F. Ferreira Neves, O farol da barra de Aveiro, Vol. IX, pp. 89-90.

O FAROL DA BARRA

DE AVEIRO

A SINALIZAÇÃO luminosa das costas marítimas para orientação dos navios durante a noite era feita dantes por meio de fachos. Esta sinalização era insuficiente e por isso se recorreu aos faróis cuja luz podia ser vista do mar a grandes distâncias. Em 1 de Fevereiro de 1758 foi publicada uma lei para se construírem seis faróis nas costas portuguesas:

«Um nas Ilhas Berlengas, outro no sítio de Nossa Senhora da Guia, ou no mesmo lugar, onde antes o houve, ou em qualquer outro que mais acomodado seja; outro na fortaleza de S. Lourenço; outro na de S. Julião da Barra; outro na costa adjacente à Barra da Cidade do Porto, onde mais útil for; outro enfim na altura da Vila de Viana.»

A iluminação da costa entre o sítio da Senhora da Guia e a cidade do Porto continuou a ser feita por fachos, um dos quais existia numa pequena elevação de areia situada algumas dezenas de metros ao sul da actual barra de Aveiro.

A segurança da navegação exigia, porem, um farol situado entre o rio Douro e o cabo Mondego, e assim se pensou na construção de um junto à barra de Aveiro, na margem sul.

/ 90 / Acerca da construção do farol de Aveiro existe num anexo deste o seguinte documento manuscrito, feito pouco depois da conclusão do farol:

«O projecto deste farol foi elaborado em 5 de Abril de 1884 sob a direcção do Ex.mo Engenheiro Benjamim Cabral, sendo esta importantíssima construção começada pelo Ex.mo Snr. Engenheiro Silvério, continuada pelo Sr. Figueiredo e Silva e concluída pelo Sr. José Maria de Melo e Matos.

As obras foram começadas na primeira quinzena de Março de 1885 e terminadas na segunda quinzena de Junho de 1893, sendo o seu custo 51.26,875.

Está o farol montado em uma bela torre, tendo o centro da luz a 58 metros acima do nível médio do oceano, com grupo de quatro clarões brancos, de 24 em 24 segundos.

É um farol de primeira ordem, com alcance de 20 milhas. Inaugurado em fins de 1893. Tem um sector de 180 graus, alumiando todo o horizonte.

Para caso de nevoeiro tem um aparelho de sinal sonoro que produz um som de 15 em 15 segundos.

Os anexos servem de habitação aos empregados e de depósitos.

A fundação da torre consiste em um maciço de betão com seis metros de espessura, assentando sobre estacaria com grade de madeira à altura das mais baixas águas. Foram cravadas 97 estacas com 8,5 metros de comprimento e 0,26 m de diâmetro na cabeça, serrada a 2,05 m abaixo do nível médio do mar, sendo as cabeças das estacas envolvidas em betão de argamassa de pozzolana. Nas alvenarias foi empregado o grês de Eirol e alguns granitos.

A obra tem-se comportado muito bem, exigindo sempre atentos cuidados com a sua conservação, como deve ser. Presta, porém, à navegação serviços importantes, que bem compensam os cuidados que exige.»

Nada mais nos diz o documento em questão. Acrescentaremos, no entanto, que ainda hoje a referida obra não apresenta o menor sinal de alteração da sua primitiva solidez.

Aveiro, 2 de Março de 1943

FRANCISCO FERREIRA NEVES

NOTA − Como complemento, leia-se o texto inserido no espaço «Aveiro e Cultura», reproduzido de uma publicação publicitária de 1939 «O farol da barra de Aveiro».

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