JORNAL
N.º 10

MAIO 1993  Ano V


ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO - AVEIRO
COLABORA NO ENRIQUECIMENTO DO TEU JORNAL

SUMÁRIO

 

Editorial

 

Divulgação

 

Uma canção
para ti

 

Clube de
jornalismo

 

Notícias da
Escola

 

Escrita da
casa

 

Um conto

 

Diversos

 

Passatempos

 

Fac-símile
da 1ª página

 












Notícias da Matemática

A Catarina Pinho, aluna do 9º ano desta Escola, representou a Região Centro na fase final da categoria A das XI OLÍMPIADAS NACIONAIS DE MATEMÁTICA, que tiveram lugar na cidade de Faro, entre 22 e 25 de Abril, tendo ficado em segundo lugar e, como tal, ganhou a medalha de prata. Recorde-se que a Catarina conquistou o direito à fase regional na primeira etapa, que se realizou na E. S. José Estêvão, no dia 3 de Fevereiro. Para esta aluna aqui ficam os parabéns de toda a equipa do Clube de Jornalismo.

No dia 21 de Maio, integrada na Semana da Universidade, vai realizar-se a Final do EQUAMAT III - competição de resolução de questões de Matemática, organizada pela Secção Autónoma de Matemática da Universidade de Aveiro, destinada a alunos da 8º ano das escolas do nosso distrito. Estas estão organizadas em equipas de 3 elementos, com a particularidade das questões serem apresentadas através de um programa de computador. Conta para a classificação não só a capacidade de resolução, mas também o tempo gasto. A representação da nossa escola será constituída por 3 equipas, a seleccionar pelos professores de Matemática do 8º ano. Os interessados em participar poderão inscrever-se ou obter informações junto deles.


Clube de Ecologia

Projectos desenvolvidos pelo clube

1. Reciclagem - papel e pilhas de mercúrio

O papel tem sido recolhido na escola e a câmara colabora levando-o para a fábrica de reciclagem.

As pilhas também têm sido recolhidas e vão ser entregues na câmara, que as colocará em contentores especiais, que não deixam libertar mercúrio para o ambiente. O mercúrio é um metal altamente tóxico; bastará dizer que uma única pilha destas polui a água que quatro pessoas deverão beber durante toda a vida. Dentro deste tema, o clube organizou uma campanha, que consistiu no lançamento de esferográficas biodegradáveis, tendo sido já vendidas cerca de 400, e de sacos de pano multi-usos, na tentativa de motivar as pessoas a diminuírem os sacos de plástico, considerados uma praga por contribuírem para o aumento das lixeiras, dado que não são biodegradáveis.


2. Luta biológica

Vamos criar joaninhas para demonstrar a sua eficácia na destruição de pragas de pulgões e motivar os alunos para o equilíbrio biológico, alertando para o efeito nocivo dos pesticidas. Deveremos aqui lembrar que é precisamente a joaninha o símbolo do nosso Clube de Ecologia.


3. Recolha de plantas medicinais na zona de Aveiro

Com base em pesquisas bibliográficas e estudos de campo, vamos organizar um herbário com plantas medicinais da zona de Aveiro. O nosso objectivo imediato é motivar os alunos para importância da biodiversidade no planeta.


Clube de Informática

Caros colegas,

Este ano o nosso Clube funciona dois dias por semana: às Quartas-Feiras, das 9.30 às 12.30, com a prof. Stela Pinheiro; às Quintas-Feiras, das 14.30 às 16.30, com a colaboração do Bruno Borges, aluno do 12º Ano. Utilizando o material do Projecto Minerva, iniciámos as nossas actividades dando formação aos novos sócios. A formação foi constituída, numa 1ª fase, por uma introdução ao Sistema Operativo MS-DOS; mais tarde, pela utilização do programa First Publisher. Houve ainda quem estivesse a aprender a programar em BASIC.

Elaborámos as regras do Clube e demos sugestões para o seu funcionamento. Foram feitos trabalhos para várias disciplinas, entre as quais a Introdução à Actividade Económica, a História, a Biologia e R. M. C. (Religião Moral e Católica).

Durante o Natal e a Páscoa interrompemos a formação em F. Publisher e fizemos Cartazes, Cartões de Boas Festas, Convites e Calendários, para registo das nossas actividades mensais e semanais, com os programas PrintMaster, NewsMaster e Banner.

No Clube também jogámos e aprendemos a trabalhar com os jogos didácticos existentes na Escola. Queremos ainda aproveitar esta oportunidade para dizer que gostávamos que as empresas fizessem doação de material informático ao Clube, uma vez que o existente na Escola é pouco. Esperamos também que apareçam para ver o que nós fazemos.

Bruno Silva Borges, 12º C                         >>>

Página anterior    Primeira página     Página seguinte