AS CENOURAS

Os médicos não se cansam de proclamar a conveniência de comer cenouras e por isso, por toda a parte onde se faz horticultura, a sementeira destas raizes alimentares se vai fazendo, durante todo o ano e com crescente desenvolvimento.

A vegetação da cenoura é muito rápida, sobretudo no verão, que é, aliás, a época em que a sua cultura oferece maiores preocupações.

Com efeito no verão e devido à rapidez da vegetação, as cenouras passam rapidamente de período em que, por estarem tenras são um legume apreciável para aque!e em que por se tornarem muito duras são quase inaproveitáveis em culinária, todavia tem sempre boa aplicação para alimentação de animais.

A época das sementeiras é variável com a precocidade das variedades e a qualidade dos solos. Quando se pretende ter durante todo o ano cenouras começa-se por semear as variedades compridas terminando pelas variedades curtas.

Peça as sementes à Casa Soares & Rebelo, Limitada - Rua dos Correeiros, 295 a 299 - Lisboa.

CULTIVEMOS SALSA

Não há razão para que as boas donas de casa não tenham sempre à mão um ramo de salsa, que é, de verdade, um dos melhores condimentos.

A cultura da salsa é fácil e qualquer pessoa num vaso, numa terrina ou num caixote, pode ter a salsa suficiente para o seu consumo.

A salsa comum é espontânea na parte meridional da Europa; tem a raiz bastante forte, um pouco ramificada, produz caules que chegam a atingir 80 centímetros de altura e toda a planta é muito aromática.

Esta variedade é geralmente a mais cultivada, acomoda-se em todos os terrenos, contando que tenham sido cavados profundos; Mas em solo leve e fresco, melhor se cria.

O estrume do curral deve ser aplicado com moderação, porque sendo em demasia prejudica a boa qualidade da salsa.

Semeia-se durante todo o ano, excepto em Dezembro e Janeiro, em canteiros, a lanço ou em linhas e ainda em bordaduras.

A sementeira deve ser basta. A germinação da semente é bastante demorada, umas seis ou sete semanas.

A sementeira é feita quase à flor da terra e depois ligeiramente calcada, devendo conservar-se o terreno sempre húmido.

A salsa só teme os frios mais rigorosos, pelo que, durante o inverno, convém abrigá-Ia quando se deseja vê-la em boa vegetação.

 

Página anterior

Índice Página seguinte