Liturgia Pagã

 

A Princesa curiosa

 

 

Festa da Sagrada Família (ano B)

1ª leitura: Livro de Ben-Sirá, 3, 1-14

2ª leitura: Carta aos Colossenses, 3, 12-21

Evangelho: S. Lucas, 2, 22-40

 

Estava lá, nas margens do Nilo, e olhava bem à sua volta, sem se perder a olhar só para si própria. Foi assim que pôde reparar num cestinho arrastado pela corrente. Surpresa! Lá dentro, um menino dos Hebreus! E a princesa do Egipto quis aceitar aquele menino como seu, apesar do Faraó seu pai ter ordenado a morte de todos os filhos varões dos israelitas. Deu-lhe o nome de Moisés, o futuro «pai» da organização religiosa do povo escolhido, em que seria educada a família de Jesus.

A mesma sã curiosidade animava as figuras proféticas de Simeão e Ana, num cenário dramático e poético que se enraíza em várias figuras e cânticos do Antigo Testamento. Note-se o paralelismo entre o cântico de Simeão, o de Zacarias e o Magnificat, todos eles recolhendo a espiritualidade bem visível nos salmos e no profeta Isaías.

Sabemos que o conceito actual de «rigor histórico» (em si, um conceito probabilístico, oscilando entre o mero elenco de factos e o trabalho e enriquecimento humanos da interpretação e sistematização) é desconhecido dos autores antigos, e particularmente inadequado a textos que pretendem incidir no significado da acção de uma figura importante, como é o caso dos livros do Novo Testamento.

  Se os evangelhos apócrifos deram asas à imaginação quanto à vida de Jesus anterior à sua obra pública, já o que resta nos evangelhos de Mateus e Lucas vale sobretudo pela vontade e necessidade de fazer sentir ao ouvinte e leitor a força divina que se manifestou na pessoa de Jesus, dando cumprimento ao desejo – e promessa – seculares de uma união de Deus com os Homens.

Não há plástica, por mais refinada que seja, que se adapte a Deus… Os textos sagrados estão sobretudo interessados em descrever o jogo de atitudes dos Homens perante a contínua e imprevisível revelação de Deus. Foi de tal maneira estranho o percurso de Jesus neste mundo que naturalmente se usou a simbologia e cenários disponíveis para vincar esta realidade – que é mais cómodo e materialmente mais rentável ignorar.

(Uma interpretação redutoramente literal dos evangelhos é patente na «desconsideração» pelo papel de S. José, o que levou muitos e até grandes pensadores cristãos a favorecerem uma incompatibilidade entre a actividade sexual e a total colaboração com o plano de Deus; muitas pessoas têm sofrido desta apreciação degenerativa da sexualidade; facilitou-se a degradação do conceito e costumes em toda a sociedade, e as trevas atingiram a própria espiritualidade do voto de castidade; a consequência mais perversa desta «inflação sexual» será deixar facilmente na sombra o estudo e implementação de estratégias para mais justiça social).

Simeão e Ana simbolizam bem o que é estar atento aos «sinais dos tempos», utilizando a riqueza cultural e um comportamento de incansável busca de Deus. Sentiram que chegava algo de novo, que nunca seria descoberto se não se aproximassem e dialogassem, mesmo sem compreender plenamente o que se passava. Igual atitude é atribuída aos pais de Jesus, que meditavam sobre qual seria o sentido das coisas que se passavam com o seu filho. E por isso souberam viver o drama da incompreensão, bem como as dores e alegrias, que marcaram a vida de Jesus e puderam captar o sinal de «Deus connosco». Pertenciam ao grupo dos que são conscientes de que a razão humana também sofre de miopia (um tema recorrente em S. Lucas: 5,22; 6,8; 9,47; 24,38).

É por esta atitude que a Família de Jesus é exemplo: não por serem parentes íntimos mas por «ouvirem a palavra de Deus e a porem em prática» (Lucas, 8, 21).

Aliás, todas as famílias são «sagradas» porque «dedicadas» à Vida – e Deus é a Vida. É bom reconhecer que a Força que nos move não é uma força cega, um feliz ou infeliz acaso: é Aquele que disse a Moisés «Eu sou aquele que serei» – uma tradução tão provável como as mais conhecidas, mas que vinca a revelação histórica de Deus, como quem diz: Os Homens descobrirão o que Eu sou, na medida em que «deixarem ser»…

A Família de Jesus, não desanimando perante muitos enigmas, permitiu que em Jesus se revelasse «o rosto de Deus». Por estas e mais razões, a tradição cristã pôde lembrar o quadro da família perfeita segundo o Antigo Testamento (1ª leitura) e procurar que o espírito da família de Jesus influenciasse positivamente o jogo de relações intrafamiliares (2ª leitura).

Recentes directrizes litúrgicas propõem outras leituras (Génesis, 15,1-16; 21,1-3; Carta aos Hebreus, 11,8-19), centradas ambas na fé de Abraão, a quem, apesar da sua idade avançada, foi prometido um filho (Isaac) que viria a ser pai de todo o povo escolhido e do qual Abraão mostraria coragem de se desprender – uma família equilibrada equilibra as forças centrífugas e centrípetas…

Protecção e amor geram protecção e amor: dê-se carinho a quem já ficou «chatinho» (1ª leitura) e aos rebentos novos da sociedade – se não se sentirem amados, protegidos, criticados com prudência e estímulo, impedimos que o projecto deles se transforme numa árvore frutuosa para a humanidade.

«Pelos frutos conhecereis a árvore», disse Jesus (Lucas, 6, 43-45). Jesus Cristo comparou-se a um robusto pé de videira (João, 15, 1-2) e o reino de Deus a uma árvore (Mateus, 13, 31-32) – e desejou que quem quer que o seguisse se transformasse em troncos robustos capazes de lançar ao alto rebentos sempre novos.

O remédio para a humanidade é tão simples como exigente – razão por que muitos preferem ignorá-lo: se cultivarmos com perseverança a paz e a justiça, veremos o seu fruto perpetuar a vida e alegria. De resto, o suor e as lágrimas também adubam a vida. Mas é «em família», solidificando o «nós» do bem comum e o núcleo de afectividade, que cultivamos uma sábia e forte curiosidade pela Vida.

 

 26-12-2008


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