Henrique J. C. de Oliveira - Aveiro, 2001/02

Os Maias de Eça de Queirós

Elaborado por Henrique J. C. de Oliveira em 9-04-2002

Teste de controlo de conhecimentos


1. Leia o excerto apresentado: «Quase desde o berço este notável menino revelara um edificante amor por alfarrábios e por todas as coisas do saber. Ainda gatinhava, e já a sua alegria era estar a um canto, sobre uma esteira, embrulhado num cobertor, folheando in-fólios, com o craniozinho calvo de sábio curvado sobre as letras garrafais da boa doutrina...»

    O modo de expressão literária é a narração

    O modo de expressão literária é a descrição

    O modo de expressão literária é efusão lírica

    O modo de expressão literária é o diálogo

2. Leia o excerto apresentado: «Quase desde o berço este notável menino revelara um edificante amor por alfarrábios e por todas as coisas do saber. Ainda gatinhava, e já a sua alegria era estar a um canto, sobre uma esteira, embrulhado num cobertor, folheando in-fólios, com o craniozinho calvo de sábio curvado sobre as letras garrafais da boa doutrina...»

    A personagem retratada é Pedro da Maia

    A personagem retratada é Carlos Eduardo da Maia

    A personagem retratada é Dâmaso Salcede

    A personagem retratada é Eusebiozinho

3. Leia o excerto apresentado: «Quase desde o berço este notável menino revelara um edificante amor por alfarrábios e por todas as coisas do saber. Ainda gatinhava, e já a sua alegria era estar a um canto, sobre uma esteira, embrulhado num cobertor, folheando in-fólios, com o craniozinho calvo de sábio curvado sobre as letras garrafais da boa doutrina...»

    O principal recurso estilístico é o sarcasmo

    O principal recurso estilístico é a comparação

    O principal recurso estilístico é a metáfora

    O principal recurso estilístico é a ironia

4. Leia o excerto apresentado: «Quase desde o berço este notável menino revelara um edificante amor por alfarrábios e por todas as coisas do saber. Ainda gatinhava, e já a sua alegria era estar a um canto, sobre uma esteira, embrulhado num cobertor, folheando in-fólios, com o craniozinho calvo de sábio curvado sobre as letras garrafais da boa doutrina...»

    Este excerto pertence à acção central

    Este excerto diz respeito ao período da infância de Carlos da Maia

    Este excerto pertence à educação de Pedro da Maia

    Este excerto diz respeito ao período coimbrão de Carlos da Maia

5. Leia o excerto: «Mesmo, segundo o Taveira, ela realmente "fazia-lhe um olhão". E Carlos achava-a picante, com os seus cabelos crespos e ruivos, o narizinho petulante e os olhos escuros, de um grande brilho, dizendo mil coisas. Era deliciosamente bem feita.

    A personagem feminina é Hermengarda, o primeiro amor de Carlos

    A personagem feminina é Encarnación, a grande topada sentimental de Carlos

    A personagem feminina é Raquel Cohen

    A personagem feminina é a Condessa de Gouvarinho

6. Carlos vê pela primeira vez Maria Eduarda...

    ...à entrada do peristilo do Hotel Central.

    ...no Passeio Público

    ...durante uma viagem a Sintra na companhia de Cruges

    ...após as corridas de cavalos

7. No episódio das corridas de cavalos, Eça foca-nos essencialmente a sociedade lisboeta da época. Um dos muitos aspectos críticos focados é...

    ...o elevado grau de civilização à inglesa

    ...é a falta de requinte e de civilidade dos portugueses

    ...a imitação flagrante e fiel do que se passa lá fora

    ...o pôr-se de lado os costumes portugueses

8. Carlos vai pela primeira vez a casa de Maria Eduarda por causa de...

    Mélanie, que estava de cama há dois dias

    Dâmaso, que o quis apresentar a Maria Eduarda

    Miss Sara, que estava doente

    Rosa, que estava doente

9. Carlos instala Maria Eduarda na Toca, que adquiriu...

    ...Cruges

    ...ao Conde de Gouvarinho

    ...a Cohen

    ...ao Craft

10. Maria Eduarda, durante a visita à Toca, é particularmente sensível a vários objectos carregados de simbologia. Entre eles encontrava-se:

    um magnífico tapete persa de cor vede e amarela.

    uma caveira

    uma representação da cabeça degolada de S. João Batista

    um leão empalhado caçado em África

11. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «Dâmaso serve inicialmente de elo de aproximação entre Carlos e Maria Eduarda.»

    Verdadeiro

    Falso

12. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «Carlos publica na Corneta do Diabo um artigo desmascarando Dâmaso por este o ter difamado.»

    Verdadeiro

    Falso

13. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «João da Ega e Vilaça vão a casa de Dâmaso desafiá-lo para um duelo.»

    Verdadeiro

    Falso

14. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «Dâmaso, com receio, escreve uma carta redigida por Ega pedindo que desista da ideia do duelo.»

    Verdadeiro

    Falso

15. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «João da Ega publica a carta de Dâmaso ao vê-lo no Sarau da Trindade na companhia de Raquel Cohen.»

    Verdadeiro

    Falso

16. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «A carta de Dâmaso é publicada no jornal "A Tarde"»

    Verdadeiro

    Falso

17. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «É por causa da publicação da carta de Dâmaso que o Senhor Guimarães vai falar com Ega, vindo este a descobrir a identidade de Maria Eduarda.»

    Verdadeiro

    Falso

18. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «Após a descoberta do incesto, Carlos corta imediata e definitivamente relações com a irmã.»

    Verdadeiro

    Falso

19. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «O avô de Carlos foi uma das pessoas que ajudou a resolver o problema surgido com a descoberta da identidade de Maria Eduarda.»

    Verdadeiro

    Falso

20. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «Maria Eduarda, após saber que Carlos era seu irmão, foi viver para França.»

    Verdadeiro

    Falso

21. Diga se verdadeira ou falsa a afirmação: «Carlos instalou-se mais tarde em França, acabando o resto dos seus dias na companhia da irmã.»

    Verdadeiro

    Falso

 

 

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