Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 28 - mil novecentos e sessenta e oito ♦ sessenta e nove, pág. 12.

Sociedade Central de Cervejas

SINÓNIMO DE PROGRESSO

João de Freitas Raposo
Mário Júlio Varela

REALIZOU-SE no dia 22 de Junho do ano lectivo findo o cocktail organizado pelos Agentes no Distrito de Aveiro da Sociedade Central de Cervejas, a fim de serem distribuídas à Imprensa Regional informações relativas à nova Fábrica Vialonga, cuja inauguração estava então a decorrer com a presença de Sua Excelência o Chefe do Estado.

Num gesto simpático e que muito nos sensibilizou, foi solicitada a presença do Farol numa reunião em que tomaram parte representantes dos mais categorizados órgãos informativos regionais.

O cocktail, que teve a duração de cerca de três horas, decorreu em ambiente de boa disposição, tendo o Ex.mo Sr. Ulisses Pereira, representante no distrito da Sociedade Central de Cervejas, proferido umas breves palavras em que explicou a razão de ser daquele encontro, e nos falou um pouco da nova fábrica de Vialonga. Foi-nos fornecida a seguir documentação mais detalhada sobre tão grandioso empreendimento.

Assim, a nova fábrica vem substituir as três que a Sociedade Central de Cervejas administrava em Lisboa, produzindo-se nela refrigerantes e três categorizadas marcas de cerveja. A área de construção ocupada por esta obra, que se situa junto do nó de Alverca, na Auto-Estrada do Norte, é de 90 000 m2.

As obras, iniciadas em Setembro de 66, mobilizaram 25 empresas de construção com mais de um milhar de trabalhadores em actividade.

Equipada com a mais moderna maquinaria, a sua capacidade de produção anual é de 110 milhões de litros de cerveja, 25 milhões de litros de refrigerantes e 15.000 toneladas de malte, o que permite afirmar que se trata de uma das mais vastas unidades fabris cervejeiras da Europa, constituindo urna notável participação da Sociedade Central de Cervejas para o desenvolvimento da economia do País.

Ao terminar esta breve exposição sobre o que é a nova Fábrica de Vialonga, o «Farol» renova os seus agradecimentos aos Agentes do Distrito de Aveiro da Sociedade Central de Cervejas por terem reconhecido ao nosso modesto jornal nível equiparado ao dos órgãos informativos de vulto do distrito.

 

página anterior início página seguinte

09-06-2018