dado a público mais este volume da « Colecção de Clássicos Sá da Costa», o primeiro da obra do admirável clássico do século XVI. Abrange, além do prólogo do autor, os seguintes diálogos: Verdadeira filosofia (8 capítulos), Religião (5 capítulos), Justiça (9 capítulos) e Tribulação (8 capítulos). À frente do volume, um notável prefácio do organizador e anotador. A obra do célebre prosador covilhanense constará ainda de mais três volumes, que aparecerão sucessivamente.

Assim continua a Casa Editora a sua patriótica e desinteressada tarefa, que a torna merecedora de todos os encómios e da atenção e favor do público.

J. T.

_________________

Outras obras recebidas na Redacção do Arquivo:

Boletim da Casa das Beiras − N.º 17, VI ano, II série.

Clínica, Higiene e Hidrologia − Revista mensal, n.º 6 e 7, ano VI. Lisboa.

Estudos − Revista de cultura e formação católica. Órgão do C. A. D. C., n.º 187 a 189. Coimbra.

Portucale − Revista ilustrada de cultura literária, científica e artística. N.º 74 e 75. Porto.

Revista de Guimarães − N.º' 1 e 2 do voI. L. Guimarães.

Boletim da Associação da Filosofia Natural − N.º 9,10 e 11. Porto, 1940.

Trabalhos da Associação da Filosofia Natural − (Dos alunos da Faculdade de Ciências). Porto. Fascículos I, 1934; lI, 1935; 111, 1937.

/ 243 /

O Espírito Inglês. Notas e comentários, por TOMÁS RIBEIRO COLAÇO. Lisboa, 1940.

A Grã-Bretanha de Hoje − N.º 11, 12 e 13; 1940.

Poder marítimo na Europa

A Guerra no Mar


Discurso proferido pelo Primeiro Ministro da Grã-Bretanha, Sir Winston Churchíll, em 18 de Junho de 1940. Lisboa, 1940.


Como a Alemanha atacou a Noruega − Tradução oficial do Livro Branco, publicado pelo Governo Norueguês em 14 de Abril de 1940  − Lisboa, 1940.

A influência da Prússia sobre a Alemanha e os objectivos de Guerra dos Aliados − por T. H. MINSHALL D. S. O., M. L E. E. − Lisboa, 1940.

Carta dum aviador a sua mãe − Depositária: Livraria Bertrand. Lisboa.

Livro Verde da Universidade de Coimbra − (Cartulário do século XV); leitura, revisão e prefácio de ANTÓNIO GOMES DA ROCHA MADAHIL; Coimbra, 1940.

O Privilégio do Isento de Santa Cruz de Coimbra, por ANTÓNIO GOMES DA ROCHA MADAHIL; Coimbra, 1940.

Cartas da Restauração reunidas e comentadas por ANTÓNIO GOMES DA ROCHA MADAHIL; Coimbra, 1940.

_________________

O Cabido da Sé do Porto − Subsídios para a sua História, pelo Cónego ANTÓNIO FERREIRA PINTO, Reitor do Seminário Episcopal, Porto, 1940.

Em seguida à publicação de vários estudos parcelares sobre o Cabido da Sé do Porto, alguns dos quais os leitores do Arquivo tiveram ensejo de apreciar nesta revista, o Revº Dr. FERREIRA PINTO ofereceu à curiosidade dos estudiosos a monografia daquela antiquíssima e veneranda instituição, editada, como era de justiça, pelo gabinete de História da cidade do Porto.

São páginas definitivas, consequência de profundas e demoradas investigações no arquivo capitular, e reveladoras, ao mesmo tempo, da sólida erudição de que o seu ilustre autor dispõe; a história dos Cabidos é fundamental para o conhecimento e explicação da história local; o Distrito de Aveiro, incluído, em grande parte, na Diocese do Porto, encontra nesta monografia abundantes elementos de informação, sendo de notar as magníficas listas de dignitários que a ilustram, fonte de numerosas biografias de interesse para a nossa região.

Ao nosso ilustre colaborador agradecemos a gentileza dos exemplares recebidos.

R. M.

_________________

A lição do «Senhor João Semana», pelo Doutor FERNANDO MAGANO, Porto, 1939.

A celebração do centenário do nascimento de Júlio Dinis, em 1939, deu lugar ao aparecimento dalguns trabalhos de crítica à obra do notável romancista, como era natural; entre eles, merece especial relevo o discurso / 244 / que o Doutor FERNANDO MAGANO pronunciou em 14 de Novembro no serão dedicado pela Faculdade de Medicina a Júlio Dinis; a propósito do bondosíssimo e humanitário João Semana, o conferente comenta com absoluta precisão e grande sensibilidade a psicologia do médico rural, apresentando João Semana como exemplo das elevadas qualidades morais que todo o clínico digno da sua nobre profissão deve possuir.

R. M.

_________________

GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA.

Prossegue com a regularidade e a elevação habituais esta distinta publicação, encontrando-se presentemente no fascículo LXVI, e já na letra C. Com o maior interesse acompanhamos e recomendamos aos nossos leitores o magnífico Dicionário, de séria colaboração e primorosa ilustração.

 

Página anterior Índice Página seguinte