Liturgia Pagã

 

O Rei que vivia de pregões

 

34º Domingo do tempo comum (ano A) Festa de Jesus Cristo Rei do Universo

1ª leitura: Ezequiel, 34,11-12.15-17

2ª leitura: 1ª Carta aos Coríntios, 15,20-28

Evangelho: S. Mateus, 25,31-46

 

«Cristo-Rei»: um título que gera emoção – com o perigo de se ficar por embandeirar em festa em vez de meditar no que esta «festa» significa. Por outro lado, os pregoeiros do Pregoeiro nem sempre acertam no «modus faciendi»: não terão esquecido, muitos deles, a mansidão firme e clara do seu clamor? E que as obras clamam mais do que as palavras?

S. Paulo parece o grande inspirador desta dimensão cósmica do fenómeno Jesus Cristo. Com efeito, várias vezes contrapõe Jesus a Adão, a «nova criação» à «antiga criação». Paulo está privilegiadamente colocado, pela riqueza da formação e da cultura em que nasceu, para inserir a figura de Cristo na dinâmica da Bíblia judaica. Além disso, teve uma fortíssima experiência pessoal de Jesus – exactamente porque o perseguia, perseguindo duramente os primeiros discípulos: Deus deixa-se encontrar na profundeza das intenções que procuram o que é recto, e por isso o antigo entusiasmo de Paulo ganhou uma nova e espantosa força espiritual e física.

O mal está em que muita gente não tem coragem para querer a verdade – pois esta frequentemente faz inimigos e desfaz jogadas de interesses egoístas.

Por isso, Pio XI (papa 1922-1939) se empenhou tanto em dedicar um domingo para este pregão: a humanidade fica desumana se não sabe estar atenta à verdade e à justiça proclamadas por Jesus Cristo.

Na liturgia deste ano, a 1ª leitura fala da antiquíssima acepção do Rei como Pastor.

A 2ª leitura reflecte a crença espalhada nos primeiros cristãos de que a nova ordem instaurada por Cristo ia ser rapidamente consumada. O pensamento amadurecido de S. Paulo centra-se na dignidade de Cristo, com o poder de produzir uma vida nova, que nos sacia para toda a eternidade (Filip. 3, 10-11; Rom. 6, 4): Cristo é a força e a sabedoria de Deus (1 Cor. 1, 25; 2 Cor. 4, 6).

Finalmente, no evangelho, Jesus Cristo desempenha outra conotação central do Rei: a de juiz – mas tendo como critério base o amor fraterno entre os Homens.

No Oriente antigo, em termos gerais, o rei terreno representava o rei celeste, e na medida em que desempenhava devidamente esta função, pertencia de algum modo à esfera divina, equiparado aos deuses. Este rei é salvador porque mediador da força, bondade e justiça divinas – as suas funções, mesmo quando é um chefe na paz e na guerra, são de cariz eminentemente religioso.

O Antigo Testamento sublinha a grande distância entre o rei terreno e o único verdadeiro Rei (o radical indo-europeu «reg» tem o sentido básico de mover em linha direita, donde «recto» e «regra»), fonte de toda a sabedoria: é Deus quem escolhe os governadores deste mundo – que Lhe podem ser infiéis (cfr. Livro da Sabedoria, passim). Mas como representante do Rei, pode-se dizer que vive em intimidade com Deus – expressão que se aplica apropriadamente ao Messias e particularmente a Jesus. Nesta perspectiva, pode-se dizer que o rei é (deve ser) o pastor e a vida do seu povo (imagens frequentes nos salmos e mais tarde nos evangelhos, particularmente no de João).

No NT, o termo rei (grego «basileus») é aplicado 38 vezes a Jesus, sobretudo nas histórias da paixão. A Cristo se aplicam notavelmente as conotações de Pastor e Juiz: «apenas» convida a que o sigam – os Homens é que se julgam a si mesmos, na medida em que querem ou não colaborar com Deus. As pessoas não pertencem ao reino levadas por milagres ou manifestações de poder, mas sim porque aderem à verdade proclamada (ideia forte no evangelho de João).

O teólogo E. P. Sanders, em «A verdadeira história de Jesus», é de opinião que seria mais exacto dizer que Jesus se assumia como «vice-rei»: «Deus era rei, mas Jesus representava-O e iria representá-lO no reino futuro».

Se somos partidários da justiça, cumpre-nos, como escreveu Orígenes (s. III), fazer frutificar socialmente o reino de Deus que já está em nós «e que chegará à sua plenitude através do nosso aperfeiçoamento contínuo».

Note-se bem que a mensagem do Novo Testamento mostra o Homem não como súbdito de um Deus “imperador”, mas como filho, que livremente colabora ou não no projecto do seu Pai – compete aos filhos discutir, decidir e procurar no meio da escuridão.

É «o rei dos pregões»: com ele, não vamos de limusina – quando muito em humildes burrinhas (como na entrada de Jesus em Jerusalém), se chegarem para todos... O que é certo, é que avançamos livremente, com o entusiasmo e a esperança de quem pode confiar plenamente no Pregoeiro.

 

 23-11-2008


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