BIBLIOGRAFIA

O ARQVIVO DO DISTRITO DE AVEIRO dará sempre notícia das obras à sua Redacção enviadas quer por autores quer por editores.

De harmonia com a prática seguida pelas publicações suas congéneres, fará também algum comentário crítico aos livros de que receba dois exemplares.


Receberam-se e muito se agradecem as publicações seguintes:

ANTÓNIO DE SOUSA MACHADO

«DA ENFITEUSE−SOLUÇÕES NECESSÁRIAS»

Barcelos, Companhia Editora do Minho, 1935

O autor, estudioso de mérito, foca neste opúsculo o importante problema da propriedade enfitêutica em Portugal. Faz algumas considerações sobre as determinantes da enfiteuse e refere-se aos benefícios desta. No entanto, diz, o que está actualmente não agrada nem a senhorios directos nem a enfiteutas; nem é justo nem é moral. Uma das causas que contribuíram para o desprestigio da enfiteuse foi a perpetuidade dos foros que conduzia à falta de actualização das descrições e confrontações dos prédios, donde resultou a barafunda em que se encontra metido quem possui ou paga foros. Conclui, apresentando uma solução para a remissão dos foros, que julga equitativa para o senhorio directo e para o enfiteuta.

O trabalho em questão merece ser lido por todos aqueles a quem interessam os importantes problemas da enfiteuse.

F. N.

________________________________________________________________________________________________________

«GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA»

Com inteira regularidade continua a publicação desta importantíssima obra que já assinalámos aos nossos leitores e da qual recebemos mais os fascículos 4 a 6, bem colaborados e ilustrados.

Encarecer os méritos de iniciativas desta natureza é dever de quantos se interessam pela cultura do espírito e compreendem o esforço, tenacidade e arrojo que são necessários para trazer a público e manter uma obra de tamanha envergadura, que todo o carinho e protecção merece.

R. M.

________________________________________________________________________________________________________

PINTO GUIMARÃES

«GUIA DE PROPAGANDA TURÍSTICA DE SETÚBAL»

Publicação modesta, mas alcançando perfeitamente o objectivo a que se destina. Contém muitas indicações úteis, e algumas ilustrações.


«ALMANAQUE ENCICLOPÉDICO SETUBALENSE»

para 1935

«CADERNOS DE PROPAGANDA REGIONALISTA» n.os 4 e 5

_____________________________________________________________________________

 Composição e impressão − TIPOGRAFIA POPULAR − Figueira da Foz

 

Página anterior Índice Página seguinte