Fernando
Pessoa ortónimo: Eu não evoluo, viajo
Características temáticas:
oposição sinceridade/fingimento, sentir/pensar, consciência/inconsciência;
solidão interior; angústia existencial; dor de viver e dor
de pensar; tentativa de superação através de evocação da
infância; refúgio no sonho; intelectualização da emoção;
intuição de um destino colectivo e épico para o seu País.
Características
de linguagem e estilo:
grande sensibilidade musical (aliterações, ritmo, verso
geralmente curto, predomínio da quadra e da quintilha);
adjectivação expressiva; pontuação emotiva; uso frequente
de frases nominais; comparações, metáforas originais, antíteses;
reaproveitamento de símbolos tradicionais (água, rio,
mar,...); linguagem sóbria e límpida.
Alberto
Caeiro: Eu não penso, sinto
Características
temáticas: o “Mestre” dos
outros; o poeta dos sentidos – Sensacionismo (predomínio
das sensações por oposição ao pensamento; poesia do
“olhar”; poesia das sensações tais como são; interpretação
do mundo a partir dos sentidos); relação de harmonia com a
natureza (integração e comunhão com a Natureza; atenção
à “eterna novidade do mundo”; deambulismo bucólico;
recusa do pensamento; aceitação do mundo, da vida, da morte;
poesia do presente e imediato; panteísmo naturalista). Mas
também o paradoxo: contradição entre a “teoria” e a
“prática”
Características
de linguagem e estilo:
verso livre, métrica e estrofes irregulares; pobreza lexical,
linguagem simples; adjectivação objectiva; frases simples e
predomínio do presente do indicativo (e uso do infinito ou do
gerúndio); predomínio da coordenação e do polissíndeto;
nomes concretos e artigos definidos. Mas também o paradoxo:
comparações e metáforas; discurso argumentativo, com
causais e adversativas
Ricardo
Reis: Eu domino-me e
abdico
Características temáticas:
Paganismo (crença nos deuses e na civilização grega);
fatalismo (passividade, indiferença, ausência de compromisso
com o Mundo; consciência da precariedade da vida; medo da
morte); Epicurismo (busca da felicidade relativa, moderação
nos prazeres, fuga à dor; “carpe diem” - vive o
momento); Estoicismo (aceitação das leis do destino - a
passagem do tempo e a morte - , autodisciplina face às paixões
e à dor; intelectualização das emoções); culto do Belo,
como forma de superar a efemeridade dos bens e a miséria da
vida.
Características
de linguagem e estilo:
Classicismo (uso da Ode, de ideias e linguagem de inspiração
clássica; predomínio da subordinação; uso frequente do gerúndio,
do imperativo ou do conjuntivo; metáforas, comparações,
...; estilo construído com muito rigor; discurso moralista).
Álvaro
de Campos: Eu sinto tudo
e canso-me
Características temáticas:
Futurismo (2ª fase): exaltação da civilização industrial
e da técnica; da força, da violência, do excesso; ruptura
com a lírica tradicional; atitude escandalosa. Sensacionismo:
vivência excessiva das sensações, “Sentir tudo de
todas as maneiras”, vontade doentia
de fusão com o mundo tecnológico. Abulia (3ª fase): cansaço,
tédio, pessimismo, solidão; angústia existencial e dor de
pensar; fragmentação do “eu”; as saudades da infância. (o
“reencontro” com o F. Pessoa Ortónimo)
Características
de linguagem e estilo:
verso livre, por vezes, muito longo; onomatopeias, aliterações;
grafismos expressivos; mistura de níveis de língua;
estrangeirismos e neologismos; enumerações excessivas,
exclamações, interjeições, apóstrofes, pontuação
emotiva; metáforas ousadas, antíteses, personificações,
hipérboles, anáforas,...; desvios às regras sintácticas.
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