MANTA DE RETALHOS

As virtudes do alho

O alho evita o contágio da gripe. Basta tomar pela manhã um dente de alho que tenha fervido durante cinco minutos em leite e depois muito bem esmagado. Bebe-se tudo.

Se tiver pouca mostarda para fazer uma cataplasma, esmague no almofariz alguns dentes de alho. Espalhe-os depois sobre a mostarda e coloque-os mesmo em cima da pele.

Para dores de ouvidos há quem coza alhos em azeite. Molhe um algodão no suco, colocando-o depois no orifício auditivo.

Combatem-se as lombrigas das crianças dando-lhes clisteres preparados como segue: sobre três dentes de alho deita-se um grande copo de água fervida quente. Deixa-se de infusão uns dez minutos e injecta-se em seguida.

Um dente de alho inteiro, engolido pela manhã, em jejum, atenua a gota e o reumatismo e faz emagrecer.


O poder anti-séptico das lágrimas

O papel anti-séptico das lágrimas já é conhecido há muito tempo. Foi, porém, o professor Fleming, inventor da penicilina, quem descobriu que o seu poder era devido a uma substância chamada «lisozima». Esta substância, segundo o professor Fleming, encontra-se em quase todos os tecidos e secreções do organismo e é dotada de um grande poder anti-séptico.

Verificou-se que a lisozima existia em grande proporção nas lágrimas normais e que ela aumentava depois de uma instilição de atropina nos olhos. Os anti-sépticos empregados antes de uma operação aos olhos diminuem ao contrário a proporção de lisozima.

––o–O–o––

 

Curiosidades

Em muitas ilhas que compõem o arquipélago dó Japão existe uma grande riqueza em minerais: ouro, platina, prata, cobre, chumbo, estanho, zinco, ferro, cromo, manganésio, etc..

++

O champanhe é um dos vinhos de fabricação mais complicada.

++

O farol de Eddystone, em Inglaterra, está sobre uma ilha, a mais. pequena ilha habitada. Quando a maré baixa a superfície tem pouco mais de 20 metros quadrados.

++

A raiz da mandioca branca chega a medir até um metro de largo. Come-se fervida, assada ou frita, e no Paraguai, além disso, preparam com ela uma bebida a que chamam «chipa».

 

 

Página anterior

Índice Página seguinte