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farol n.º 30 - mil novecentos e sessenta e oito ♦ sessenta e nove, págs. 23 a 25.

6 horas de Brands Hatch

José António da Silva Alves Moreira
 

Terceiro prova do Campeonato Mundial de Marcas, as 500 MILHAS DE BRANDS HATCH, agora denominada por 6 HORAS DE BRANDS HATCH, trouxeram a primeira vitória da «escuderia» alemã – PORSCHE.

Presentes a PORSCHE com quatro protótipos 3L, a Lola com seis carros, a FERRARI com um 312 p, John Wyer com dois (um GT 40 e um / 24 / MIRAGE-BRM), Alan Mann com dois FORD protótipos 3 L, CHEVROM com um e LOTUS também com um.

Máquinas e pilotos:
  FERRARI 312 p Pedro Rodrigues e Chris Amon
  PORSCHE 908 Silfert e Redman
    Elford e Atwood
    Mitter e Schutz
    Stommelen e Herrman
  PORSCHE 907 Luís e Kauhsen
  LOLA CHEVROLT Bonnier e Muller
    Taylor e Dibley
    Hawkins e Guy Willems
    Revson e Axelson
    Craft e Liddell
    Piper Pierpoint
    Widows e Norinder
  MIRAGE-BRM Ickx e Oliver
  FORD GT 40 Hobbs e Hailwood
    Juncadella e Spite
  LOTUS 62 Miler e Muir
  CHEVROM-BMW Wisell e Hine
     

Logo no início Amon apoderou-se do 1.º lugar seguido por Siflert, Bonnier, Mitter e Taylor. No fim da primeira volta os dois primeiros já se encontravam isolados. À 5.ª volta Silfert tomou o comando, começando a distanciar-se progressivamente. Hobb, Bonnier, Revson e Amon encostaram às «boxes» , este último com um furo.

Com uma hora de prova Siflert comandava destacado. Vinham depois Elford, Mitter, Amon, Herrman, Hwkins e Ichkx.

Rodriguez substituiu Amon. Entretanto, Siffert passou por Elford, ganhando uma volta de avanço. Luís e Wisel foram vítimas de acidentes e abandonaram.

Com duas horas decorridas, três Porsches ocupavam os primeiros lugares e em quarto rolava Rodrigues. O Mirage abandonou e os Lolas debatiam-se com vários problemas.

Às três horas de prova a classificação dos quatro mantinha-se. A Ferrari tentava a recuperação e conseguiu atingir o 3.º, mas pouco depois parava para reabastecer. Os Lolas continuavam com sérios problemas. Bonnier despistava-se e desistia, pois o Lola ficou destroçado.

Stommelen passa sobre esses destroços, rompendo o depósito de gasolina. Perdeu então o quarto lugar, que foi ocupado pela Ferrari. / 25 /


CLASSIFICAÇÃO FINAL
  1.º Siffert - Repman Porsche 908

227

voltas
  2.º Elford - Atwood Porsche 908

225

voltas
  3.º Mitter - Schutz Porsche 908 223 voltas
  4.º Amon - Rodriguez Ferrari 312 p 207 voltas
  5.º Hobbs - Hailwood Ford GT 40 207 voltas
  6.º Stammelen - Herrman Porsche 908 205 voltas
  7.º Wisell - Hine Chevron-BMW 203 voltas
  8.º Calrt - Liddell Lola - Chevrolet 203 voltas

Saliente-se a vitória da Porsche com três máquinas nos três primeiros lugares. Por mera infelicidade Stommelen não classificou a sua máquina em quarto lugar. Este facto patenteia bem o esforço dos germânicos para alcançarem uma boa posição no desporto automóvel mundial.

Quando sair o Farol já se terá efectuado a quarta prova deste ano. Aguardamos os resultados.

 

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11-06-2018