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                Relatório da Comissão Executiva Abril-Junho 2000 
                
                1. De Março até Junho, o Conselho Executivo 
                acompanha as actividades da escola como facilitador das 
                iniciativas dos diversos colectivos. Neste período, realizam-se 
                todas as actividades de fecho do ano lectivo em curso e 
                prepara-se a abertura do ano lectivo 2000/20001. 
                
                a) As iniciativas das turmas, em especial todas 
                as que se referem às visitas de estudo e à área escola, 
                traduzem-se agora em actividades de execução dos planos feitos. 
                Foram efectuadas dezenas de visitas de estudo que contaram com o 
                apoio logístico do Conselho Executivo. Algumas destas visitas de 
                estudo foram decididas e completamente dirigidas pelos 
                professores de determinadas disciplinas, em especial dos 
                departamentos de Língua Portuguesa e de Ciências Experimentais 
                e, em alguns casos, pelos núcleos de estágio. 
                
                Um grande número de projectos da área escola das 
                turmas, combinados com iniciativas dos grupos, animaram a escola 
                durante vários dias de Março e de Abril. A animação em volta dos 
                dias da área-escola ultrapassam as iniciativas das turmas, para 
                se afirmarem como animação da comunidade escolar a partir da 
                actividade específica dos diversos departamentos. São exemplos 
                eloquentes de animação, que deve continuar, a semana da ciência 
                (com os jogos de ciência, os laboratórios interactivos, etc.), 
                as exposições artísticas, etc. Realizaram-se várias animações 
                dirigidas por outros grupos e núcleos de estágio. Merecem 
                destaque especial as iniciativas de divulgação científica por 
                parte dos estagiários de ciências e as iniciativas de divulgação 
                do Latim pelo núcleo de estágio de Português e Latim (pedy 
                papyrus, por exemplo) 
                
                b) Merecem destaque especial as iniciativas dos 
                grupos de docentes viradas para a animação da comunidade e que 
                se constituem em afirmação da escola para o exterior. 
                
                A participação da escola no Ano Mundial, 
                Matemática com o seu monumento fractal de papel teve um impacto 
                especial quer por ter mobilizado a comunidade escolar (alunos e 
                funcionários e professores) na sua construção e na sessão da sua 
                inauguração quer pelo impacto produzido para o exterior da 
                escola como projecto original diferente de todos os outros que 
                participaram no grande projecto nacional do 'Poliedro na Escola' 
                dinamizado pela APM – Associação de Professores de Matemática. 
                
                c) Ainda durante este período e sempre 
                acompanhados por professores, estudantes e grupos de estudantes 
                conquistaram destaque especial. A participação nas Olimpíadas de 
                Matemática não foi além das eliminatórias secundárias. Convém 
                atentar nesta participação em que a escola tem grandes tradições 
                e não está a obter resultados significativos, de há uns anos a 
                esta parte. Também no campo do desporto escolar, a escola desceu 
                muito na actividade competitiva inter-escolas, o que levanta 
                interrogações sérias sobre a actividade da escola nesta área. Há 
                constrangimentos a nível da organização escolar e a nível da 
                coordenação distrital que importa acompanhar. 
                
                No campo das Olimpíadas de Química, a equipa da 
                escola ganhou colectivamente e uma das alunas conquistou o 
                primeiro lugar, o que aconteceu pela primeira vez. Também um 
                aluno da escola chegou à final das Olimpíadas de Informática 
                tendo conquistado o 2.º lugar. Um grupo de alunos do 11.º ano 
                concorreu a um concurso nacional, com um trabalho de projecto 
                realizado a nível da área escola sobre alimentos transgénicos, 
                tendo conquistado o 2.º lugar. Os estudantes de artes realizaram 
                diversas exposições (uma delas na Biblioteca Municipal) que 
                mostram uma grande originalidade nesta área. Houve também 
                participações 
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                significativas para o exterior do Clube de Fotografia. 
                
                d) Os concursos literário e de artes plásticas da 
                escola tiveram mais uma edição com bons resultados interna e 
                externamente. 
                
                2. Na semana em volta de 25 de Maio, realizou-se 
                uma exposição sobre os eclipses e no dia 25 de Maio houve 
                animação científica para centenas de alunos do básico e do 
                secundário com a instalação de um planetário na sala de 
                audiovisuais. Já em Junho, motivada pela professora de 
                Português, uma aluna trouxe para o átrio da escola uma exposição 
                sobre Fernando Pessoa com materiais do Museu da Palhaça. A 
                animação do átrio central esteve sempre a cargo do Clube de 
                Fotografia. Mas, por iniciativa de professores, o átrio central 
                também acolheu exposições de têxteis e bordados e de artes 
                plásticas. Estas últimas adquiriram uma exuberância especial na 
                ocupação do corredor do 1.º andar. 
                
                3. Com o apoio do Conselho Pedagógico e da 
                Assembleia, o Conselho Executivo preparou e realizou uma sessão 
                pública de entrega dos prémios aos alunos e professores que se 
                destacaram nos concursos literários, científicos, desportivos e 
                artísticos. Nessa sessão, também foram distinguidos estudantes 
                (especial destaque para os alunos do ensino recorrente e para os 
                alunos provenientes dos países de língua oficial portuguesa que 
                receberam distinção pela primeira vez em realizações da escola). 
                Finalmente a sessão serviu para distinguir dois alunos (que além 
                do seu excelente aproveitamento escolar desempenham tarefas de 
                direcção na escola), dois funcionários não docentes e dois 
                docentes. A sessão abre perspectivas de actuação para a emulação 
                positiva de alunos e famílias e do corpo de funcionários da 
                escola. 
                
