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Exercício de
técnica de "crayon" premiado no curso de ART INSTRUCTION
SCHOOLS, publicado na sua revista THE ILLUSTRATOR - Primavera
1956. |
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Capa do CORREIO
DO VOUGA - Linóleo de Gaspar Albino (1986). |
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Ilustração do
poema "Maternidade", de Pedro Zargo, publicado no n.º 1 de
COMPANHA
(Nanquim) |
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Ilustração do
poema "Apelo" do livro de Costa e Melo, ECOS DO MESMO GRITO
(1960) - Nanquim. |
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Miguel Torga
visto por Gaspar Albino (1983) - Feltro. |
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Mário Sacramento
Linóleo (1959) |
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Vasco Branco -
Linóleo. |
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Ilustração de
poema da folha AINDA (1958) - Nanquim. |
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Natal (1961) -
Nanquim |
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Um dos dois
retratos de José Pereira Tavares existentes na biblioteca da
Secª José Estêvão da autoria de Gaspar Albino. |
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2. O ARTISTA
2. 1. - Anteriores actividades plásticas
Ainda aluno da Escola Industrial e Comercial de Aveiro, vários
trabalhos seus foram premiados nos "Salões de Exposição
Estética" juvenis em que participou. Em 1956, apenas com dezoito
anos, obteve em concurso mundial, organizado nos Estados Unidos da
América, em Minneapolis (Minnesota) pela Art Instruction, o Primeiro
Prémio de Desenho.
Durante vários anos, assumiu a direcção gráfica do semanário
diocesano "Correio do Vouga", contribuindo para que
o jornal fosse galardoado com um Primeiro Prémio Nacional em
Grafismo, atribuído pelo antigo SNI.
O suplemento literário e artístico do antigo semanário Litoral,
criado por David Cristo, no qual colaboravam regularmente Mário
Sacramento, João Sarabando, Joaquim Namorado, Costa e Meio, Vasco Branco com o seu ortónimo ou com a
sua assinatura de pintor (VIC), etc., Companha, circulou com
cabeçalho desenhado por Gaspar Albino, que foi também responsável
pelo grafismo do suplemento, infelizmente desaparecido, além de ter
ilustrado alguns dos textos que nele se publicaram.
Via Latina, órgão da Associação Académica da
Universidade de
Coimbra, e Ainda, folha universitária de poesia, foram dirigidas
graficamente por Gaspar Albino.
Vários livros de poesia e de contos foram ilustrados pelo seu traço.
Outros livros e publicações de diversa índole circularam com
orientação gráfica e capas suas. A título de exemplo:
– a capa da 19 edição (1959, Coimbra Editora) do livro de Mário
Sacramento, Ensaios de Domingo, é de sua autoria; /
8 /
– o livro de poemas de Costa e Melo, Ecos do Mesmo Grito, dedicado
"aos da Companha", tem igualmente uma capa de Gaspar Albino e os 26
"traços" que acompanham os 24 poemas e os títulos das duas partes da recolha
("Manifesto" e "Áticas") saíram da mesma mão que delineou a capa;
– deu também rosto ao livro Gente ao Acaso, de Vasco
Branco;
– o livro de José de Melo, Miguel Torga (Ensaio Biobibliofotográfico), publicado pelo Lions Clube de Aveiro, em
1983, circulou com capa e arranjo gráfico de Gaspar Albino, que
incluiu na capa uma interpretação retratística do autor de Bichos;
– concebeu a capa do livro de Amadeu de Sousa, São Gonçalinho em
Redondilhas, editado pela Câmara Municipal de Aveiro, pela primeira
vez em 1989, e em segunda edição em 1992;
– desenhou igualmente a capa do livro de recolha de textos de
Frederico de Moura, intitulado Ressonâncias, publicado pela FEDRAVE
em 1999, tendo também desenhado o retrato do homenageado que nela
