Pormenor do retrato a óleo de José Estêvão existente na sala de professores.

Escola Secundária José Estêvão
SEUC - Nível Secundário

 
Unidade 12 - PORTUGUÊS


ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA OBRA - modelo 2

EÇA DE QUEIRÓS - Os Maias 


I - A estrutura da obra:

      a) - O título: problema do título e do subtítulo segundo o próprio autor - leitura da NOTA FINAL reproduzidas na edição «Livros do Brasil».

      b) - A estrutura d'Os Maias - Ver art.º de Jacinto do Prado Coelho, Ao contrário de Penélope, p. 169.

      c) - As analepses e as prolepses.

Esquema

 

II - A introdução:

      a) - As descrições:

    - O Ramalhete - técnicas, momentos na descrição, elementos simbólicos e importância no desenrolar da acção; o Ramalhete: antes, durante e depois.

    - A figura de Afonso da Maia: suas características

 

III - Os princípios educativos:

     a) - A educação de Pedro da Maia:

                     - factores sociais presentes;
                     - factores hereditários;
                     - a inoperância de Afonso da Maia;
                     - consequências desta educação.

     b) - A educação de Carlos da Maia:

                     - Características;
                     - Contraste Carlos > < Eusébio;
                     - Influências hereditárias em Carlos;
                     - Por quem é geralmente focalizada a educação de Carlos;
                     - As etapas na educação.

 

IV - Os tipos de acção em Os Maias:

                     - Delimitação entre acção central e acções secundárias;
                     - Os diferentes momentos antes da acção central (Ver esquema);
                     - De que modo confluem na personagem de Carlos da Maia

         Os momentos da acção central:
                     a) - Comparação entre o início e o final;
                     b) - Verificação de como o 1º conjunto encontra o 2º;
                     c) - Distinção entre plano horizontal da acção e plano vertical:
                              - na horizontal -> o decurso da acção;
                              - como é que cada um dos momentos se apresenta:
                                p. ex.: - contraste entre dois tipos de amor: Gouvarinho e
                                  Maria Eduarda.
                                            - diferenças entre essas duas ligações:
                                                - a nível do elemento feminino;
                                                - ao nível da forma como essas ligações se
                                                             estabelecem, i. é., quem procura quem;
                                                - elementos que contribuem para uma maior ou
                                                             consolidação dessa ligação;
                                                - o desenrolar da ligação mais forte: etapas até
                                                            à ruptura;
                                                - as reacções de Carlos e Mª Eduarda na Toca.

 

V - As funções das personagens:
          a) - Levantamento das personagens mais importantes: (Ficha auxiliar);
          b) - Caracterização das personagens (Rever conhecimentos relativos
                        às categorias da narrativas);
          c) - Contributos das personagens ao nível da:
                     - crítica social;
                     - da acção (como contribuem, influenciam ou interferem com
                             Carlos, p. ex.);
          d) - Classificação das personagens enquanto coadjuvantes ou
                             oponentes

 

VI - Os diferentes tipos de espaço em Os Maias:

          - o estrangeiro: quais os países e sua importância para a diegese;
          - o espaço nacional: rural e urbano (diferentes tipos);
          - o espaço social

 

VII - O probl. do tempo romanesco:  isocronia ou anisocronia:

           (Ver esquema da estrutura) 
           - tempo romanesco curto = período cronológico longo
           - tempo romanesco longo = período cronológico curto

 

VIII - Análise das principais acções secundárias, tendo em conta a articulação com a acção central, as personagens e respectivas funções desempenhadas:

               - a paixão da Gouvarinho;
               - o jantar no Hotel Central;
               - o passeio a Sintra;
               - os serões no Ramalhete;
               - os serões nos Gouvarinho e nos Cohen;
               - o episódio do hipódromo;
               - o sarau da Trindade;
               - na redacção do jornal "A Tarde";
               - os serões na província: St.ª Olávia;
               - os serões em Coimbra;
                               etc.

 

IX - Os diferentes modos de expressão literária e características estilísticas:

                  - as descrições: tipos e técnicas utilizadas pelo autor;
                  - as narrações;
                  - os diálogos: tipos de discurso (directo, indirecto e indirecto livre) -
                                     
estes conceitos foram estudados em unidade anterior.


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