                4. Convém destacar a acção do sector dos cursos 
                de ensino recorrente da sede que, neste período, publicaram o 
                seu primeiro jornal (“Alternativas”) e realizaram diversos 
                convívios e exposições, uns da iniciativa dos estudantes e/ou 
                outros da iniciativa dos professores. 
                
                5. No campo da formação de professores e 
                restantes funcionários, a escola manteve a sua ligação ao Centro 
                de Formação. Os funcionários auxiliares de acção educativa e 
                administrativos inscrevem-se e participam em acções de formação 
                do Centro. Os professores têm participado em acções de formação 
                e o Conselho Pedagógico tem-se feito representar nos órgãos do 
                Centro que decidem sobre as necessidades de formação. 
                
                Internamente, os professores têm-se organizado 
                para realizar acções de curta duração na escola, em especial, 
                pela iniciativa dos núcleos de estágio. Para outros 
                funcionários, a Coordenação dos Directores de Turma e a 
                Psicóloga Escolar tomaram iniciativas de curta duração. 
                
                6. No campo disciplinar, realizaram-se algumas 
                iniciativas com medidas educativas disciplinares. Os Conselhos 
                de Turma contaram com a presença dos alunos e pais e fez-se 
                algum trabalho de análise da situação (particularmente do ensino 
                básico). Estamos longe de compreender o fenómeno dos 
                comportamentos dos alunos do ensino básico. Sabe-mos que, para 
                além da acção sobre os estudantes do ensino básico, é necessário 
                haver intervenção relativamente aos pais e encarregados de 
                educação. O Conselho Executivo tomou iniciativas particulares 
                sobre estudantes (individual e colectivamente para o 8.º ano) na 
                interrupção de actividades lectivas no Carnaval. O Presidente do 
                Conselho Executivo respondeu perante algumas turmas sobre 
                reclamações apresentadas à actuação de professores ou de 
                comissões de organização da escola. 
                
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                A actividade disciplinar sobre professores e 
                funcionários não merece referência especial, por não haver 
                medidas ou processos disciplinares. Só se mantém um processo de 
                abandono do lugar movido contra um funcionário deslocado de 
                Macau que nunca chegou a tomar posse. Acompanhámos 
                particularmente a actividade de alguns funcionários docentes e 
                não docentes, porque foram alvo de críticas dos estudantes, 
                cometem erros sistemáticos nos registos ou demonstram um baixo 
                nível de produtividade. 
                
                7. No campo da organização, o Conselho Executivo 
                reuniu com diversos sectores da escola, nomeou as comissões que 
                tratam das grandes tarefas de encerramento deste ano lectivo e 
                as tarefas de lançamento do próximo ano. Ambas as intenções têm 
                estado a trabalhar e a garantir a transição de um ano a outro, 
                incluindo as actividades de formação consideradas necessárias. 
                
                8. Mantém-se a ligação da instituição escolar com 
                as instituições da comunidade (autárquicas e outras), em 
                especial todas aquelas que garantem a prestação de serviços de 
                educação e ensino. Os serviços de educação nos pólos tem 
                cumprido os objectivos de ensino para que foram criados. 
                
                São serviços excepcionais prestados pela escola, 
                com base em protocolos com Câmara e Juntas, Estabelecimento 
                Prisional, Comando da Base Aérea e Paróquia, em que a escola age 
                em representação da Direcção Regional da Educação do Centro. 
                Inicialmente, para as primeiras experiências ainda se pensou em 
                integrar na organização escolar normal a prestação desses 
                serviços. Mas a experiência com os professores do quadro que se 
                consideravam afectados à sede e levantavam problemas sobre 
                deslocações ou se imiscuíam nos protocolos que geriam as 
                iniciativas excepcionais fizeram com que essa actividade se 
                tenha tomado excepcional a todos os títulos, desde a colocação 
                de professores até à manutenção dos serviços. Não há qualquer 
                organização associada a essas iniciativas excepcionais e elas 
                dependem exclusivamente do Conselho Executivo da escola, do 
                Centro da Área Educativa e dos parceiros envolvidos. 
                
                O essencial desse serviço continuam a ser 
                exercido por professores contratados para exercer funções 
                docentes nos pólos. Só extraordinariamente e sob 
                responsabilidade directa do Conselho Executivo se nomeiam 
                professores do quadro para esses serviços. 
                
                9. No que respeita a orçamentos e contas, de que 
                se juntam informações em separado, convém salientar que só muito 
                recentemente se recebeu o orçamento aprovado. Fez-se gestão 
                corrente. 
                
                No que respeita a obras não temos notícias sobre 
                os assuntos do plano anual de actividades que não dependem da 
                nossa vontade. Fizeram-se reparações e substituições de portas e 
                janelas e pouco mais. Não se fizeram aquisições de vulto, a não 
                ser equipamento de reprografia geral. 
                
                Para além dos serviços normais de refeitório e 
                bufete, os serviços dos Assuntos Sociais de Educação apoiaram 
                estudantes em visitas de estudo, em que se incluíam muitas 
                crianças dos jardins de escola e escolas do 1.º ciclo de regiões 
                deprimidas. 
                
                Aveiro, Julho de 2000 
                
                O Conselho Executivo
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