Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996. |
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Coménio e Pestalozzi
consideraram, em períodos diferentes, que os conceitos deveriam ser adquiridos
pelos alunos a partir da observação directa da realidade ou, nessa
impossibilidade, pelo recurso a imagens. Com base nesta herança,
Johann Friedrich Herbart
[1] vai procurar demonstrar,
retomando Coménio, como é possível assimilar novos conceitos a conceitos já
anteriormente adquiridos («Uma tal coordenação das matérias
... que os estudos ... pareçam nada trazer de novo, mas sejam apenas um
desenvolvimento das coisas anteriores»-Coménio, cap. XVI). Herbart foi o primeiro psicólogo
a harmonizar as modernas teorias da aprendizagem com a teoria da tábua
rasa de Locke. De acordo com Herbart, a mente está vazia na altura do
nascimento e constitui como que um armazém de ideias. A percepção é um
processo de relacionação de novas ideias com ideias anteriormente adquiridas e
de assimilação numa totalidade de massa aperceptiva. Segundo Herbart, há três
níveis de aprendizagem: o 1º, constituído predominantemente por uma
actividade sensorial; no 2º, as ideias previamente formadas são reproduzidas;
o 3º, o nível mais elevado, é aquele em que ocorre um pensamento ou compreensão
conceptual. De acordo com a teoria da
aprendizagem concebida por Herbart, o método sistemático por ele formulado era
constituído por quatro etapas lógicas: 1-clareza: o educando é concentrado na
absorção de novas ideias, pelo que o objecto do estudo deve ser decomposto nos
seus elementos que o aluno estudará separadamente; 2-associação: uma vez
devidamente retido o conhecimento ou ideia do objecto na mente, deverá ser
associado com outros objectos relacionados já conhecidos, o que será
conseguido por meio da livre conversação ou de experiências sensoriais;
3-sistema: uma vez todos os factos entendidos nas suas inter-relações, serão
organizados numa unidade, sendo nesta etapa possível distinguir o essencial do
acessório, completando-se assim o processo de aprendizagem; 4-método: nesta
fase, será efectuada a testagem dos conhecimentos, podendo o educando resolver
problemas novos relacionados com os conhecimentos já adquiridos. / 91 / Enquanto na Europa as ideias de Herbart tiveram um reduzido impacto, o seu acolhimento foi elevado nos Estados Unidos da América, tendo-se mesmo fundado a Sociedade Nacional Herbart.
[1] - Johann Friedrich Herbart (1776-1841) nasceu em Oldenburg, na Alemanha, e frequentou o curso de Direito da Universidade de Iena, Bremen, que abandonou para trabalhar como tutor na Suíça (1797-1799). Durante este período visitou a escola de Pestalozzi, em Burgdorf, que o impressionou vivamente. Retomou mais tarde os estudos universitários, interessando-se pela educação e filosofia, cadeiras que acabou por leccionar na Universidade de Göttingen (Alemanha), publicando em 1806 Ciência da Educação e, em 1895, Esboços de Doutrina Educativa. |
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