José António da Silva
Alves Moreira
Terceiro
prova do Campeonato Mundial de Marcas, as 500 MILHAS DE BRANDS HATCH,
agora denominada por 6 HORAS DE BRANDS HATCH, trouxeram a primeira vitória da
«escuderia» alemã – PORSCHE.
Presentes a PORSCHE com
quatro protótipos 3L, a Lola com seis
carros, a FERRARI com um 312 p, John Wyer com dois (um GT 40 e um
/
24 /
MIRAGE-BRM), Alan Mann com dois FORD protótipos 3 L, CHEVROM com um e
LOTUS também com um.
Máquinas e pilotos:
|
FERRARI 312 p |
Pedro Rodrigues e Chris Amon |
|
PORSCHE 908 |
Silfert e Redman |
|
|
Elford e Atwood |
|
|
Mitter e Schutz |
|
|
Stommelen e Herrman |
|
PORSCHE 907 |
Luís e Kauhsen |
|
LOLA CHEVROLT |
Bonnier e Muller |
|
|
Taylor e Dibley |
|
|
Hawkins e Guy Willems |
|
|
Revson e Axelson |
|
|
Craft e Liddell |
|
|
Piper Pierpoint |
|
|
Widows e Norinder |
|
MIRAGE-BRM |
Ickx e Oliver |
|
FORD GT 40 |
Hobbs e Hailwood |
|
|
Juncadella e Spite |
|
LOTUS 62 |
Miler e Muir |
|
CHEVROM-BMW |
Wisell e Hine |
|
|
|
Logo no início Amon apoderou-se do 1.º lugar seguido por Siflert,
Bonnier, Mitter e Taylor. No fim da primeira volta os dois primeiros
já
se encontravam isolados. À 5.ª volta Silfert tomou o comando, começando a distanciar-se progressivamente. Hobb, Bonnier, Revson e Amon
encostaram às «boxes» , este último com um furo.
Com uma hora de prova Siflert comandava destacado. Vinham
depois Elford, Mitter, Amon, Herrman, Hwkins e Ichkx.
Rodriguez substituiu Amon. Entretanto, Siffert passou por Elford, ganhando uma volta de avanço.
Luís e Wisel foram vítimas de acidentes
e abandonaram.
Com duas horas decorridas, três Porsches ocupavam os primeiros
lugares e em quarto rolava Rodrigues. O Mirage abandonou e os Lolas
debatiam-se com vários problemas.
Às três horas de prova a classificação dos quatro mantinha-se. A
Ferrari tentava a recuperação e conseguiu atingir o 3.º, mas pouco
depois parava para reabastecer. Os Lolas continuavam com sérios problemas. Bonnier despistava-se e desistia, pois o Lola ficou destroçado.
Stommelen passa sobre esses destroços, rompendo o depósito de gasolina. Perdeu então
o quarto lugar, que foi ocupado pela Ferrari.
/ 25 /
CLASSIFICAÇÃO FINAL
|
1.º Siffert - Repman |
Porsche 908 |
227 |
voltas |
|
2.º Elford - Atwood |
Porsche 908 |
225 |
voltas |
|
3.º Mitter - Schutz |
Porsche 908 |
223 |
voltas |
|
4.º Amon - Rodriguez |
Ferrari 312 p |
207 |
voltas |
|
5.º Hobbs - Hailwood |
Ford GT 40 |
207 |
voltas |
|
6.º Stammelen - Herrman |
Porsche 908 |
205 |
voltas |
|
7.º Wisell - Hine |
Chevron-BMW |
203 |
voltas |
|
8.º Calrt - Liddell |
Lola - Chevrolet |
203 |
voltas |
Saliente-se a vitória da Porsche com três máquinas nos três primeiros lugares. Por mera infelicidade Stommelen não classificou a sua
máquina em quarto lugar. Este facto patenteia bem o esforço dos
germânicos para alcançarem uma boa posição no desporto automóvel
mundial.
Quando sair o Farol já se terá efectuado a quarta prova deste ano.
Aguardamos os resultados. |