CONGRESSO / 70
 

Teses e Comunicações
 

Quinta-feira, 10

 

1.ª SESSÃO DE TRABALHOS − Às 9.30 horas

1.ª TESE: «Defesa contra o fogo − campanha nas escolas primárias», pelo Dr. Lúcio de Jesus Lemos, Comandante do Corpo Privativo de Bombeiros Voluntários da Companhia Portuguesa de Celulose − Cacia.

2.ª TESE: «As matas − o fogo − o Bombeiro voluntário», pelo Eng.º José António da Piedade Laranjeira, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

3.ª TESE: «Idade de recrutamento e seus reflexos na vida das Corporações», pelo Tenente Francisco França de Sousa, Comandante dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses.

4.ª TESE: «O voluntariado e as dificuldades com o recrutamento de pessoal, por Augusto da Silva Henriques, Chefe dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

         ▪  Hora provável de encerramento: 13 horas

 

2.ª SESSÃO DE TRABALHOS − Às 15 horas

1.ª TESE: «Rumos para o Voluntariado; uma contribuição para o seu estudo», por José Acúrcio, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

2.ª TESE: «O primado do espírito na formação do bombeiro», pelo Eng.º Pedro F. Albuquerque Barbosa, Vice-Presidente dos Congressos dos Bombeiros Portugueses.

3.ª TESE: «Acidentes de viação e outros», pelo Eng.º José António da Piedade Laranjeira, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

4.ª TESE: «Posição pessoal e social do voluntário», por Abel Ferreira de Castro, Director da Associação Visiense de Bombeiros Voluntários.

5.ª TESE: «Organização de socorros à escala nacional», por José Nunes Martins, Ajudante de Comando dos Bombeiros Voluntários Espinhenses.

         ▪  Hora provável de encerramento: 19.30 horas

/ 6 /

Sexta-feira, 11

3.ª SESSÃO DE TRABALHOS − Às 9.30 horas

1.ª TESE: «Como extrair o maior rendimento do binómio bombeiros-empresas industriais», pelo Dr. Lúcio de Jesus Lemos, Comandante do Corpo Privativo de Bombeiros Voluntários da Companhia Portuguesa de Celulose − Cacia.

2.ª TESE: «Os Corpos de Bombeiros Voluntários e os piquetes de prevenção nas casas de espectáculos públicos», por J. L. de Figueiredo, Presidente do Conselho Fiscal dos Bombeiros Voluntários de Braga.

3.ª TESE: «Criação de flâmula para as Inspecções de Incêndios», por António Vitorino Portal, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

         ▪ Hora provável de encerramento: 11.30 horas

 

4.ª SESSÃO DE TRABALHOS − Às 21.30 horas

1.ª TESE: «Protecção de bermas de estradas», por António Vitorino Portal, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

2.ª TESE: «Impostos», por Jorge Teles, Director dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique.

3.ª TESE: «Palavras com vista à criação de um organismo superior e autónomo», pelo Dr. David Cristo, Presidente da Direcção da Companhia Voluntária de Salvação Pública «Guilherme Gomes Fernandes», de Aveiro.

4.ª TESE: «A prestação gratuita de serviços na perspectiva cristã», por D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro.

         ▪  Hora provável de encerramento: 00.10 horas de sábado

 

Obs. −  1) As teses não são lidas.

              2) Cada autor dispõe dos 10 minutos iniciais, no máximo, para resumo do seu tema.

                   3) Prevê-se a duração média de 30 minutos para discussão de cada tese.

 

 

Página anterior Índice de Conteúdos Página seguinte

5 e 6