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farol n.º 16 - mil novecentos e sessenta e quatro ♦ sessenta e cinco, págs. 11 e 12.

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 1º Ciclo

É Dia de Romaria

Mendes Maia
(2.º ano)
 

Os dias de romaria são os dias de festa que se celebram, geralmente, em honra de santos.

A romaria que eu vou descrever é a de S. Gonçalinho que se celebra anualmente nos dias nove, dez e onze de Janeiro.

Nos dias anteriores a estes ornamentam-se as ruas próximas da capela, principalmente o Largo da Praça do Peixe.

No dia 9 deste ano, não houve praticamente nada que mereça referência. No dia dez, logo de manhãzinha cedo, rebentam os foguetes e os «Zé P'reiras» vão pelas ruas da cidade a tocar as suas gaitas de fole, caixas e tambores. É uma alegria...

À tarde «chovem» cavacas em torno da capela, atiradas da torre por pessoas que fizeram promessas ao S. Gonçalinho e outras que as não fizeram.

O povo canta e dança. Depois faz-se o leilão das prendas das «pastorinhas».

De quando em quando os foguetes estouram.

Os altares dentro da capela são enfeitados com dezenas de flores e velas.

À noite acendem as lâmpadas das ornamentações e há concertos.

No dia onze «choveram» muito mais cavacas, porque, segundo parece, o Beira-Mar, por ter ganho no Domingo, atirou com cinquenta quilos delas. O resto passou-se como no dia anterior; só à noite é que houve um jantar oferecido aos mordomos e às pessoas que deram o seu esforço para enfeitarem a capela, principalmente os altares. Houve o tradicional baile das pastorinhas e uma salva de fogo de artifício.

Esta é uma das melhores romarias de Aveiro.


Breve história do Avião

António Gaioso
(2.º ano)
 

Logo que o homem viu resolvida a dificuldade de se deslocar através da água – e isso aconteceu quando verificou que a madeira flutuava facilmente – desejou conquistar o espaço. Pensou então que, tal como os pássaros, seria possível, com o auxílio dumas asas, elevar-se no ar, mas depressa verificou que esse processo não resultava, antes causou a morte a vários que o tentaram. Entre os vários precursores da aviação, destaca-se Leonardo de Vinci a quem se deve o primeiro desenho de aparelhos voadores.

Nesta altura não posso deixar de referir-me ao português Bartolomeu de Gusmão, professor catedrático da Universidade de Coimbra, que, em 5 de Agosto de 1709, / 12 / fez a primeira ascensão na sua notável «Passarola» o que deu origem a calorosas discussões.

Ingleses, alemães, franceses, todos fizeram várias tentativas empregando engenhos que, embora não resultassem, ajudaram a tornar realidade o primeiro aeroplano. Isto aconteceu em 1903, data em que os irmãos Wright conseguiram tripular o primeiro aparelho a motor de explosão. Este triunfo fez crescer o interesse pela aviação e, assim, em 1906 o brasileiro Santos Dumont voou 210 metros, sendo considerado o primeiro homem que, verdadeiramente, conseguiu voar. Daí para cá, a história da aviação tem sido um continuo progresso. Aparelhos das mais variadas formas foram sucessivamente aparecendo. Em 1909, o francês Blériot fez a travessia do Canal da Mancha, ligando a França à Inglaterra em 37 minutos.

Em 1910 nasce, o transporte aéreo. Durante a guerra de 1914, apareceram os primeiros «caças».

Em 1922, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, dois portugueses intrépidos, fizeram a viagem de Lisboa ao Rio de Janeiro, atravessando, assim, pela primeira vez, o Atlântico. E a aviação continuou no seu ritmo assombroso: do pequeno avião de estrutura de madeira e asas de lona que se movia a velocidade reduzida, chegámos aos enormes aviões que se deslocam a velocidades espantosas.

 

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08-06-2018