Pormenor do retrato a óleo de José Estêvão existente na sala de professores.

Escola Secundária José Estêvão
SEUC - Nível Secundário

 
Unidade 11 - PORTUGUÊS


PLANO DE ESTUDO - modelo 1

EÇA DE QUEIRÓS - Os Maias

 

I - O Contexto histórico-cultural da obra

Partindo dos textos do Guia da pág. 4-19, procure responder às seguintes questões:

1 - Em que contexto histórico surgiu o realismo em Portugal?
2 - Quem pertencia à “Geração de 70” e quais os seus ideais?
3 - Em que consistiu a Questão Coimbrã?
4 - Como deu esta “Geração” continuidade aos seus ideais, em Lisboa?
5 - Defina duas fases da vivência da Geração de 70.
6 - Refira três aspectos da vida de Eça de Queirós que lhe pareçam significativos.
7 - Como entendia Eça de Queirós a literatura? Aponte as principais características do Realismo e do Naturalismo.

 

II - Análise da obra “Os Maias”

1 - REVISÃO do estudo das categorias da narrativa (acção, espaço, tempo, personagem e narrador). A leitura das questões das págs. 20-22 pode lembrar aspectos gerais a ter em conta na leitura e análise da obra.

2 - LEITURA, na íntegra, dos primeiros quatro cap.s da obra.

3 - ACÇÃO:

- estudar págs. 23-27 (título e subtítulo / acção principal e acções secundárias);
- estudar págs. 27-35 (acção secundária e aspectos do trágico presentes na obra).

4 - PERSONAGENS:

- estudar das págs. 36- 46 (Afonso da Maia, Maria Eduarda, João da Ega e Carlos da Maia).

5 - NARRADOR, ESPAÇO E TEMPO - estudar págs. 47- 58.

6 - A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO:

- estudar págs. 80-85 (análise comparativa de dois modelos de educação, o conservador português e o inglês);
- recordar os princípios do naturalismo (págs. 18 e 19) e relacionar com esta análise comparativa;

- estudar págs. 58-65 (ainda a educação; juventude de Carlos e sua instalação em Lisboa – a crónica de costumes / a crítica social).

7 - LINGUAGEM E ESTILO (características da prosa queirosiana):

- estudar págs. 86-102 (recursos de estilo; o discurso indirecto livre; a descrição impressionista).

8 - LEITURA, na íntegra, do cap. VI.

9 - A CRÓNICA DE COSTUMES (os “episódios da vida romântica”):

- estudar págs. 66-76 (o “episódio do Hotel Central”, a crítica à política, às finanças, aos costumes, à mentalidade da alta sociedade lisboeta, às questões literárias; as personagens- tipo e seu papel na intenção crítica da obra);
- ler págs. 77-79 (outros exemplos de crónica de costumes).

10 - LEITURA DE OUTROS EXCERTOS SIGNIFICATIVOS DA OBRA:

- “episódio das corridas no Hipódromo” (cap. X);
- “episódio da ida ao Jornal” (cap. XV);
- “episódio do sarau da Trindade” (cap. XVI);

- excertos presentes no Guia (págs. 103-112).

11 - O EPÍLOGO:

- ler, na íntegra, o último capítulo;
- estudar págs. 113-120.

12 - SÍNTESE de conhecimentos

Ver ainda outro esquema de estudo da obra. - modelo 2

Página anterior   Página inicial   Página seguinte