Henrique J. C. de Oliveira - Aveiro, 2001/02

Para LACERDA:

 

ASSUNTO: Alguns problemas que seria interessante resolver e que poderão também interessar aos outros formandos.

  

1º - Neste momento, estou a construir com a colaboração de um colega a página do DLRC. Tem uma estrutura muito simples e muito fácil de consultar. Deverá conter várias secções: umas de consulta aberta a todos os professores e à comunidade escolar; outras reservadas apenas aos professores do departamento, como é o caso, p. ex., das actas das reuniões.

 O problema a resolver é: - Como fazer com que certas áreas só sejam acessíveis aos professores do grupo? Mediante login e password, como acontece nas acções frequentadas no Prof2000? Qual a melhor forma? E como fazer?

 Creio que isto é um aspecto importante, que os líderes devem aprender, para uma melhor implementação das TIC nas escolas envolvidas no Prof2000.

 

2º - É muito importante a criação de material com valor pedagógico. Esta é uma preocupação que deve ser de todos os líderes. Este é um dos objectivos que me fez aceitar o papel de líder quando mo propuseram e me levou a recusar o não quando o Ministério erradamente cortou com as horas de redução. Todavia, isto foi um erro que, no que me toca, foi positivo, na medida em que levou a que outros não quisessem o cargo. Mas, dizia, foi o objectivo pedagógico um dos que me fez aceitar a proposta. Como tal, desde o início, quando em Setembro de 2001 foi proposta na acção para novos líderes a criação de uma página pessoal, esta foi imediatamente aproveitada como ponto de partida para um projecto de interesse colectivo. E por isso surgiu o projecto «Aveiro e Cultura», no qual foi desde logo inserida a secção (ainda vazia) «Internet e Pedagogia» e... Chega de conversação preambular.

 Depois deste «arrazoado» todo, onde pretendo chegar?

 Referi inicialmente que é importante a criação de material pedagógico. Esta preocupação não é só minha, mas também do Lacerda e de outros colegas. Aos poucos, cada um, no seu local de trabalho, vai criando material com interesse. Aos poucos, começa a formar-se uma colecção de fichas de trabalho, de testes interactivos, de material variado com utilização das novas tecnologias.

Seria vantajoso que nas diferentes páginas criadas nas escolas houvesse uma secção no estilo de «Internet e Pedagogia». Nesta, além dos conteúdos criados em cada local, deveria existir a indicação dos links para acesso às outras escolas, para uma permuta e melhor aproveitamento dos materiais criados. Deste modo, professores e alunos poderão dispor de uma vasta e acessível rede de recursos pedagógicos. Será, no fundo, um banco de dados colectivo.  Em vez de ficar limitado a cada local, passará a estar disponível, facilmente localizável e acessível a todas as escolas que integram a rede do Prof2000. É esta a razão, por exemplo, da secção «Jornais Escolares».

 

 3º - Criação de listas de distribuição

Durante o período de Setembro a Dezembro de 2001, um dos aspectos focados foi o da criação de listas de distribuição de correspondência. Neste momento, começo a sentir necessidade de criar algumas, para contacto mais rápido com grupos de colegas envolvidos nas mesmas actividades. Na altura, ainda não tinha criado a página onde como líder comecei a registar tudo o que é importante. Por isso, limitei-me a imprimir as instruções fornecidas. A papelada foi-se acumulando e, agora, procuro e não encontro. Como fazer para criar as listas? As instruções ainda estão disponíveis no Prof2000?

Neste momento, encontrei um meio de contornar o problema. Mas não é o mais prático. O prático é ter no Prof2000 a possibilidade de criar, tal como se faz para os endereços, uma secção para listas de distribuição.

 E chega de pôr questões. Tenho outras, mas pouco de cada vez! Desculpe o tempo que lhe tomo e desde já o meu obrigado pela paciência em me aturar.

 

                    Aveiro, 17/3/2002

Henrique Oliveira

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