Mendes Maia
(2.º ano)
Os dias de
romaria são os dias de festa que se celebram, geralmente, em honra
de santos.
A romaria que eu vou descrever é a de S. Gonçalinho que se celebra
anualmente nos dias nove, dez e onze de Janeiro.
Nos dias anteriores a estes ornamentam-se as ruas próximas da
capela, principalmente o Largo da Praça do Peixe.
No dia 9 deste ano, não houve praticamente nada que mereça
referência. No dia dez, logo de manhãzinha cedo, rebentam os
foguetes e os «Zé P'reiras» vão pelas ruas da cidade a tocar as
suas gaitas de fole, caixas e tambores. É uma alegria...
À tarde «chovem» cavacas em torno da capela, atiradas da torre por
pessoas que fizeram promessas ao S. Gonçalinho e outras
que as não fizeram.
O povo canta e dança.
Depois faz-se o leilão das prendas das «pastorinhas».
De quando em quando os
foguetes estouram.
Os altares dentro da capela são enfeitados com dezenas de flores e
velas.
À noite acendem as lâmpadas
das ornamentações e há concertos.
No dia onze «choveram» muito mais cavacas, porque, segundo parece,
o Beira-Mar, por ter ganho no Domingo, atirou com cinquenta quilos
delas. O resto passou-se como no dia anterior; só à noite é que
houve um jantar oferecido aos mordomos e às pessoas que deram o seu
esforço para enfeitarem a capela, principalmente os altares. Houve
o tradicional baile das pastorinhas e uma salva de fogo de
artifício.
Esta é uma das melhores romarias de Aveiro. |
António Gaioso
(2.º ano)
Logo que o homem
viu resolvida a dificuldade de se deslocar através da água – e isso aconteceu quando verificou que a
madeira flutuava facilmente – desejou conquistar o espaço. Pensou então que, tal como os pássaros,
seria possível, com o auxílio dumas asas, elevar-se no ar, mas
depressa verificou que esse processo não resultava, antes causou a morte a vários que o tentaram. Entre os vários precursores da
aviação, destaca-se Leonardo de Vinci a quem se deve o primeiro
desenho de aparelhos voadores.
Nesta altura não posso deixar de referir-me ao português Bartolomeu
de Gusmão, professor catedrático da Universidade de Coimbra, que, em
5 de Agosto de 1709,
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fez a primeira ascensão na sua
notável «Passarola» o que deu origem a calorosas discussões.
Ingleses, alemães, franceses,
todos fizeram várias tentativas empregando engenhos que, embora
não resultassem, ajudaram a tornar realidade o primeiro aeroplano. Isto aconteceu em 1903, data em que os irmãos Wright
conseguiram tripular o primeiro aparelho a motor de explosão. Este
triunfo fez crescer o interesse pela
aviação e, assim, em 1906 o brasileiro Santos Dumont voou 210
metros, sendo considerado o primeiro homem que, verdadeiramente, conseguiu voar. Daí para cá, a história da aviação tem sido um
continuo progresso. Aparelhos das mais variadas formas foram sucessivamente aparecendo. Em 1909,
o francês Blériot fez a travessia
do Canal da Mancha, ligando a
França à Inglaterra em 37 minutos.
Em 1910 nasce, o transporte
aéreo. Durante a guerra de 1914, apareceram os primeiros «caças».
Em 1922, Gago Coutinho e
Sacadura Cabral, dois portugueses
intrépidos, fizeram a viagem de
Lisboa ao Rio de Janeiro, atravessando, assim, pela primeira vez,
o Atlântico. E a aviação continuou
no seu ritmo assombroso: do pequeno avião de estrutura de madeira e asas de lona que se movia
a velocidade reduzida, chegámos
aos enormes aviões que se deslocam a velocidades espantosas. |