É célebre o teorema que leva o seu nome e que os estudantes de todo o mundo fazem questão em saber, mesmo os mais preguiçosos. Gerações após gerações continuarão recitando:
A caminho de Siracusa, Dizia Pitágoras aos netos: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. DA LENDA AO TEOREMA DE PITÁGORAS Refere uma lenda que, certo dia, passeando Pitágoras sobre um pavimento ladrilhado, a sua atenção foi alertada pelo desenho. Os ladrilhos eram quadrados e estes estavam decompostos pelas suas diagonais em triângulos congruentes.
Pitágoras foi atraído pelo seguinte facto: no pavimento havia vários triângulos rectângulos isósceles. Vês dois propositadamente coloridos. Vamos retirar cada um destes triângulos e observar o seu enquadramento. Relativamente ao triângulo T1. Relativamente ao triângulo T2, observa e retira as tuas próprias conclusões. Pitágoras após esta verificação teria chegado à seguinte conjectura: Num triângulo rectângulo, a soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos é igual à área do quadrado construído sobre a hipotenusa. Como sabes, a medida da área do quadrado exprime-se pelo quadrado da medida do seu lado, isto é, A = l2 |