Homenagem a  Anthero Alte  da  Veiga  e  Biografia

 

Anthero da Veiga, meu Avô, faleceu há 50 anos e foi há precisamente 100 anos que ele mandou fazer a célebre guitarra de dois buracos para concertos.

Junta-se, em anexo, um resumo da sua biografia

A Orquestra Clássica do Centro vai fazer-lhe uma homenagem, em Coimbra, no dia 17 de Outubro, domingo, às 17:00, no âmbito dos “ IV Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa 2010 ”. Vai ter lugar no Pavilhão de Portugal no Parque Verde da Cidade. Será lançada uma biografia de Anthero da Veiga, patrocinada pela Câmara Municipal de Coimbra, da autoria do jornalista António César Quaresma Ventura, apresentada pelo Prof. Doutor Luís Reis Torgal, e um CD com temas de Anthero da Veiga, gravados em 1929, que tem o patrocínio da Universidade de Coimbra. Haverá também uma exposição onde estarão presentes guitarras e documentação vária.

Conforme consta do Diploma de Honra com data de Maio de 1926, a Tuna Académica da Universidade de Coimbra conferiu-lhe a categoria de Sócio Honorário.  

A Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Coimbra já aprovou atribuir o nome Anthero Alte da Veiga a um pequeno Largo na zona histórica da cidade (que ainda não tinha nome, que sorte!).

Também está a ser preparada uma homenagem na Cerdeira, Arganil, donde ele é natural.

Acrescentam-se uns elementos relativos a Anthero da Veiga que não constam do resumo agora enviado e constituem mais uns dados relativos à ligação da família a Arganil e região.

— Seu pai, Francisco António Maria da Veiga, proprietário, foi escrivão da Fazenda e Provedor da Santa Casa da Misericórdia, em Arganil, e mais tarde Administrador do Concelho de Pampilhosa da Serra.

— O seu avô paterno, Joaquim José Antunes da Veiga, proprietário, foi juiz ordinário no julgado da Pampilhosa da Serra de cujo concelho foi também Administrador e Presidente da Câmara. Foi assassinado.

— O seu avô materno, João Maximino Dias, proprietário, foi “Escrivão e Tabellião do Juízo Ordinário do Julgado de Coja na Comarca d’Arganil ”. Foi assassinado.

Coimbra, 30 de Setembro de 2010

Luiz Alte da Veiga*

__________________________________

* Professor catedrático aposentado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Página anterior  Página inicial  Página seguinte

Actualizado em
20-04-2018