A. G. da Rocha Madahil, Informações paroquiais do distrito de Aveiro de 1721. Arcos e Mogofores, Vol. IV, pp. 305-308.

INFORMAÇÕES PAROQUIAIS

DO DISTRITO DE AVEIRO DE 1721

ARCOS E MOGOFORES

◄◄◄ − Continuação da pág. 21

RellaCão das notiCias q aChey Nesta fregª de S. Payo de ArCos Segundo os interrogatorios q reCebi do Ill.mo Cabbido Sede EppisChopalli VaCante da Cidade de Coimbra a q vay tambem inSerta a da minha Anexa do Lugar de Mogofolles.


Em os quatro dias do mez de Mayo deste prez.te anno de 172I . me foy aprezentada huã ordem do Illmo e Rev.mo Cabbido Sede Vacante desta Cid.e e Bispado de Coimbra pª efeito de dar Comprimto a huns interrogatorios nella insertos o q faço na forma Seguinte.

Nesta freg.ª de S. Payo de ArCos hã tres Cappellas, huã no Lugar de Alfellas Com a invoCassaõ de N. S. da Páx, eregida p.los moradores do d.º Lugar p.ª administraÇão dos SaCram.tos Sem rendimto algum.

No Lugar de FameLicão desta fregª ha outra Hermida, ou Cappella, de S. Mamede tambem p.ª administraCão dos SaCram.tos eregida plos moradores do sobred.º Lugar Sem rendimto algú.

Ha outra Cappella de N. S. de Penha de França em hum monte eLeuado junto deste Lugar de ArCos, q Se dis Ser eregida p.ª administraÇão dos SaCramtos da quinta da Pedreyra desta freg.ª e esta me Consta ter de rendim.to de dous em dous annos, de azeyte de duas Carreyras de oliv.ras q tem junto da sobredª Cappella dous mil e qui.tos reis pouquo mais, ou menos, p.ª a Sua fabriCa.

Ha mais outra hermida particular enn huã quinta a q Chamaõ da GraCiosa, q fundou FranCisco de Mello M S. Payo desta freg.ª Com a invoCassão de N. S. do Dezterro, e S. Joseph. e hoje he administrador della Seu f.º Antonio Luis de Mello, e S. Payo

Ha na V.ª de Annadia outra Cappella com a invoCassaõ de S. Sebastiaõ, meeyra Com esta freg.ª de S. Payo, e a de S. tiago da Moutta, tambem eregida p.lo povo, e sem rendim.to algum.

No Lugar de Val do Azar, tambem meeyro desta freg.ª e S. Tiago da Moutta ha outra Cappella de S. Thome tambem eregida p.lo povo p.ª administraÇaõ dos SaCram.tos Naõ ha maiz Cappellas, e estas naõ teem Imagens milagrozas, pellas quais Sejaõ frequentadaz.

Há nesta freg.ª huã reliquia do S.to Lenho em duas Lasquinhaz, a Semelhança de duas meyas CasCas de hum Grão de trigo, a qual dizem deu / 306 / hum prior q. foy desta freg.ª por nome Pedro de Faria Madail, haverá pouquo maiz ou menos quarenta e outo annos, naõ tem authentiCa Certidaõ.

Consta esta freg.ª de quatroCentos e Setenta freguezes inteyros, e trazentos Sacenta e noue meeyros Com a sobred.ª freg.ª de S. Tiago da Moutta; naõ ha nesta freg.ª mosteyros, nem Caza da MizeriCordia, hospitaiz, ou reColhim.tos

Naõ ha nesta freg.ª Sepulturas, ou Armas, ou Letreyros alguns.

Naõ há nesta Igreja memorias Antiguas nem Carthorio de perrogativas, q lhe fossem ConCedidas, ou SuCedidas.

Há nesta Igreja os Livros seg.tes:

1

Hum m.to velho q Consta de Assentos de baptizados; Defuntos, e Noyvos; e este dezemCadernado, Sem prenCipio, nem fim, e p.lo meyo tambem deminuto de folhas; Do numero 52, athe 99, estaõ assentoz de baptizados, e dahi athe folhas 120 assentos de defuntos, e do sobred.º numero athe o fim, assentos de Cazados.

   
2

Há outro, tambem velho, q Consta de Assentos de baptizados e defun.tos, tem prinCipio a folhas 3 era de 1635. Findaõ os baptizados a folhas 96 verso; e prinCipiaõ os assentos dos defuntos a folhas 97 do mesmo Liuro do anno de 1631 e aCabaõ na era de 1671.

   
3

Há outro liuro em melhor uzo de assentos de Cazados, q teve Seu prinCipio em 8 . de Jan.ro de 1621 . e aCabou em 26 de MarÇo de 1689.

   
4

Há outro Livro de Assentos de Cazados, q teue Seu prinCipio em 12 de Abril de 1689 . e serue athe o prez.te tempo.

   
5

Há outro Livro de baptizados, e defuntos, q. teue Seu prinCipio a Saber os baptizados em 23 de Agosto de 1670, e aCabou em 6 de Dezembro de 1703. Os assentos dos defuntos prinCipiaraõ em 12 de MarÇo de 1671 e aCabaraõ em 16 de Agosto de 1703.

   
6

Há outro Livro q de prez.te serve dos assentos de defuntos, e baptizados e este teve Seu principio em 5 de Setembro de 1705. Comessaõ os assentos de baptizados em 3 de Setembro do sobred.º anno e aCabaõ em 26 de Mayo de 1713 . a folhas 37 verso. Seguem sse os assentos dos defuntos que Comessaõ a folhas 38 e aCabaõ a folhas 72 verso do mesmo Livro, e a folhas 74 tornaõ a continuar assentos de baptizados, e aCabaõ em 13 de Mayo de 1721 folhas 128.

