Para LACERDA:
ASSUNTO: Alguns
problemas que seria interessante resolver e que poderão também interessar aos
outros formandos.
1º - Neste
momento, estou a construir com a colaboração de um colega a página do DLRC.
Tem uma estrutura muito simples e muito fácil de consultar. Deverá conter várias
secções: umas de consulta aberta a todos os professores e à comunidade
escolar; outras reservadas apenas aos professores do departamento, como é o
caso, p. ex., das actas das reuniões.
O problema
a resolver é: -
Como fazer com que certas áreas só sejam acessíveis aos professores do grupo?
Mediante login e password, como acontece nas acções frequentadas no Prof2000?
Qual a melhor forma? E como fazer?
Creio que
isto é um aspecto importante, que os líderes devem aprender, para uma melhor
implementação das TIC nas escolas envolvidas no Prof2000.
2º - É muito
importante a criação de material com valor pedagógico. Esta é uma preocupação
que deve ser de todos os líderes. Este é um dos objectivos que me fez aceitar
o papel de líder quando mo propuseram e me levou a recusar o não quando o
Ministério erradamente cortou com as horas de redução. Todavia, isto foi um
erro que, no que me toca, foi positivo, na medida em que levou a que outros não
quisessem o cargo. Mas, dizia, foi o objectivo pedagógico um dos que me fez
aceitar a proposta. Como tal, desde o início, quando em Setembro de 2001 foi
proposta na acção para novos líderes a criação de uma página pessoal, esta
foi imediatamente aproveitada como ponto de partida para um projecto de
interesse colectivo. E por isso surgiu o projecto «Aveiro e Cultura», no qual
foi desde logo inserida a secção (ainda vazia) «Internet e Pedagogia» e...
Chega de conversação preambular.
Depois deste
«arrazoado» todo, onde pretendo chegar?
Referi
inicialmente que é importante a criação de material pedagógico. Esta
preocupação não é só minha, mas também do Lacerda e de outros colegas. Aos
poucos, cada um, no seu local de trabalho, vai criando material com interesse.
Aos poucos, começa a formar-se uma colecção de fichas de trabalho, de testes
interactivos, de material variado com utilização das novas tecnologias.
Seria vantajoso que
nas diferentes páginas criadas nas escolas houvesse uma secção no estilo de
«Internet e Pedagogia». Nesta, além dos conteúdos criados em cada local,
deveria existir a indicação dos links para acesso às outras escolas, para uma
permuta e melhor aproveitamento dos materiais criados. Deste modo, professores e
alunos poderão dispor de uma vasta e acessível rede de recursos pedagógicos.
Será, no fundo, um banco de dados colectivo.
Em vez de ficar limitado a cada local, passará a estar disponível,
facilmente localizável e acessível a todas as escolas que integram a rede do
Prof2000. É esta a razão, por exemplo, da secção «Jornais Escolares».
3º - Criação
de listas de distribuição
Durante o período
de Setembro a Dezembro de 2001, um dos aspectos focados foi o da criação de
listas de distribuição de correspondência. Neste momento, começo a sentir
necessidade de criar algumas, para contacto mais rápido com grupos de colegas
envolvidos nas mesmas actividades. Na altura, ainda não tinha criado a página
onde como líder comecei a registar tudo o que é importante. Por isso,
limitei-me a imprimir as instruções fornecidas. A papelada foi-se acumulando
e, agora, procuro e não encontro. Como fazer para criar as listas? As instruções
ainda estão disponíveis no Prof2000?
Neste momento,
encontrei um meio de contornar o problema. Mas não é o mais prático. O prático
é ter no Prof2000 a possibilidade de criar, tal como se faz para os endereços,
uma secção para listas de distribuição.
E chega de pôr
questões. Tenho outras, mas pouco de cada vez! Desculpe o tempo que lhe tomo e
desde já o meu obrigado pela paciência em me aturar.
Aveiro, 17/3/2002
Henrique
Oliveira
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