se estampa;
– no ano passado, elaborou o rosto do livro-catálogo, que eu próprio
preparei, para a homenagem que a Câmara Municipal de Ílhavo quis
prestar ao seu ilustre pintor Cândido Teles, recentemente
desaparecido (Ver Pedro Calheiros, Dos Baús de Cândido Teles, Ílhavo,
Câmara Municipal de Ílhavo, 1999);
– em 1988, ano em que se celebrava o primeiro centenário do
nascimento de Fernando Pessoa, a Grafiforma de Aveiro editou um
livro-objecto intitulado No Centenário de Fernando Pessoa (1888-1988), que inclui onze desenhos litografados (29x42) de Gaspar
Albino, um
pequeno texto de José Melo e o poema "Tabacaria" de Álvaro de
Campos. Os textos e as "Interpretações" de
Gaspar Albino foram impressas em papel GB Brighwater (Ivory Rib laid
100 g/m2). Os primeiros cinco desenhos são retratos estilizados de
Fernando Pessoa ortónimo. O desenho número 6 idealiza um Chevalier de
Pas faustiano, o sétimo Alberto Caeiro, o oitavo o semi-heterónimo
Bernardo Soares, o nono e o décimo os heterónimos Álvaro de Campos e
Ricardo Reis e o último, o décimo primeiro, é dedicado ao astrólogo
teosófico Rafael Baldaia, um dos vários heterónimos embrionários de
Fernando Pessoa. Os retratos, com suas formas e sombras, foram
elaborados com um tracejado rectilíneo, mais ou
menos paralelo e irregular, entrecruzado ou não, ou com linhas
ondulantes, rocailleuses, de belo efeito sugestivo e estético.
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11 /
Concebeu os cenários da peça de teatro de Luiz Francisco Rebelo,
intitulada O Dia Seguinte, que o Círculo de Teatro Experimental de
Aveiro levou à cena nesta cidade.
Individualmente, só expôs duas vezes pintura (a primeira em 1961,
em Aveiro) e desenho, mas tem participado em diversas exposições
colectivas. Entre estas últimas, pode assinalar-se a mostra de obras
suas em várias edições do "Salão Aveiro", tendo sido premiado no
primeiro Salão Aveiro (1965) com um 3º Prémio.
Exibiu trabalhos seus, por escolha do júri, na "Primeira Exposição
dos Artistas Aveirenses", retrospectiva que organizou quando era
director do Clube dos Galitos. Esta associação atribuiu-lhe o
Prémio José de Pinho, galardoando a sua acção em prol das artes
plásticas.
Em 1982, participou na exposição "100 Anos de Artes Plásticas.
Aveiro 1882- 1982",
que esteve patente no Salão Cultural da
Câmara Municipal desta cidade, de 10 a 27 de Março desse ano. Gaspar
Albino expôs três trabalhos – Barcos e Velas (n.º 71),
Retrato de José Pereira Tavares (n.º 72) e
Peixeiras (n.º 73). Pode ver-se uma reprodução, a preto e branco, da primeira destas obras, no catálogo,
editado no ano seguinte, em Março, com uma lindíssima capa de
Cândido Teles (moliceiros na
Ria, tudo em belíssimos tons azuis, onde se destaca em letras
brancas o título da exposição e os informes correspondentes
(ocupando toda a cobertura da publicação), catálogo que constituiu
o primeiro número do Boletim Municipal de Aveiro (100
Anos de Artes Plásticas. Aveiro /882-/982, n.° 1, Março de 1983, p.
63). O Retrato de José Pereira Tavares, acima referido, foi oferecido por Gaspar Albino ao antigo Reitor do Liceu Nacional de Aveiro;
está actualmente nas mãos dos seus herdeiros. Existe um outro
retrato de José Pereira Tavares nesse antigo Liceu Nacional,
hoje denominado Escola Secundária de José Estêvão.
Faz parte da lista dos membros fundadores da Associação dos Amigos
do Museu de Aveiro, tendo sido o primeiro Presidente da sua
Assembleia Geral.
Tem obras suas em algumas colecções públicas e particulares. Dois
dos trabalhos que acabo de referir já pertenciam a colecções
particulares quando foram expostos em 1982 (Ver Op. cit., p. 63). O
Museu Nacional de Aveiro possui um retrato de Santa
Joana da autoria de Gaspar Albino.
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