Naõ há memoria nesta freg.ª de Varaõ inSigne aSinalado em Letras, ou virtudes.

Tenho huã anexa nesta freg.ª de N. S.ra da ConCeyçaõ de Mogofolles, a q o P.e Cura della dá satisfaÇaõ, por ordem, q tambem teue, e a remeto Com esta.

O L.do Joaõ Martins Preto Freyre Professo do habito de S. Tiago, e Prior nesta freg.ª de S. Payo de ArCos deste bispado de Coimbra CertefiCo que nesta minha freg.ª Segundo os interrogatorios da ordem, q reCebi do Ill.mo Cabbido Sede EpisChopali VaCante naõ há mais notiCias, q as q neste extracto deClaro, e por tudo o referido aSim passar na verd.e o juro e afirmo in verbo SaCerdotis. Arcos 15 de Mayo de 1721.

O P.or Joaõ Miz Preto.

/ 307 /
RellaCão do que tem esta Ig.ra de N. S.ª da Conceipcão de Mogofores, anexa à de S. Payo de Arcos:

Esta freg.ª há só huã Irmida de S. Seb.am hé dos Freguezes, e não hé frequentada de Concurso de gente, nem Consta fazer o d.º S.to Milagres:

Há mais tres Cappellas na Ig.ra huã, q instituhio o D.r Dezemb.or Christovão Pynto de Payva por Sua alma, e Seu Pay, e May com huã Missa quotidiana e nesta freg.ª instituhio hú Morgado en toda a Sua fazenda p.ª Satisfaçaõ das missas, e paramentar a Cappella q hé Sua particular: esta Cappella hé possuidora della, e administradora D. Fran.ca de Napoles, m.or do Lugar de Agueda, este instituidor tem a Sua Sepultura nesta Cappella de Nossa sr.ª da Piedade; e Sobre a d.ª Sepultura tem o Letr.º Seguinte:

Aqui Jáz nesta Cappella Christovaõ Pynto de Payva, Fidalgo da Caza de Sua Mag.de Cavaleyro Professo da Ordem de Christo, deputado da Meza da Conciencia, e ordens, o qual de todos seus bens instituhio hun Morgado com obrigação de Missa quotodiana pelIa Sua Alma faleceo em Lix.ª a 10 de Agosto de 1672 annos, e não contem mais o d.º Letr.º


Esta Imagem de N. S.ª da Piedade nam hé milagrosa, nem a ella Vem Concurso De Gente

Há mais nesta Ig.ra huã Cappella, que instituhio D.os Dias VilhaLobos m.or que foy nesta freg.ª com a obrigação de lhe mandarem dizer duas missas cada Somana p.ª Sempre em o altar do Nome de Iezú desta Ig.ra a honra do mesmo Jezu, à custa dos rendimtos de todos os seus bens: hé administrador desta Cappella Manoel Couceiro da Costa, m.or em Veleirinho de Caçia:

Há mais nesta Ig.ra outra Cappella de duas missas cada Somana q instituhio o L.do Pedro Marques desta freg.ª por Sua alma e de Sua May, e p.ª Satisfação das d.as duas missas deixou o d.º L.do e Sua May obrigados todos os seus bens; hé administradora delles Jzabel Correa Veúva deste Couto, e freg.ª

Naõ tem esta Ig.ra Relliquia algüa de Santo, ou Santa.

Tem esta freg.ª duzentos, e quarenta freguezes, e fogos noventa, e Seis: Não tem esta freg.ª Mosteiro algum, nem Caza de Mizericordia, Hospitaes, nem Recolhim.tos

Naõ tem esta freg.ª memorias antiguas, nem Cartr.º

Esta Jg.ra naõ hé Collegiada, nem tem Beneficios, nem Coadjutores.

Tem esta Ig.ra Seis Livros com o de q prez.te Serve; e en cada hun destes livros estaõ postos os baptizados, Cazados, e defuntos. O mais antigo não tem principio, nem hera Só tem na p.ra folha hum assento de baptizados, que diz: Foy baptizado Joaõ f.º de Juliaõ Pernandes, e de Sua molher a treze de Marco de noventa e Sette Antonio Pynto, e Sua Cunhada Ioanna Pynta.

O Segundo Livro principiou na hera de mil, e SeisCentos, e quarenta, e quatro.

O Terceiro Livro principiou na hera de mil, e SeisCentos e quarenta, e Sinco.

O Quarto Livro principiou na hera de mil e Seiscentos, e Setenta. e trez.
/ 308 /
O Quinto Livro principiou na hera de mil, e Seiscentos, e noventa, e hum.

O Sexto Livro, que de prezente Serve principiou na hera de mil, e Setecentos, e quatro.

Não há nesta freg.ª memoria, de que ouvesse nella Veraõ Insigne, que fosse asignalado em Vertude, ou Letras . &.ª

Miguel Dias Leytão Cura nesta frg.ª de N. Sr.ª da Compceissão de Mogofores Certefico não auer Mais nutiçias nesta Jgr.ª e frg.ª do que as aSima deClaradas Nos interrogatorios o que tudo afirmo in uerbo Sacerdotis. Mogofores treze de Mayo de mil, e SeteSentos, e uinte e hú annos.

O P.e Cura Miguel Dias Leytão

Cópia de A. G. DA ROCHA MADAHIL

Observação − A palavra «que» neste documento está grafada «q» com um til impossível de colocar.

Página anterior

Índice

Página seguinte