Guião Informativo

Experiências culinárias/gordelícias

Paprikás csirke e galuska

Para começar, um dos elementos-chave da culinária húngara: a paprica (luzinhas piscando). Esse condimento tem duas versões, doce e picante, e é o que você mais encontra no Mercado Central como souvenir alimentício. A páprikas csirke nada mais é que galinha com um molho cremoso de paprica, servida muitas vezes com outra comida típica: galuska, uma massa feita de ovo, farinha e sal e jogada em pedaços em água fervente, resultando em bolotinhas disformes como essas da foto. Ela também é chamada de nokedli e é igual ao spätzle, comido na Alemanha, Suíça, Áustria e alguns outros países.

Porkolt

É um ensopado de carne, normalmente cortada em cubos, temperada com paprica e acompanhada por vegetais. Ele pode ser comido com pão ou batatas cozidas, por exemplo, e assim como muitas outras comidas húngaras, costuma ser cozinhado em gordura de porco.
 

Palacsinta

Essas são, basicamente, crepes (ou panquecas). Ainda assim, são tratadas como prato nacional – sendo servidas sempre enroladas, nunca dobradas como em França. Os recheios são muito variados e incluem opções doces e salgadas.

Pogácha

Afinal, é só um pãozinho, parecido com os “scones” ingleses. Normalmente é coberto com queijo gratinado, mas também é feito em muitas variações, como integral ou com diferentes sabores.

Lecso

Uma mistura de vegetais como tomate, cebola e pimentão, que lembra o famoso ratatouille encontrado na França. A diferença aqui, claro, é que o prato ganha a cor e o sabor mais intenso da paprica típica da Hungria.

Kurtoscalaks

Uma massa enrolada em forma de cilindro e assada, coberta com canela e açúcar (meu preferido!) ou uma mistura de nozes e açúcar. Tente comprar um quentinho, recém-saído do forno, que fica muito mais gostoso. Em inglês ele costuma ser chamado de “chimney cake”.

Töltött aranygaluska

Sobremesa judaica, o seu nome "aranygaluska" significa literalmente "bolinho de ouro". São umas bolinhas de massa que são mergulhadas em açúcar e canela e depois assadas.

Há várias versões como por exemplo com recheio de frutos vermelhos e com um molho quente de baunilha.

Sopa Goulash


Sopa típica húngara, é um ensopado rico e farto feito de carne, batata, cebola, cenoura, paprica e outros temperos. Vem servido com uma fatia de pão.

Toltott Káposzta

Repolho recheado com carne de porco e paprica com cobertura de leite.

Somlói Galuska

Trata-se de um bolo de chocolate “esponjoso” salpicado com rum e baunilha e coberto com chocolate e chantilly.  

Lángos

A pizza húngara, que depois de frita é coberta com vários ingredientes; pode ser doce ou salgado.

Halászlé

É a sopa de pescador da Hungria, feita com peixes do rio e com muita paprica.

Fatányéros

É o prato ideal para quem quer experimentar vários tipos de carne de uma só vez, no fundo é como o nosso misto de carnes, mas em vez das carnes virem grelhadas elas são panadas.

 

Página anterior Índice Página seguinte

12