Padre Manuel F. de Sá, A vila da Feira e o seu termo há 410 anos, Vol. IV, pp. 141-143.

A VILA DA FEIRA E O SEU

TERMO − HÁ 410 ANOS

D. JOÃO III, que foi um grande rei, ordenou em 1527 que se procedesse ao recenseamento geral da população portuguesa.

A esse tempo, a vila da Feira − com seu «têrmo»  − pertencia à Comarca (diríamos hoje Província) da Estremadura, e não à da Beira.

O Caderno donde consta esse segundo censo populacional encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

A parte que diz respeito à vila da Feira e seu «têrmo» foi publicada no «Arquivo Histórico Português», vol. 6, págs. 275 e 276.

É interessantíssima essa estatística do segundo quartel do séc. XVI, porque nos mostra, de maneira irrecusável (e surpreendente), − o que eram e a que estavam reduzidas as povoações rurais da Terra de Santa Maria, há 410 anos.

Como elas, consideradas no seu conjunto, cresceram e se desenvolveram nesse espaço de tempo!...

A linda praia e vila de Espinho, que podia ter foros de cidade, não passava então dum lugarejo de S. Felix ou de Anta; S. João da Madeira, hoje vila notável, tinha somente 40 vizinhos ou fogos; e a importante freguesia de Fiães era uma das mais «benjaminas» do termo da Feira, pois contava apenas 16 vizinhos ou fogos!...

Segue a transcrição do «Arquivo Histórico», sem se alterar a grafia própria daquela época quinhentista.

*

*          *

A VILA DA FEYRA

«A 12 doutubro de 1527, fui eu esprivãom (escrivão) a vila da Feira, e por nõ achar ahi juiz ne pessoa cõm que tomase / 142 / êformação do que Sua Alteza mandava, me fui ao logar dArrifana, termo dela, e ahi soube o segíte (seguinte):

It. − A vila da Feira tem 59 vizinhos no corpo da vila, sam destes − 10 escudeiros (fidalgos) e 18 viúvas e o mais povo; cõ sua fregesia da vila. E tem de termo o segíte: −

It. Aldea de Campos e sua fregesia, 18 vizinhos. − Aldea de Fornos, 21. − Aldea dEspargo, 33. − Aldea de Sanfinz cõ sua fregesia, 19. − Aldea de Sam Joam de Ver e sua fregesia, 66 vizinhos (húa legoa muito pequena). − Aldea dEscapães e sua fregesia, 33. − Aldea de Travanca e sua freguesia, 42. − Aldea de Aruda (Arada) e fregesia, 20. − Aldea e fregesia de Souto, 68 vizinhos. − Aldea de Pruzelhe (Perosinho?) e sua fregesia, 19. − Aldea de Maceda, 34. − Aldea dEsmoriz, 64 (húa legoa). − Aldea de Paramos e sua fregesia, 48 vizinhos (ou fógos). − AIdea de Lourosa, 49. − Aldea dArrifana cõ sua fregesia, 105 (dous tiros de besta). − Aldea de Paço de Brandão, 23. − Aldea de Lamas e fregesia, 22. − Aldea de Sam Martinho de Mozelos, e fregesia, 36. − Aldea de Nogeira da Regedoura e fregesia, 22. − Aldea da Gandara, 17. − Aldea de Sylvalde, 40 vizinhos. − Aldea dOleiros, 16.  − Aldea dAnta, 10. − Aldea de Rio Meão, 32. − Aldea dOsela, 68 (duas legoas). − Aldea de Sam Martinho de Vermoi, 30. − Aldea de Pindelo cõ sua fregesia, 36.− Aldea e fregesia de Nogeira, 30.− Aldea de Sam Joam da Madeira cõ sua fregesia, 40 vizinhos. − Aldea e fregesia de Milheiros de Poiares, 39. − Aldea de Macieira de Çarnez, 17. − Aldea de Duas Igrejas, 26. − Aldea de Samtiago dUll, 59. − Aldea de Pigeiros, 14. − Aldea e fregesia de Cezar, 34. − Aldea e fregesia de Romariz, 65. − Aldea de Carregosa, 79 (pasa de legoa).− Aldea de Chamq e fregesia de Sam Jorje, 34. − Aldea de Madayl e fregesia, 21. − Aldea e fregesia de Fyaes, 26 vizinhos. − Aldea dEscariz e sua fregesia, 45. − Aldea e fregesia de Fagoes. 61. − Aldea e fregesia de Mãçores, 52. − Aldea de Gisande e sua fregesia, 42. − Aldea dOliveira dAzemës, 74 (húa legoa da vila).− Aldea de Macinhata e sua fregesia, 34 e mais ahi hú vizinho. − Aldea de Sam Vicente de Vila Seca, 45. − Aldea de Giãom e sua fregesia, 22. − Aldea de Lobãom e sua fregesia, 90 (pasa de legoa). − Aldea de Samgedo e sua fregesia, 37.− Aldea de Canedo, 70 (duas legoas, mosteiro).− Aldea de Lever e sua fregesia, 28 vizinhos. − Aldea de Sam Vicente de Pereira, 55 (mea legoa). − Aldea de Sam Martinho de Gandara, 69 (húa legoa). − Aldea de Sam Martinho dArgoncilhe e fregesia, 56 (hüa legoa da vila). − Aldea do Couto de Vila Cova de Sandim, 97 (perto de duas legoas). − Aldea do Couto de Crestuma, que he do Bispo do Porto, tem 26 vizinhos. − O Couto do Mosteiro de Cucugaes, 82 (tem aqui o Abade a juridiçã do civel, mea legoa da vila). − Aldea de Vila Chaam e sua fregesia, 38 vizinhos. Esta Vila da Feira tem de termo pera a parte da vila da Benposta ate o cabo da Feyra, sam 4 legoas, e pera a parte dAveiro tem 4 / 143 / legoas de termo. Parte cõ a vila dAveiro e cõ a vila da Bëposta e cõm o mar, e tanbé (também) cõm Gryjo que he da comarca dAntre Douro e Minho. Jorje Fernandez o esprevi. − E asinou no livro que ë (em) meu poder fica, Eitor Lopez dAlmeida, esprivão dos orfaõs e procurador na dita vila.

Soma os moradores da Feira e termo, 2.683 vizinhos».

Paramos, Junho de 1937.

P.e MANUEL F. DE SÁ

NOTA: Onde se encontrar um trema ¨ deverá considerar-se um til ~.

Página anterior

Índice

Página seguinte